Pela Liderança durante a 48ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

– Defesa da adoção de medidas, pelo Governo Federal, para impulsionar a indústria brasileira; e outro assunto.

Autor
Vanessa Grazziotin (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
POLITICA INDUSTRIAL.:
  • – Defesa da adoção de medidas, pelo Governo Federal, para impulsionar a indústria brasileira; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 30/03/2012 - Página 8761
Assunto
Outros > POLITICA INDUSTRIAL.
Indexação
  • REGISTRO, CERIMONIA, MUNICIPIO, SÃO PAULO (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), LANÇAMENTO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO AMAZONAS (AM), EMPRESA DE COMERCIO VAREJISTA, PROJETO, COMERCIALIZAÇÃO, PEIXE, REGIÃO AMAZONICA.
  • DEFESA, ADOÇÃO, GOVERNO BRASILEIRO, PROVIDENCIA, INCENTIVO, INDUSTRIA NACIONAL, COMBATE, CONCORRENCIA DESLEAL, PRODUTO IMPORTADO.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM. Pela Liderança. Sem revisão da oradora.) - Muito obrigada, Senadora Marta Suplicy.

            Srª Presidenta, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, companheiros e companheiras, antes de falar do assunto que me traz a esta tribuna, eu gostaria de fazer um breve registro de que, na próxima segunda-feira, no Estado de São Paulo, na cidade de São Paulo, acontecerá uma atividade realizada conjuntamente, entre o Governo do Estado do Amazonas, a Secretaria de Estado de Produção Rural e o Grupo Pão de Açúcar, que fará o lançamento do processo comercial do pirarucu da Amazônia processado, conhecido como o bacalhau da Amazônia.

            Então, na segunda-feira, haverá essa atividade, que considero da mais extrema importância, porque isso vai marcar o início da comercialização daquele que é o primeiro bacalhau da Amazônia, do Brasil, processado em nossa região.

            E quero destacar aqui, Srª Presidenta, que o Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Produção Rural, tem-se dedicado muito a esse projeto.

            A primeira fábrica do processamento do pirarucu, para que ele se transforme em bacalhau, foi instalada no interior do Amazonas, no Município de Maraã, e está localizada exatamente numa reserva ambiental. E todo o pirarucu utilizado para fins comerciais é produto de manejo de uma grande área de preservação ambiental do Estado do Amazonas, que é a área denominada de Mamirauá.

            Portanto, na segunda-feira, haverá essa solenidade importante. Irá, do Estado do Amazonas, o chefe de cozinha Felipe Schaedler, do restaurante Banzeiro, localizado na cidade de Manaus; também terá participação o chefe Edinaldo Santana, do restaurante Dressing.

            Então, é uma atividade importante, que eu não poderia deixar de destacar desta tribuna.

            Mas, Srª Presidenta, Srªs e Srs. Senadores, a Presidenta Dilma participa de uma reunião na Índia com os Brics - Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul -, tratando de assuntos diversos, de uma melhor organização do bloco de países emergentes e em processo de desenvolvimento e das nações mais importantes do planeta. Ela teve a possibilidade de levantar preocupações com o processo produtivo nacional e de falar como vêm sofrendo vários países, inclusive o Brasil, submetidos que estão à concorrência desleal.

            A Senadora Ana Amélia acabou de falar aqui do lançamento da agenda da indústria, a Agenda Parlamentar Legislativa da Indústria, que foi um ato também realizado pela Confederação Nacional da Indústria nesta semana, do qual tive a oportunidade de participar. E lá estavam empresários, presidentes, dirigentes de federações da indústria de todos os Estados brasileiros, inclusive representantes do Polo Industrial de Manaus. E uma das grandes preocupações que o empresariado brasileiro levanta - e não é só deles a preocupação, mas também das centrais sindicais - diz respeito à perda da competitividade dos produtos nacionais por uma série de razões, seja porque não temos um processo plenamente desenvolvido, seja porque temos sofrido uma concorrência extremamente predatória, concorrência que faz com que produtos importados cheguem em condições mais acessíveis aos consumidores do nosso País.

            E é com muita tristeza que relato que o faturamento da indústria, neste ano de 2012, no Polo Industrial de Manaus, não tem sido diferente. Ele ficou no vermelho. Ou seja, houve um decréscimo. O desempenho do mês de janeiro deste ano de 2012 em relação ao mês de janeiro de 2011 fez com que o desenvolvimento da produção no Polo Industrial de Manaus sofresse uma retração, Srª Presidente. E para nós, Senador Paulo Paim, é muito triste chegar aqui - eu que tenho vindo com certa constância a esta tribuna falar exatamente sobre este ponto - e dizer que, depois de dois anos consecutivos de resultados positivos, no primeiro mês deste ano, o resultado foi negativo.

            As receitas das empresas na capital amazonense caíram na ordem de mais de 2,5%, comparativamente ao mesmo período do ano passado. O polo eletroeletrônico foi o único que conseguiu se manter em expansão no mês de janeiro. Os outros dois polos importantes - o químico e o de duas rodas - sofreram uma retração significativa. O polo de duas rodas teve uma retração superior a 1%; e o polo químico de quase 10,5%. Isso se reflete também no saldo de emprego, que foi negativo no Polo Industrial de Manaus. O saldo negativo foi de quase mil empregos.

            Portanto, são medidas importantes que o Governo brasileiro precisa adotar para reerguer a indústria nacional.

            Muito obrigada, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/03/2012 - Página 8761