Discurso durante a 56ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

– Satisfação com a notícia veiculada no site da revista National Geographic, em que o Estado de Roraima figura como um destino de viagem preferido dentro do Brasil.

Autor
Ângela Portela (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Ângela Maria Gomes Portela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TURISMO.:
  • – Satisfação com a notícia veiculada no site da revista National Geographic, em que o Estado de Roraima figura como um destino de viagem preferido dentro do Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 12/04/2012 - Página 12140
Assunto
Outros > TURISMO.
Indexação
  • ELOGIO, ARTIGO DE IMPRENSA, PUBLICAÇÃO, INTERNET, ASSUNTO, INCENTIVO, TURISMO, AREA ECOLOGICA, ESTADO DE RORAIMA (RR).

            A SRª ANGELA PORTELA (Bloco/PT - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Srªs e Srs. Senadores, ocupo esta tribuna para registrar minha satisfação com notícia veiculada ontem (10/04), pelo site da revista National Geographic, em que o Estado de Roraima figura como um destino de viagem preferido dentro do Brasil.

            Considerada uma das publicações mais respeitadas do mundo, esta revista avalia que "Com paisagens tão diversas, o caminhante se sente recompensado a cada passo que dá [dentro do Estado]".

            Isto é dito, porque ao longo da viagem, o visitante poderá constatar que "Na paisagem se erguem montanhas achatadas encobertas por neblina, que podem ser escaladas sem necessidade de conhecimento técnico ou equipamentos", como afirma a revista.

            Ao destacar a reserva ecológica Xíxuaú Xiparinã como um dos mais interessantes passeios dentro do território brasileiro, a revista ressalta, no entanto, que os habitantes desta reserva, localizada entre Roraima e Amazonas, ainda são assolados pela "pobreza, o analfabetismo e a falta de infraestrutura sanitária e educacional".

            Ante esta ressalva, senhoras e senhores, destaco que, o Estado aqui represento, deseja sim, fazer parte do crescimento econômico e social que vem vivenciando a maior parte da população brasileira, nos últimos anos.

            Mas ressalto, de antemão, que aquelas pessoas que desejam o desenvolvimento de Roraima, pensam em projeto de um desenvolvimento no qual o social e o humano sejam prioridades.

            Assim sendo, os que lutam para melhorar Roraima, pensam na superação da pobreza e do analfabetismo, e na infraestrutura sanitária e educacional do Estado.

            Esse conjunto de benefícios, aliado a um projeto de turismo sustentável e não predatório, poderá fazer com que a população roraimense melhore suas condições de vida, com acesso aos direitos básicos de saúde, educação, segurança, trabalho, moradia, esporte e lazer,

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/04/2012 - Página 12140