Pela Liderança durante a 68ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração pela chegada da TV digital a Roraima. (como Líder)

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
TELECOMUNICAÇÃO.:
  • Comemoração pela chegada da TV digital a Roraima. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 27/04/2012 - Página 14644
Assunto
Outros > TELECOMUNICAÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, CIDADE, BOA VISTA (RR), ESTADO DE RORAIMA (RR), INAUGURAÇÃO, TRANSMISSÃO, TECNOLOGIA DIGITAL, TELEVISÃO, REGIÃO, CUMPRIMENTO, ORADOR, RELAÇÃO, PRESIDENTE, REDE DE TELECOMUNICAÇÕES, REGIÃO NORTE, MOTIVO, INSTALAÇÃO, TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO DE DADOS.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, REFERENCIA, ATUAÇÃO, HISTORIA, REDE DE TELECOMUNICAÇÕES, REGIÃO NORTE.

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (Bloco/PTB - RR. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Waldemir Moka, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, quero fazer um registro especial: hoje, no meu Estado de Roraima, precisamente na capital, Boa Vista, o Ministro das Comunicações, Deputado Paulo Bernardo, inaugurará o sinal digital da TV Roraima. É a segunda emissora pertencente à Rede Amazônica a ser transmitida com sinal digital. A primeira foi a chamada cabeça de rede, a TV Amazonas, com sede em Manaus.

            A partir de agora, a TV Roraima passa a transmitir o sinal digital em alta definição (HDTV), em definição padrão (SDTV) e simultânea para recepção fixa, móvel e portátil, além da possibilidade de interatividade, o que só é possível pela tecnologia digital.

            Ao pioneirismo da estadualização - utilizando sinal de satélite exclusivo, faz chegar a programação gerada de Boa Vista a todos os Municípios roraimenses -, junta-se, agora, a transmissão digital.

            Após Roraima, Rondônia, Acre e Amapá também passarão a transmitir o sinal digital, com inaugurações previstas para este semestre.

            Com isso, a Rede Amazônica vai cumprindo a missão traçada pelo seu Presidente, Dr. Phelippe Daou, de, segundo palavras dele: “Contribuir para a integração da região amazônica, oferecendo informação, entretenimento e cultura através da utilização da mais alta tecnologia disponível com base nos princípios da liberdade, da verdade e da justiça”.

            Sr. Presidente, quero ressaltar que a Rede Amazônica, que é uma rede regional e que está presente nos Estados do Amazonas, do Acre, do Amapá, de Rondônia e de Roraima, com sede em Manaus, é uma rede que presta um grande serviço de interligação daquela região com o restante do Brasil. Não fora a Rede Amazônica de televisão, à época, nós estaríamos isolados do resto do Brasil.

            Quero registrar que, em Roraima, a televisão, na época analógica, começou em junho de 1974, transmitindo justamente a Copa do Mundo.

            Então, quero cumprimentar o Presidente Phelippe Daou e o Ministro, por essa inauguração hoje, que foi uma autorização e uma ação do Ministério das Comunicações. Lamento não ter podido ir até lá com o Ministro - aliás, recebi o convite para ir lá -, porque eu tinha compromissos já agendados. Mas, pela TV Senado, quero dar os parabéns à população de Roraima, que recebe um excelente serviço hoje.

            Quero agradecer ao Dr. Phelippe Daou e a toda a sua equipe pelo empenho de tornar o meu Estado, depois do Estado do Amazonas, o primeiro a ter a TV Digital através da TV Roraima, que é uma afiliada da Rede Globo.

            Quero dizer que, na verdade, Roraima, em meio a tantos momentos que vem atravessando de descompasso e de sofrimento por parte da população, pelo menos tem o alento de, hoje, receber uma dádiva, digamos assim, para a população, que quer estar sintonizada com o que acontece no resto do Brasil.

            Lá se falava que a TV digital era algo inconcebível, mas, a partir de hoje, teremos a TV digital.

            Quero encerrar, Senador Waldemir Moka, pedindo a V. Exª a transcrição de matérias a que fiz referência aqui, para não exceder o tempo regulamentar a que tenho direito.

            Agradeço a V. Exª.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR MOZARILDO CAVALCANTI EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I, §2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matérias referidas:

- TV Roraima - Sinal digital;

- Rede Amazônica;

- História da Rede Amazônica - Abrahim Baze;

- Televisão digital.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/04/2012 - Página 14644