Discurso durante a 56ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

– Elogio à decisão da Presidente Dilma Rousseff de incluir municípios com menos de 50 mil habitantes no programa Minha Casa, Minha Vida.

Autor
Ciro Nogueira (PP - Progressistas/PI)
Nome completo: Ciro Nogueira Lima Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA HABITACIONAL.:
  • – Elogio à decisão da Presidente Dilma Rousseff de incluir municípios com menos de 50 mil habitantes no programa Minha Casa, Minha Vida.
Publicação
Publicação no DSF de 12/04/2012 - Página 12058
Assunto
Outros > POLITICA HABITACIONAL.
Indexação
  • ELOGIO, DECISÃO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ALTERAÇÃO, PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA (PMCMV), REFERENCIA, INCLUSÃO, MUNICIPIO, REDUÇÃO, NUMERO, HABITANTE, OBJETIVO, COMBATE, EXODO RURAL, CRIAÇÃO, EMPREGO, CONSTRUÇÃO CIVIL, MELHORAMENTO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, INTERIOR, PAIS.

            O SR. CIRO NOGUEIRA (Bloco/PP - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, muito obrigado.

            Sr. Presidente, vim hoje a esta tribuna fazer um breve registro em que venho cumprimentar a decisão que há muito tempo venho lutando para que o Governo da nossa Presidente Dilma Rousseff venha a tomar.

            Amanhã a Presidente Dilma Rousseff anunciará a relação dos novos Municípios contemplados pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. Nesta etapa, Sr. Presidente, os Municípios com menos de 50 mil habitantes devem ser contemplados. Isso é uma luta antiga que nós já travamos desde ainda como Deputado Federal, pelo nosso querido Estado do Piauí.

            Pois o Piauí, Sr. Presidente, talvez seja um dos Estados mais beneficiados, uma vez que quase a totalidade dos nossos Municípios é de pequeno porte. Aliás, o Piauí só tem a comemorar, porque, com os critérios de seleção dos Municípios, o nosso Estado será, com certeza um dos mais beneficiados.

            O Piauí, Srªs e Srs. Senadores, tem recebido atenção muito especial do nosso Ministro Aguinaldo Ribeiro - e tenho a honra de pertencer ao seu partido - que demonstra uma sensibilidade não só com o problema da falta de moradia no nosso Estado, mas também com outras questões que envolvem o amplo trabalho do Ministério das Cidades.

            Eu quero, então, registrar aqui que temos encontrado as portas abertas do Ministério das Cidades para os pleitos do Estado do Piauí e, de público, agradecer ao Ministro Aguinaldo, porque as ações voltadas para o meu Estado estão fazendo e farão uma verdadeira diferença para uma população trabalhadora e honesta, que, ao longo dos anos, muitas vezes não foi prestigiada como merece.

            Já exaltei, em diversas oportunidades, o grande alcance social, econômico e de infraestrutura do Programa Minha Casa, Minha Vida.

            Ter um lugar digno para viver é uma necessidade básica do ser humano. Ampliar o acesso à moradia é, também, garantia plena de cidadania.

            Considero importante destacar mais um aspecto positivo desse grande programa habitacional do Governo Dilma Rousseff, capitaneado com competência pelo nosso Ministro Aguinaldo Ribeiro. Com os novos critérios adotados nesta etapa, de contemplar pequenos Municípios, conseguiremos enfrentar um grave problema, que é o êxodo para as grandes cidades. Sem estímulo econômico, sem oportunidades para as famílias, muitos brasileiros têm deixado suas comunidades rumo a cidades maiores, provocando o aumento da população urbana sem a devida melhoria da infraestrutura. O inchaço das cidades sem planejamento adequado é uma das principais causas da miséria, da marginalidade, da falta de perspectivas para nossos jovens.

            Não bastasse a alegria da realização do sonho da casa própria para muitos, a abertura de postos de trabalho na construção civil, propiciada pela execução das obras, também vai oportunizar a melhoria das condições de vida para milhares de famílias.

            Estou certo de que, com esta iniciativa, poderemos garantir a permanência dos moradores nas regiões que ainda não tinham sido contempladas pelo programa.

            Sem dúvida, Sr. Presidente, o desenvolvimento econômico será um dos resultados mais positivos que o interior do Piauí e do Brasil vai enfrentar, fruto de mais este grande passo da nossa Presidente Dilma Rousseff.

            Quero ressaltar que o Programa Minha Casa, Minha Vida, que começou no Governo do ex-Presidente Lula, investiu, naquela época, em torno de R$10 bilhões e contratou 457 mil novas moradias em 2011, vai se confirmar ainda mais amplo em 2012, e os resultados ainda serão muito melhores.

            Mais uma vez, em nome dos prefeitos piauienses, da população do meu querido Estado do Piauí, em nome da população brasileira, quero louvar a iniciativa da nossa Presidente Dilma Rousseff, agradecer o empenho do Ministro Aguinaldo, bem como a dedicação do Secretário Executivo Alexandre Cordeiro Macedo e da nossa Secretária Nacional de Habitação, Drª Inês Magalhães.

            Enfim, quero parabenizar toda a equipe do Ministério das Cidades e parabenizar, acima de tudo, o trabalho da nossa Presidente Dilma Rousseff pelo alcance do Programa Minha Casa, Minha Vida, que, beneficiando os pequenos Municípios, consolida cada vez mais em nós o orgulho de sermos brasileiros.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/04/2012 - Página 12058