Comunicação inadiável durante a 63ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre matérias, publicadas pela imprensa, que reproduzem e-mails entre o grupo do Sr. Carlos Cachoeira e personalidades do Estado do Paraná.

Autor
Roberto Requião (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PR)
Nome completo: Roberto Requião de Mello e Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
ESTADO DO PARANA (PR), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Comentários sobre matérias, publicadas pela imprensa, que reproduzem e-mails entre o grupo do Sr. Carlos Cachoeira e personalidades do Estado do Paraná.
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/2012 - Página 13461
Assunto
Outros > ESTADO DO PARANA (PR), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, GAZETA DO POVO, DENUNCIA, INTERCEPTAÇÃO, POLICIA FEDERAL, COMUNICAÇÃO DE MENSAGENS, INTERNET, LIGAÇÃO, AUTORIDADE PUBLICA, ESTADO DO PARANA (PR), QUADRILHA, JOGO DE AZAR, SOLICITAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, CONVOCAÇÃO, BETO RICHA, GOVERNADOR, OBJETIVO, ESCLARECIMENTOS, ENCONTRO, CRIMINOSO.

            O SR. ROBERTO REQUIÃO (Bloco/PMDB - PR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Presidente Moka, há um ou dois dias, o Senador Pedro Taques me chamou a atenção para uma matéria publicada num jornal de Goiás... De Cuiabá, corrige-me o Senador, e, hoje, o jornalista André, da Gazeta do Povo, do Paraná, leva-me alguns documentos com o mesmo teor. Que documentos são esses, Senador Moka? São interceptações da Polícia Federal em e-mails do grupo do Cachoeira. Notadamente, um e-mail do Coppola, dono de uma empresa chamada Larami, que operava o jogo no Paraná, inclusive, se não em engano, se a memória não me falha, um tal de Totobola, e queria operar também a loteria do Estado e, paralelamente a isso tudo, o bingo, o bicho e tudo o mais.

            Esse Sr. Cachoeira manda um e-mail, o Sr. Coppola manda um e-mail para o cunhado do Cachoeira, Afrísio, nos seguintes termos: “Ainda bem que aquele Governador Roberto Requião saiu do Estado do Paraná”. E junto ao meu nome palavrões em espanhol, pesados palavrões. Mas ele, imediatamente, mostra a sua alegria: “No entanto, fomos recebidos pelo novo governador eleito e a reunião foi muito boa”. Cinco dias depois da posse, então, o novo governador eleito, que é o Sr. Beto Richa, Carlos Alberto Richa, recebe o Sr. Coppola. Em outros e-mails interceptados, verificamos que um dos assuntos da conversa deles, além da reabertura do bingo, do jogo, da licença absoluta com a contravenção, era, através de um contador especializado, calcular lucros cessantes desde o momento em que eu havia acabado com a jogatina e os bicheiros no Paraná.

            Fiquei impressionado: um governador eleito, cinco dias depois da posse, recebe o representante dos bicheiros, que imediatamente se reporta por e-mail para o cunhado do Cachoeira, il capo de tutti i capi do jogo clandestino no Brasil, das empreiteiras, da corrupção de homens públicos.

            Fiquei satisfeito porque fui tratado com palavrões por esses desclassificados, bandidos, que hoje são investigados pela CPI Mista do Senado e da Câmara Federal.

            Mas eu, desde já, deixo aqui a minha reivindicação para esses gloriosos parlamentares que vão investigar a CPI, porque não quero acreditar, Senador Moka, no que a imprensa anda dizendo: que esta CPI tem que estar controlada pelo Governo. Não no Governo da nossa Presidente Dilma. Não acredito nisso.

            CPI é para investigar fundo, para cortar na carne se preciso. CPI tem de responder ao anseio do País, para revelar a imoralidade e extirpá-la do Brasil.

            Mas deixo aqui a recomendação: vamos rapidamente convocar o Sr. Coppola, o tal do Afrísio e o Sr. Governador Beto Richa para que ele diga o que foi tão bom nesta conversa cinco dias depois da sua eleição com os capi do bicho e da corrupção no Brasil.

            É uma recomendação extraordinariamente interessante que faço aos condutores da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito.

            Mas assim foi e assim será no Paraná, porque o grupo que está no governo hoje, depois da moralização que fizemos no nosso governo, é o mesmo grupo que liberou o bicho.

            Havia uma resolução da Casa Civil autorizando o jogo. E, depois dessa resolução, um contrato com a loteria do Estado. Eu anulei a resolução e rompi o contrato. E eles agora querem indenização por lucros cessantes.

            É o Governo do Carlos Alberto Richa ou, se não for assim, que venha o Governador na CPI explicar que espécie de encontro se dá cinco dias depois de sua posse.

            Está clara a urgência desta minha comunicação. Que se instale Comissão Parlamentar Mista de Inquérito e que, rapidamente, venha o tal do Beto Richa, Governador do Paraná, explicar essa intimidade e esses encontros de tão bom resultado com o bicho e os corruptores no Brasil.

            Obrigado pelo tempo e pela oportunidade que eu tive de falar ao Brasil e ao Paraná sobre a verdadeira natureza do Governo que me sucedeu.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/2012 - Página 13461