Pronunciamento de Romero Jucá em 25/04/2012
Pela Liderança durante a 67ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Anúncio sobre a destinação de recursos para o setor de saúde de Roraima; e outros assuntos.
- Autor
- Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
- Nome completo: Romero Jucá Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela Liderança
- Resumo por assunto
-
DISCRIMINAÇÃO RACIAL.
SAUDE, ESTADO DE RORAIMA (RR).
HOMENAGEM.:
- Anúncio sobre a destinação de recursos para o setor de saúde de Roraima; e outros assuntos.
- Publicação
- Publicação no DSF de 26/04/2012 - Página 14516
- Assunto
- Outros > DISCRIMINAÇÃO RACIAL. SAUDE, ESTADO DE RORAIMA (RR). HOMENAGEM.
- Indexação
-
- ELOGIO, VOTO FAVORAVEL, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), RELATOR, PROCESSO JUDICIAL, JULGAMENTO, CONSTITUCIONALIDADE, AÇÃO AFIRMATIVA, INCLUSÃO, NEGRO, UNIVERSIDADE.
- REGISTRO, REUNIÃO, ORADOR, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), GOVERNADOR, ESTADO DE RORAIMA (RR), ANUNCIO, INVESTIMENTO, SAUDE, AMBITO ESTADUAL, ESPECIFICAÇÃO, AMPLIAÇÃO, HOSPITAL, CRIAÇÃO, UNIDADE, RADIOTERAPIA.
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), ELOGIO, ATUAÇÃO, EMPRESA PUBLICA, DESENVOLVIMENTO AGROPECUARIO, PAIS, DEFESA, AUMENTO, INVESTIMENTO, ENTIDADE.
O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Exmº Sr. Presidente Paulo Paim, Srªs e Srs. Senadores, eu quero também, antes de entrar no tema, registrar a importância do voto do Ministro Lewandowski. É isso que a sociedade espera do Supremo: que ele tenha instrumentos jurídicos para lutar pela igualdade, para engrandecer o País, para avançar. E sem dúvida nenhuma - não tenho dúvida - a maioria dos Ministros do Supremo vai reconhecer esses instrumentos, que são instrumentos efetivos de procurar resgatar essa igualdade, procurar resgatar, enfim, as condições de humanidade que temos de ter no nosso País.
Então, também fico feliz com anúncio que faz V. Exª. Tenho certeza de que aquelas pessoas que defendem os instrumentos da democracia vão brindar hoje à noite, com satisfação, essa decisão do voto do relator.
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Se V. Exª me permitir, quero cumprimentá-lo, porque o Líder Renan Calheiros sempre disse que a posição do PMDB seria essa.
O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR) - Exatamente.
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Então. V. Exª está de parabéns e o PMDB também está de parabéns, porque sempre anunciou, de forma antecipada, a sua posição nessa matéria.
Meus cumprimentos a V. Exª.
O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR) - Exatamente.
Mas eu quero registrar, com muita satisfação, dois eventos que aconteceram hoje, Sr. Presidente.
O primeiro deles diz respeito ao meu Estado de Roraima. Trata-se de uma importante reunião ocorrida no meu gabinete, hoje pela manhã, com o Ministro Alexandre Padilha; com o Governador José de Anchieta; com o Secretário de Saúde Leocádio Vasconcelos e com o Dr. Miguel D’Elia, Secretário-Adjunto. E nós tratamos do atendimento à saúde no Estado de Roraima.
A saúde é um desafio no Brasil e em Roraima não é diferente. Nós temos que avançar e melhorar as condições de saúde do povo brasileiro e, em especial, dos Estados mais distantes e com menos condição.
As pessoas que nos assistem agora pela TV Senado, que nos ouvem pela rádio Senado sabem que o desafio permanente da saúde é algo que tem que estar na consciência dos políticos que querem melhorar a vida da população.
E nesta reunião de hoje nós tivemos conquistas importantes. A primeira delas foi o compromisso do Ministro de construir, de alocar recursos para construir em Roraima uma unidade para fazer radioterapia no nosso Estado. O Estado de Roraima não tem hoje tratamento de radioterapia.
Hoje nós temos tratamento de quimioterapia para o câncer, mas as pessoas que fazem radioterapia têm que sair do Estado. Portanto, além de estarem doentes, fragilizadas, têm a dificuldade da logística, da transferência, do remanejamento, de ficarem alojadas, muitas vezes em condições adversas, para fazerem esse tratamento. Enfim, uma situação muito difícil. E nós conseguimos com o Ministro recursos garantidos para construir, no Hospital Geral de Roraima, uma ala que vai atender à radioterapia no Estado de Roraima.
Também conseguimos recursos para duplicar o número de leitos da UTI do Hospital Geral, outro dado fundamental.
Nós temos hoje um acúmulo de demanda grande nos leitos de UTI. Os médicos muitas vezes têm que escolher quem vai para a UTI, quem não vai para a UTI, portanto é uma “roleta” difícil de fazer com a vida das pessoas. Muitas vezes aquelas pessoas que precisam ir para a UTI não têm leitos disponíveis e ficam no aguardo para que possam ser atendidas. Então nós vamos dobrar a capacidade de leitos da UTI de Roraima.
Além disso, tratamos de recursos para equipamentos em três hospitais, o hospital de Caroebe, que está sendo reconstruído, o hospital de Rorainópolis que está sendo construído e o hospital das Clínicas, no bairro Pintolândia, que está sendo construído também. Nós tratamos dos equipamentos para esses hospitais e discutimos também o tratamento do combate ao câncer de útero e de mama, que pólos serão abertos no Estado no sentido de fazer o diagnóstico para atender a população.
Então, foi uma reunião extremamente importante. O Ministro Alexandre Padilha teve a gentileza de ir ao meu gabinete, nós discutimos bastante e firmamos esse pacto pela saúde do Estado de Roraima em favor do povo de Roraima.
Quero agradecer aqui ao Ministério, ao Ministro Padilha e à Presidenta Dilma.
Tratamos ainda das questões do Orçamento do próximo ano, já que sou relator do Orçamento. Nós tratamos também de demandas e de projetos necessários para a área da saúde. Foi uma reunião muito proveitosa.
O outro registro que eu gostaria de fazer é exatamente sobre o aniversário da Embrapa, hoje - 39 anos. Gostaria aqui de cumprimentar todo o corpo técnico e os dirigentes da Embrapa, porque, nessas quatro décadas, praticamente, nós tivemos uma mudança na produção do campo.
A Embrapa, hoje, é uma instituição fundamental para o nosso País, é um exemplo de tecnologia, de conhecimento e de modernidade. Hoje, ela atua no exterior, dando assistência técnica a diversos países, numa cooperação técnica importante. E, sem dúvida nenhuma, o resultado, hoje, do campo, da agricultura familiar, da agricultura empresarial, tem uma ligação direta com esses 39 anos de crescimento da Embrapa.
Então, eu gostaria aqui de abraçar todos aqueles que fazem o sistema Embrapa, dizer que nós lutamos, no governo do Presidente Lula, pelo PAC da Embrapa. Foram recursos investidos. Quando eu fui relator do Orçamento, colocamos recursos também na Embrapa. Vamos fortalecê-la novamente para o próximo ano, porque investir nesta empresa, Senador Paulo Paim, é investir na mesa do povo brasileiro. Investir na Embrapa é investir na autonomia de produção de alimentos para o mundo, que demanda cada vez mais alimentos. Então, sem dúvida nenhuma, é algo que nós temos que buscar com muita percepção, com muita responsabilidade.
Quero aqui registrar o meu respeito, o meu carinho, a minha admiração pela Embrapa, pelos seus técnicos, pelos seus funcionários.
Eram esses os registros que eu gostaria de fazer.
Gostaria de pedir a transcrição da nota “Roraima receberá mais dez leitos de UTI em Unidade de Radioterapia”.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
********************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I, § 2º, do Regimento Interno.)
********************************************************************************************
Matéria referida:
“Roraima receberá mais 10 leitos de UTI e Unidade de Radioterapia”