Discurso durante a 197ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao ex presidente Lula, vitima de câncer na laringe.

Autor
Blairo Maggi (PR - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Blairo Borges Maggi
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao ex presidente Lula, vitima de câncer na laringe.
Publicação
Publicação no DSF de 01/11/2011 - Página 44838
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, SOLIDARIEDADE, EXPECTATIVA, TRATAMENTO, DOENÇA GRAVE, CANCER.

            O SR. BLAIRO MAGGI (PR - MT. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero aproveitar o momento para registrar meu sentimento, meu apoio ao Presidente Lula, que na semana passada foi diagnosticado com um tumor na laringe, a exemplo de milhões e milhões de brasileiros que, tenho certeza, estarão orando, estarão com o pensamento positivo para que ele tenha uma recuperação rápida, duradoura e permanente. Sei que este é um momento de extrema tristeza, de delicadeza. A pessoa que passa por um evento como esse, ou seus familiares, tem a oportunidade de pensar muito sobre a vida, sobre o que se fez e sobre o que se quer fazer no futuro.

            O Presidente Lula foi um grande presidente, soube entender e soube unir a Nação em torno de um projeto político, em torno de um programa de Governo. E todos nós hoje estamos colhendo os frutos do que foi feito nesses oito anos de governo do Presidente Lula.

            Quero aqui deixar o meu registro de sentimento, mas também o registro de que ele superará com tranquilidade, não sem dor, não sem preocupação, mas superará esse momento e estará conosco num futuro muito próximo, recuperado, fazendo política, fazendo aquilo de que ele mais gosta, que ele adora fazer na vida, que é estar junto do seu povo, na pregação política que ele fez durante os oito anos e continua fazendo. É um homem admirado por todos nós. Até os adversários políticos do Presidente Lula admitem e reconhecem que o governo do Presidente Lula foi um bom governo. Foi um governo que avançou, foi um governo que herdou de outro governo que também não temos que criticar, mas o Brasil pegou um ritmo. E esperamos, com a Presidenta Dilma - e isso está acontecendo - governos cada vez melhores, que dão continuidade aos programas de governo, e não simplesmente porque, se trocou o presidente, troca-se tudo e começa da base, do zero. Não é isso que a sociedade espera. A sociedade espera que as conquistas, os avanços alcançados continuem, e que possamos avançar cada vez mais na direção de um Estado, de um País justo e soberano, onde todos tenham a oportunidade de viver, de ter suas coisas e dizer: “Olha, eu sou dono do meu nariz e me comando”. Claro, respeitando as regras que a nossa Constituição fez.

            Li, esta semana, para minha felicidade e do povo brasileiro, matéria em uma revista, que dizia que milhões de pessoas já saíram do Programa Bolsa Família. Entraram por não terem nada, mas saem por terem construído algo diferente daquilo que não tinham possibilidade ou esperança de fazê-lo. Portanto, o que o governo fez nesses anos? Criou a possibilidade de que a sociedade brasileira se movesse como um todo, e não apenas poucos.

            O Presidente Lula tem tudo a ver com isso. Quero deixar isso aqui registrado e mandar um abraço a ele e a sua família. Eu o tenho em minhas orações. Sou devoto de Nossa Senhora Aparecida. Carrego em minha lapela, o tempo inteiro, uma Nossa Senhora Aparecida, Presidente, em gratidão, em respeito, em agradecimento por algo parecido que aconteceu na minha família, com uma filha minha, que, graças a Deus e a Nossa Senhora Aparecida, está curada há mais de doze, quinze anos. Portanto, sei do sentimento, Senador Pimentel, que está dentro da família do Presidente Lula hoje, da preocupação que existe. Mas, enfim, esta é a vida. Todos nós estamos sujeitos.

            Quero deixar aqui um grande abraço, mais uma vez, e desejar sua recuperação. Que tudo corra bem. Ele está nas mãos de bons médicos e no melhor centro de referência que poderíamos ter nessa área, no Brasil. Portanto, fica a nossa oração. Esperamos que tudo corra bem e que ele, dentro do prazo previsto pela medicina, esteja de volta em nosso meio.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/11/2011 - Página 44838