Pela Liderança durante a 68ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Agradecimento à Presidente Dilma Rousseff pela contemplação do Distrito Federal entre os entes beneficiados pelo PAC Mobilidade. (como Líder)

Autor
Jorge Afonso Argello (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/DF)
Nome completo: Jorge Afonso Argello
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
POLITICA DE DESENVOLVIMENTO. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Agradecimento à Presidente Dilma Rousseff pela contemplação do Distrito Federal entre os entes beneficiados pelo PAC Mobilidade. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 27/04/2012 - Página 14690
Assunto
Outros > POLITICA DE DESENVOLVIMENTO. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, AGRADECIMENTO, ORADOR, RELAÇÃO, ASSINATURA, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REFERENCIA, LIBERAÇÃO, INVESTIMENTO, PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO (PAC), REGIÃO, DISTRITO FEDERAL (DF), OBJETIVO, MELHORIA, TRANSPORTE COLETIVO.

            O SR. GIM ARGELLO (Bloco/PTB - DF. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Paulo Paim, muito obrigado pela deferência.

            Srs. Senadores, Srª Senadora Ana Amélia, venho aqui fazer um breve pronunciamento, primeiro, para agradecer. Esta semana a Presidente Dilma Rousseff assinou o PAC da Mobilidade para várias cidades importantes do nosso País, para vários Estados, incluindo, mais uma vez - e por isso, vim aqui agradecer -, o Distrito Federal.

            Nesses últimos anos, em todos os PACs, a Presidente Dilma, mesmo ainda como Ministra-Chefe da Casa Civil, sempre olhou com muito carinho para Brasília, para o Distrito Federal.

            Nesses últimos cinco anos, Senador Paulo Paim, para V. Exª ter uma ideia, nós conseguimos, para o Distrito Federal, recursos da ordem de mais de R$16 bilhões em investimentos do PAC. Só nesta semana, com o PAC da Mobilidade, houve um investimento da ordem de R$2,4 bilhões, que serão aplicados na expansão do metrô, trazendo uma estação para a Asa Norte; na ampliação da linha de metrô de Ceilândia, chegando até o Setor O e até a Expansão do Setor O; na expansão da linha de metrô de Samambaia, que terá, aproximadamente, mais três quilômetros; na grande e querida Taguatinga será construído, na entrada da cidade, um túnel, de modo que haverá um mergulhão que vai sair depois da Avenida Sandu, melhorando o trânsito e a qualidade de vida dos moradores e de todas aquelas pessoas que passam pelo centro de Taguatinga; no Veículo Leve sobre Trilhos, promessa antiga, que agora está sendo cumprida com esses recursos do PAC Mobilidade; e no Veículo Leve sobre Pneus também, que vai para o Gama e para Santa Maria, o Corredor Sul e o Corredor Norte.

            Esses investimentos vão se somar a outros investimentos do PAC que já tivemos, tais como a melhoria do Balão do Aeroporto, que será todo reformado; na melhoria do acesso ao Aeroporto de Brasília; na duplicação, já realizada, da BR-060, da 070, da 020, que sobe para Sobradinho - a duplicação de uma pista muito importante; bem como os recursos aplicados na EPTG, também liberados pelo Governo Federal; na linha de transmissão de Samambaia-Serra da Mesa, que é muito importante para nós por causa da energia; nas escolas técnicas que foram trazidas para cá - as unidades de Taguatinga e do Gama; no próprio Campus da UnB em Planaltina, que foi possível graças a investimentos trazidos pelo PAC.

            Então, vim hoje agradecer mais uma vez, porque, como tem acontecido durante os últimos anos, toda vez que foi solicitado... E vejam vocês que, devido a esse PAC da Mobilidade, nós estivemos muitas e muitas vezes nos Ministérios, porque são projetos desenvolvidos ao longo dos anos. Esse PAC mesmo há mais de um ano e meio está sendo trabalhado. Foi uma luta para aprovar todos os projetos. Agora, alguns já foram licitados, outros estão em obras; e, agora, chega esse reforço de caixa, que é muito importante porque Brasília é a capital de todos os brasileiros e, realmente, precisava desse investimento.

            Então, vim aqui agradecer à Senhora Presidente da República porque, mais uma vez, prestigiou os moradores de Brasília. Em meu nome, agradeço a Sua Excelência porque, realmente, sei que houve um empenho pessoal dela, da Ministra Miriam Belchior, do Ministro Guido Mantega, mas, principalmente, dela, que reconhece a importância de Brasília.

            Esses recursos vêm para cá. Agora, cabe fiscalizar a aplicação de todos esses recursos que nós conseguimos ao Tribunal de Contas do Distrito Federal e à Secretaria de Transparência, o que é muito importante. Nosso trabalho é viabilizar e trazer os recursos para o Distrito Federal - e isso nós vamos continuar fazendo.

            Só venho aqui, mais uma vez, agradecer.

            Muito obrigado a todos.

            Muito obrigado, Senador Paulo Paim.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/04/2012 - Página 14690