Pela Liderança durante a 55ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Importância da construção da linha de transmissão de energia que liga Boa Vista a Manaus; e outro assunto.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA. POLITICA EXTERNA.:
  • Importância da construção da linha de transmissão de energia que liga Boa Vista a Manaus; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 11/04/2012 - Página 11491
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • REGISTRO, CONSTRUÇÃO, LINHA DE TRANSMISSÃO, ENERGIA ELETRICA, LIGAÇÃO, MUNICIPIO, BOA VISTA (RR), MANAUS (AM), IMPORTANCIA, OBRAS, USINA HIDROELETRICA, ESTADO DE RORAIMA (RR), SUSTENTABILIDADE, ENERGIA.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ASSUNTO, ENCONTRO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PRESIDENTE, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), IMPORTANCIA, ASSINATURA, PROTOCOLO, ACORDO INTERNACIONAL, COOPERAÇÃO, AMBITO, ECONOMIA, CIENCIA E TECNOLOGIA, DIPLOMACIA.

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra para fazer dois registros que considero importantes.

            O primeiro deles é com referência ao meu Estado de Roraima, a uma obra importante para o futuro do desenvolvimento da nossa região, que é a linha de transmissão Boa Vista/Manaus. Estive hoje com o Dr. Josias Matos, Presidente da Eletronorte, que tem participação no Consórcio Transnorte Energia e que está, de certa forma, empreendendo essa obra, que, como disse, é uma obra estratégica para a nossa região. Estão sendo construídas duas linhas de transmissão de 500kV, num circuito duplo, com extensão de 715km, ligando Boa Vista a Manaus. Essa linha de transmissão estará pronta em janeiro de 2015, e a concessão dessa operação vai até 2045. Portanto, 30 anos de concessão para a utilização pelo consórcio da transmissão de energia para a nossa região.

            Hoje, Boa Vista é o último sistema isolado a ter a condição de ser interligado com o restante do País. O Governo Federal, primeiro com o Presidente Lula e agora com a Presidenta Dilma, tomou a firme decisão política de interligar todo o sistema elétrico brasileiro. Estão em obra ligações que estão chegando a Manaus, estão chegando a Macapá e, como consequência dessa chegada a Manaus, nós teremos a linha de transmissão chegando até Boa Vista.

            O custo da obra é de mais de R$1 bilhão, e vai dar condições de o Estado de Roraima, além de ter energia garantida para o seu desenvolvimento, ter a possibilidade também de ter, em seu território, em nosso território, quatro hidrelétricas sendo construídas. Três já estão em estudos pela Aneel e pela EPE, que são as Hidrelétricas do Bem-Querer, do Paredão I e do Paredão II, e uma quarta hidrelétrica, a Hidrelétrica do Cotingo, que hoje está em área indígena, é uma perspectiva considerável, tendo em vista o aproveitamento do rio Contigo na região do Uiramutã e de Normandia.

            Então, nós temos, assim, a condição, Sr. Presidente, de fazer essas obras, que darão ao Estado de Roraima uma situação bastante confortável no campo energético.

            Portanto, quero aqui registrar o bom andamento das obras, agradecer ao Dr. Josias Matos e agradecer ao Consórcio Transnorte Energia, que está empreendendo já a compra dos equipamentos, o licenciamento ambiental; a concessão já foi autorizada no dia 25 de janeiro. A partir daí, a obra já é uma realidade e, portanto, em três anos nós teremos essa obra concluída, levando energia para Roraima e trazendo energia de Roraima para o restante do Brasil.

            O outro registro que eu gostaria de fazer é sobre a importância e o resultado do encontro da Presidenta Dilma Rousseff com o Presidente Barack Obama nos Estados Unidos. Sem dúvida nenhuma, mais um passo no sentido de aproximar o Brasil e os Estados Unidos, duas das seis principais economias do mundo, os dois maiores países das Américas, que têm uma complementaridade, não só na sua economia, mas também na cultura, na ciência e tecnologia, enfim, na pesquisa, nos avanços tecnológicos.

            Então, eu gostaria de registrar a importância desse encontro, dos protocolos que foram assinados. Essa ação da Presidenta Dilma engrandece o nosso País, é mais um passo na posição firme que galga o Brasil no exterior.

            Eram esses dois registros que eu gostaria de fazer, Sr. Presidente. Agradeço a oportunidade e peço a transcrição da matéria “Visita de Dilma prevê assinatura de acordos” e “Brasil e Estados Unidos são cada vez mais importantes um para o outro”.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

*******************************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ

EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

******************************************************************************************

      Matérias referidas:

      -: “Visita de Dilma prevê assinatura de acordos”, Folha de S.Paulo;

      - Brasil e Estados Unidos são cada vez mais importantes um para o outro”, Folha de S.Paulo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/04/2012 - Página 11491