Discurso durante a 197ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade ao ex-presidente Lula, diagnosticado com um câncer na larinje.

Autor
Benedito de Lira (PP - Progressistas/AL)
Nome completo: Benedito de Lira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Solidariedade ao ex-presidente Lula, diagnosticado com um câncer na larinje.
Publicação
Publicação no DSF de 01/11/2011 - Página 44846
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, SOLIDARIEDADE, EXPECTATIVA, TRATAMENTO, DOENÇA GRAVE, CANCER.

            O SR. BENEDITO DE LIRA (Bloco/PP - AL. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, pela ordem. Sr. Presidente, eu não gostaria de utilizar a tribuna, na tarde de hoje, para fazer esse tipo de manifestação. Mas eu me encontrava em Alagoas e fui surpreendido por essa notícia de que o Presidente Lula passa por dificuldade de saúde.

            Eu digo isso, Sr. Presidente, porque o Presidente Lula foi, quando Presidente da República, um grande benfeitor do meu Estado. As ações que ele encaminhou para Alagoas fizeram com que o meu Estado saísse de um patamar de inúmeras dificuldades para viver um pouco melhor.

            O Presidente Lula tratou o Brasil republicanamente, independentemente de sigla partidária. O Presidente Lula fez um Governo que surpreendeu aqueles que não conheciam sua sensibilidade e que empolgou o mundo. Gerou o maior volume de emprego no seu Governo, foi responsável pela criação dos mais importantes planos de desenvolvimento econômico e social deste País. Implantou o maior programa de infraestrutura no Brasil. Fez, no seu Governo, a expansão dos campi universitários, interiorizando a educação universitária no Brasil como um todo. Foi construído no seu Governo o maior volume de escolas técnicas para cursos profissionalizantes. Enfim, Sr. Presidente, foi o grande, o extraordinário Presidente que esta República conheceu.

            O Presidente Lula, após deixar o Governo, teve uma fundamental ação na eleição da eminente Presidenta Dilma Rousseff. Fez sua sucessora, que está dando continuidade ao seu Governo.

            Então, o Brasil todo, Sr. Presidente, surpreendeu-se com a notícia. Ressalto a luta do Presidente, sua garra no dia a dia, trabalhando. Certa vez, eu me encontrei com ele, que disse que estava trabalhando muito mais agora do que quando era Presidente da República.

            Então, Sr. Presidente, em meu nome pessoal e em nome dos alagoanos - tenho a honra de representar meu Estado nesta Casa -, quero manifestar nossa solidariedade e pedir a Deus pela recuperação breve do Presidente Lula, um homem de grande envergadura. Ressalto a importância que ele tem para este País. Ele foi o defensor dos mais carentes da Nação. Então, temos de pedir a Deus, sim, para que ele possa se recuperar no menor espaço de tempo possível, para continuar na luta empreendida ao longo de toda a sua história de vida, em benefício dos brasileiros e, particularmente, dos segmentos mais carentes.

            Eu queria cumprimentar a Dona Marisa, manifestar a nossa solidariedade a toda família e rogar a Deus, em todos os momentos, Sr. Presidente, pela recuperação desse grande estadista, desse extraordinário homem público, desse extraordinário companheiro e amigo, desse dedicado brasileiro em defesa das grandes ações em benefício deste País.

            Era isso, Sr. Presidente, que eu desejava dizer nesta tarde a todos, pedindo aos brasileiros que façamos a corrente da fé e da esperança, para que o nosso líder esteja imediatamente nos postos de trabalho, lutando, viajando, fazendo palestras e levando esperanças aos quatro cantos deste País e do mundo.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/11/2011 - Página 44846