Discurso durante a 61ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da participação de S.Exa. na inauguração do primeiro Centro Educacional Unificado (CEU) em São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • Registro da participação de S.Exa. na inauguração do primeiro Centro Educacional Unificado (CEU) em São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo.
Publicação
Publicação no DSF de 18/04/2012 - Página 13155
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, INAUGURAÇÃO, CENTRO DE ESTUDO, MUNICIPIO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), FATO, CRIAÇÃO, POSSIBILIDADE, AUMENTO, DESENVOLVIMENTO, POPULAÇÃO, REGIÃO, REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, COMEMORAÇÃO, INICIO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Waldemir Moka, neste último sábado, tive a felicidade de participar da inauguração do primeiro CEU (Centro Educacional Unificado), em São Bernardo do Campo, de responsabilidade do Prefeito Luiz Marinho e de toda a sua equipe, como também decorrente de iniciativas do governo da Prefeita Marta Suplicy, quando de sua gestão. Desde as primeiras reuniões de orçamento participativo, houve a sugestão da construção de Centros Educacionais Unificados.

            E gostaria aqui de registrar que, com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no bairro da Vila São Pedro, ali foi homenageada com o nome deste Centro Educacional Unificado Regina Rocco Casa, que teve um papel tão importante em São Bernardo do Campo, a mãe da Marisa, esposa do Presidente Lula.

            Estavam presentes a Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, a Senadora Marta Suplicy, Vice-Presidente do Senado, convidada especialmente por ter sido a pioneira na construção dos CEUs em São Paulo. Também ali estavam o ex-Governador Binho, do Acre, que hoje é Secretário-Executivo, representando o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o ex-Ministro da Educação Fernando Haddad, que ali, de uma maneira muito harmônica, participaram da inauguração desse CEU, juntamente com o Presidente Lula e a Senadora Marta, o que nos deixou bastante emocionados, comovidos mesmo, por causa da beleza da construção do edifício, do cuidado com as salas de aula para aproximadamente 5.200 estudantes, que, desde a creche até completarem o ensino fundamental, passarão ali a ter oportunidades e num ambiente muito positivo. E estas novas salas de aula vieram substituir escolas de rodízio e lotadas que haviam sido deixadas pela antiga administração, e é muito importante este CEU, que começa a funcionar a partir de hoje para as crianças de zero a três anos e, na segunda quinzena de maio, para o restante dos alunos.

            Os primeiros sete CEUs em construção em São Bernardo do Campo serão concluídos até certamente o final do mandato do Prefeito Luiz Marinho, que tem como objetivo ampliar significativamente as oportunidades de educação no seu Município. Os novos estudantes do CEU Regina Rocco Casa estavam na fila de espera ou foram transferidos de escolas de bairros da região, como Vila Esperança e Jardim Irajá. A Prefeitura espera também reduzir o número de alunos por sala de aula até chegar à meta de 25 por sala de aula, conforme reportou a Srª Cleuza Repulho, Secretária de Educação de São Bernardo do Campo.

            O custo dessa obra foi de R$69 milhões, sendo R$30 milhões provenientes da União, e isso foi iniciado durante o governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando era ainda Ministro da Educação Fernando Haddad.

            Pude, ali, ver o entusiasmo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva com essa iniciativa, referindo-se ao Prefeito Luiz Marinho:

O prefeito é como se fosse um filho para mim. Quando vemos uma escola como essa sendo entregue à população de uma região tão carente, percebemos o quanto este prefeito está trabalhando para transformar a nossa cidade. Todo governante tem que governar com o coração e aqui isso é uma realidade.

            Luiz Inácio Lula da Silva, nosso ex-Presidente, estava rouco e, por isso, foi breve em sua fala, cerca de sete minutos. Quando, ao terminar, tendo tossido um pouco, ele disse que esperava, em breve, quem sabe em quinze ou vinte dias, atender aos apelos para percorrer o Brasil e falar mais para todos.

            Nesse CEU, 2.800 crianças do ensino fundamental terão ali uma oportunidade. Lembro que o Centro Educacional Unificado é um complexo educacional, esportivo e cultural que, normalmente, é aberto à comunidade, inclusive nos fins de semana.

            Além do CEU Regina Rocco Casa, São Bernardo inaugura até o fim deste ano mais três unidades: Celso Daniel, no Bairro Cooperativa; Silvina e Parque Hawaí.

            É interessante lembrar que esses Centros Educacionais Unificados são em número de 45 no Município de São Paulo, onde estudam mais de 120 mil alunos. Os CEUs de São Paulo contam com um Centro de Educação Infantil (CEI) para crianças de 0 a 3 anos, uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) para alunos de 4 a 6 anos e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), que também oferece Educação de Jovens e Adultos (EJA).

            Todos os CEUs são equipados com quadra poliesportiva, como vai acontecer em São Bernardo do Campo, teatro, utilizado também como cinema, playground, piscinas, biblioteca, telecentro e espaços para oficinas, ateliês e reuniões. Os espaços abertos nos finais de semana beneficiam tanto crianças e adolescentes como a comunidade que, normalmente, está nos bairros de baixa renda e, portanto, representam para essas pessoas, inclusive os adultos que frequentam no final de semana. São oportunidades muito significativas.

            O projeto arquitetônico dos Centros Educacionais Unificados foi desenvolvido, inicialmente, pela equipe coordenada pelos arquitetos Alexandre Delijaicov, André Takyia e Wanderley Ariza e foi elaborado pela equipe do Departamento de Edificações da Secretaria de Serviços e Obras (SSO), tendo sido concluído por essa equipe. Tal projeto se inspirou no projeto arquitetônico da Escola Parque, desenvolvida entre 1948 e 1952, em São Paulo, que, por sua vez, foi adaptada da experiência de Salvador, criada por Diógenes Rebouças e Hélio Duarte, em 1947, tendo em conta a sugestão programática do extraordinário educador baiano Anísio Teixeira.

            Já existem os seguintes CEUs no Município de São Paulo: Água Azul, Alto Alegre, Alvarenga, Aricanduva, Azul da Cor do Mar, Butantã, Caminho do Mar, Campo Limpo, Cantos do Amanhecer, Capão Redondo, Casa Blanca, Cidade Dutra, Feitiço da Vila, Formosa, Guarapiranga, Inácio Monteiro, Jaçanã, Jaguaré, Jambeiro - que foi o primeiro inaugurado pela Prefeita Marta e pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, logo no início do seu governo, 2003 -, Jardim Paulistano, Lajeado, Meninos, Navegantes, Paraisópolis, Parelheiros, Parque Anhanguera, Parque Bristol, Parque São Carlos, Parque Veredas, Paz, Pêra Marmelo, Perus, Quinta do Sol, Rosa da China, São Mateus, São Rafael, Sapopemba, Tiquatira, Três Lagos, Três Pontes, Uirapuru, Vila Atlântica, Vila Curuçá, Vila do Sol e Vila Rubi.

            Cada um desses CEUs, uma vez instalados, significa uma transformação de extraordinária qualidade para o seu bairro e os bairros vizinhos.

            Portanto, quero aqui cumprimentar essa iniciativa. Espero que os CEUs de São Paulo sejam sempre muito bem cuidados, a exemplo do que era feito durante a gestão da hoje Senadora Marta Suplicy.

            Sr. Presidente, gostaria aqui de assinalar o quão importante foi o entusiasmo de toda a população ali presente, de todos que acompanharam as salas de aula e todas as dependências do CEU e dos 200 funcionários que ali estavam.

            Parabéns ao Prefeito Luiz Marinho por essa iniciativa.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/04/2012 - Página 13155