Pela ordem durante a 18ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Leitura de requerimento de autoria de Sua Exa., no qual solicita ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que investigue denúncias de infecção hospitalar em hospitais do Estado do Pará.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Leitura de requerimento de autoria de Sua Exa., no qual solicita ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que investigue denúncias de infecção hospitalar em hospitais do Estado do Pará.
Publicação
Publicação no DSF de 01/03/2012 - Página 4352
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • LEITURA, REQUERIMENTO, AUTORIA, ORADOR, DESTINAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), ASSUNTO, SOLICITAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, DENUNCIA, INFECÇÃO HOSPITALAR, HOSPITAL, ESTADO DO PARA (PA).

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Serei breve, Presidente. Quero apenas fazer a leitura de um requerimento que estou encaminhando ao Ministro da Saúde, Alexandre Rocha Santos Padilha:

            Confiante da competência e constante vigilância desse Ministério, dirijo-me a V. Exª para encarecer-lhe as medidas necessárias no sentido de proceder a uma investigação geral nos hospitais abaixo relacionados no meu querido Estado do Pará.

            Em virtude do alto índice de infecção hospitalar ali verificado, inclusive com óbitos, conforme denúncias que constantemente me são encaminhadas.

            São os hospitais: Hospital Frei Daniel Samarate, de Salinópolis, Pará; e o Hospital Porto Dias, localizado na Grande Belém.

            Em dezembro de 2011, oito hospitais da região metropolitana de Belém, acatando recomendação do Ministério Público Federal do Pará, comprometeram-se a criar comissões de controle de infecção hospitalar. Dos hospitais notificados, o Hospital Porto Dias sequer apresentou resposta ao Ministério Público Federal. Isso denota um total descaso com a saúde da população paraense, pondo em risco a vida de pacientes e dos próprios funcionários das unidades de saúde.

            Conto com a sua valiosa e imprescindível atenção, Sr. Ministro, no sentido de determinar uma ampla investigação nos referidos estabelecimentos e junto aos pacientes atingidos, estabelecendo o quanto possível medidas para contenção dos casos de infecção, de forma a proporcionar maior tranquilidade para a comunidade daqueles Municípios, Belém e Salinópolis.

            Com agradecimentos antecipados pelas providências que virão a ser adotadas, prevaleço-me da ocasião para reafirmar meus protestos de cordial estima e apreço.

            Presidente, muito obrigado pela tolerância desses minutos. Só informando ao Brasil e ao meu Estado que o País perde cem mil brasileiros por ano - esse é o número, Presidente, cem mil por ano! - atingidos por infecção hospitalar. Esta é uma das causas da minha preocupação.

            Muito obrigado. 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/03/2012 - Página 4352