Pela ordem durante a 219ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Transcurso do Dia Mundial de luta contra a AIDS.

Autor
Jayme Campos (DEM - Democratas/MT)
Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Transcurso do Dia Mundial de luta contra a AIDS.
Publicação
Publicação no DSF de 02/12/2011 - Página 51220
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • REGISTRO, DIA INTERNACIONAL, COMBATE, SINDROME DE IMUNODEFICIENCIA ADQUIRIDA (AIDS), NECESSIDADE, LUTA, ERRADICAÇÃO, DISCRIMINAÇÃO, REFERENCIA, DOENÇA.

            O SR. JAYME CAMPOS (Bloco/DEM - MT. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Agradeço a V. Exª, Sr. Presidente, Senador Waldemir Moka.

            Na qualidade de Presidente da Comissão de Assuntos Sociais, eu não poderia deixar de fazer aqui um breve comunicado sobre o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Hoje, 1º de dezembro, é o dia em que o mundo une as forças para a conscientização sobre essa doença.

            Sr. Presidente, é com enorme inquietude que trago a este Plenário uma reflexão sobre o assunto, que, em minha opinião, é o grande desafio da saúde pública da atualidade.

            Quero aqui expressar minha solidariedade com milhões de pessoas que, ao redor do mundo, vivem com HIV. E, em especial, expressar minha preocupação com os milhares de brasileiros contaminados por essa doença.

            Dados do Ministério da Saúde indicam que, desde o início da epidemia, em 1980, até junho de 2011, o Brasil apresentou 608.230 casos de Aids. Só em 2010, foram notificados 34.218 casos da doença. Mas, além de números alarmantes, quero chamar a atenção de todo o povo brasileiro para a necessidade de erradicar o preconceito, que é ainda uma das maiores barreiras para a prevenção e o tratamento da doença.

            Esse era o comunicado, sobretudo por se tratar de um dia muito importante para que toda a sociedade se engaje nesse processo e que possamos, se possível, de uma vez por todas, erradicar essa doença, mas, acima de tudo, acabar com o preconceito.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/12/2011 - Página 51220