Discurso durante a 51ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Município de Marabá pelos seus 99 anos de emancipação política.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao Município de Marabá pelos seus 99 anos de emancipação política.
Publicação
Publicação no DSF de 04/04/2012 - Página 10950
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, EMANCIPAÇÃO, MUNICIPIO, MARABA (PA), ESTADO DO PARA (PA), COMENTARIO, CRESCIMENTO ECONOMICO, CIDADE.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco/PSDB - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Presidente, Senador Sérgio Souza, Srª Senadora Lídice da Mata, eu quero agradecê-la por não ter usado o tempo regimental de 20 minutos, também eu não o usarei.

            Mas eu não poderia deixar de vir à tribuna na noite de hoje para parabenizar antecipadamente os meus amigos do Município de Marabá, no sudeste do meu Estado do Pará, Município que, na próxima quinta-feira, dia 05 de abril, completará 99 anos de emancipação política.

            Começamos, portanto, Senador Sérgio Souza, a contagem regressiva para o primeiro centenário da cidade querida de Marabá, para que os nossos telespectadores da TV Senado, os ouvintes da Rádio Senado, possam se situar, aqueles que não conhecem o Estado o Pará, que não são paraenses do meu querido Brasil, Marabá é o quarto maior Município do Pará em população, com quase 240 mil habitantes.

            O Município ocupa uma posição estratégica na região sudeste do meu Estado, unindo diferentes modais de transporte.

            O Município é cortado pela rodovia Transamazônica, pela PA-150, pela ferrovia de Carajás. Também é banhado por dois rios, o Tocantins e o Itacaiúnas.

            Temos, portanto, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, como eu disse, todos os modais de transporte: o rodoviário, o ferroviário, o hidroviário, que, espero, em breve esteja totalmente implantado com a hidrovia do Tocantins e, mais à frente, com a tão sonhada hidrovia Araguaia/Tocantins.

            Então, com essa característica que o diferencia de outros Municípios, não só no Pará como no Brasil, porque temos também o modal aeroviário, que completa os quatro modais de transporte, nós temos o Município de Marabá, como eu disse, diferenciado dos demais Municípios, porque, além de ter as riquezas naturais reconhecidas e conhecidas por todos, em especial, a mineração e a pecuária.

            É, sem sombra de dúvida, o Município de Marabá um dos que mais crescem no Brasil.

            Em 2010, Presidente Senador Sérgio Souza, a revista Veja chegou a classificar Marabá como “O Tigre da Amazônia”, dando destaque ao crescimento econômico do Município, que beirava à taxa de 20% ao ano.

            Para que esse potencial vire realidade, e junto com a emancipação política possamos comemorar a emancipação econômica e principalmente social dos marabaenses, temos que lembrar algumas ações que devem ser tomadas com urgência pelo Governo Federal.

            Estivemos aqui há duas semanas, já relembrando e festejando o encontro que tivemos com a Ministra do Planejamento, Srª Miriam Belchior, quando ela anunciou que o Governo Federal iria executar a derrocada do Pedral do Lourenço, ou seja, a retirada das pedras para que a navegação, a montante das eclusas de Tucuruí pudesse efetivamente ocorrer durante todos os dias do ano, independentemente da fase de enchente ou de vazante do rio Tocantins, também a dragagem daquele trecho do rio, exatamente à frente do Município de Itupiranga. Festejamos naquele momento aquela notícia.

            Mas é preciso também, e o povo, os nossos irmãos marabaenses - que festejam agora, dia 5 de abril próximo, na quinta-feira, os 99 anos de emancipação daquele Município - esperam que a Companhia Vale retome as obras de implantação da Alpa, a siderúrgica de Marabá, e que o Governo Federal também possa reativar o projeto de implantação do Porto Intermodal de Marabá e das obras de deslocamento da Transamazônica que terá de ser deslocada do seu traçado original, porque o traçado original da Transamazônica está na área onde será implantada a Alpa, para que todas essas obras possam efetivamente dar aquele avanço para que Marabá, então, ao final da implantação dessas obras todas, tenha a efetiva condição de se desenvolver para melhorar a qualidade de vida de toda a sua população.

            Dessa forma, Presidente, Senador Sérgio Souza, venho, neste instante, já em hora avançada da sessão de hoje, trazer, nestas minhas palavras, esse abraço efusivo aos meus amigos, aos meus irmãos de Marabá, dizendo que temos muitas ações a fazer por Marabá e região.

            Temos a Universidade Federal do sul e sudeste do Pará. O projeto tramita ainda na Câmara Federal e virá ao Senado. Já assumi compromisso com a população do sul e sudeste do Pará que tão logo chegue ao Senado Federal, assumirei esse projeto para que ele seja aprovado, aqui no Senado, no menor espaço de tempo possível.

            O Governador Simão Jatene está implantando, já determinou a implantação, a instalação pela UEPA, a Universidade do Estado do Pará, do curso de Medicina. São ações importantes para a formação universitária da juventude do sul e do sudeste do meu Estado, com polo, com foco em Marabá. Essas ações, como eu disse, alavancam o desenvolvimento daquela região, que tem como polo o Município de Marabá.

            Eu quero, ao terminar, Presidente Sérgio Souza, encaminhar à Mesa do Senado Federal um requerimento, que passo a ler:

Requeiro, nos termos do art. 222 do Regimento Interno, e ouvido o Plenário, que seja consignado nos Anais do Senado, voto de aplauso ao Município de Marabá, que completará, no dia 05 de abril de 2012, 99 anos de emancipação.

Requeiro, ademais, que o voto de aplauso seja levado ao conhecimento das seguintes autoridades:

- Prefeito Municipal, Sr. Maurino Magalhães;

- ex-Prefeito e Deputado Estadual, Sr. Tião Miranda;

- Deputado Federal Wandenkolk Gonçalves;

- Deputado Federal Asdrúbal Bentes;

- Senadora Suplente, Srª Bia Cardoso;

- Deputado Estadual, Sr. João Salame;

- Srs. Vereadores da Câmara Municipal de Marabá.

            Peço a V. Exª, Senador Sérgio Souza, que faça constar, então, após aprovado o requerimento, que faça chegar às autoridades listadas o voto de aplauso aqui consignado.

            Era o que eu tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/04/2012 - Página 10950