Pela ordem durante a 214ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Repúdio aos comentários do deputado federal Jair Bolsonaro sobre a orientação sexual da presidente da república, Dilma Rousseff; e outro assunto.

Autor
Marta Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Marta Teresa Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
CAMARA DOS DEPUTADOS.:
  • Repúdio aos comentários do deputado federal Jair Bolsonaro sobre a orientação sexual da presidente da república, Dilma Rousseff; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 25/11/2011 - Página 48704
Assunto
Outros > CAMARA DOS DEPUTADOS.
Indexação
  • REGISTRO, REPUDIO, DISCURSO, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ASSUNTO, OPÇÃO, SEXUALIDADE, PRESIDENCIA DA REPUBLICA.
  • COMENTARIO, SUGESTÃO, PRESIDENTE, CAMARA DOS DEPUTADOS, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), APLICAÇÃO, EFICACIA, PROVIDENCIA, REFERENCIA, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - Obrigada, Senador Suplicy.

            Eu quero registrar aqui uma notícia que chegou da Câmara, que, pela indignidade do pronunciamento e pelo absurdo, eu gostaria de deixar aqui... Eu não sei nem o que dizer de tão absurdo que é isto. É um discurso do Deputado Jair Bolsonaro, que, da tribuna da Câmara, nesta quinta-feira, além de repetir as tradicionais críticas às políticas pró-homossexuais do Governo, deu um passo além, desta vez: questionou a sexualidade da Presidenta da República, dizendo: “Dilma Rousseff, pare de mentir! Se gosta de homossexual, assuma! Se o seu negócio é amor com homossexual, assuma, mas não deixe que essa covardia entre nas escolas do primeiro grau!”.

            O Deputado Alfredo Sirkis, do PV do Rio de Janeiro, discursou em seguida, reprovando a postura de Bolsonaro:

O que nós ouvimos aqui hoje foi um discurso que, se entendi direito, faltou com o decoro parlamentar ao fazer insinuações a respeito da própria Presidente da República, quando acho que a opção sexual de qualquer ser humano, Deputado, é uma questão de foro íntimo desse mesmo ser.

            Como mulher, como cidadã, como mãe, como Senadora, como Vice-Presidente desta Casa, nós pedimos ao Presidente da Câmara, Deputado Marco Maia, que tome enérgicas providências e limites, porque está um freio de arrumação - sinto muito -, até onde a falta de decoro parlamentar desse Deputado, que tem ofendido pessoas, cidadãos comuns e, agora, até a própria Presidenta da República. E não é que tenha ofendido por tê-la chamado de homossexual, mas por estar falando algo que é de foro íntimo de uma pessoa, seja Presidente da República ou quem quer que seja. Ele tem ofendido várias pessoas reiteradas vezes.

            E o sentido que deu a essa fala, pela Presidenta da República ser uma pessoa que tem se posicionado nessa luta pela conquista de direitos dos homossexuais, está indo muito além da conta. Uma coisa é você se posicionar, se colocar, outra coisa é ir além do que é o respeito a qualquer cidadão e, principalmente, a uma mulher que hoje ocupa a Presidência da República.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/11/2011 - Página 48704