Discurso durante a 218ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Parabenização aos senadors que votaram favoravelmente a proposta do Código Florestal Brasileiro.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • Parabenização aos senadors que votaram favoravelmente a proposta do Código Florestal Brasileiro.
Publicação
Publicação no DSF de 01/12/2011 - Página 50611
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, SENADOR, VOTAÇÃO, APOIO, PROPOSTA, CODIGO FLORESTAL, NECESSIDADE, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE, UTILIZAÇÃO, PRODUTO AGRICOLA, PRODUÇÃO AGROPECUARIA, IMPORTANCIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, PAIS.

            O SR. VALDIR RAUPP (Bloco/PMDB - RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, da mesma forma, parabenizo os Senadores que votaram favoravelmente a essa proposta do Código Florestal Brasileiro, a exemplo do que já foi feito na Câmara dos Deputados com vitória esmagadora. E tem de ser respeitado o resultado obtido na Câmara e no Senado, porque aqui está a representação do povo brasileiro, dos mais de 195 milhões de habitantes do nosso País.

            Recentemente, analisei um relatório do IBGE que aponta que 61% do território brasileiro estão preservados. Sempre tenho falado que a Amazônia brasileira corresponde a 61% do território nacional. E, desses 61% do território nacional, 83% estão preservados. Apenas 17% foram desmatados, e 83% estão preservados.

            Defendo, com muita veemência, com muita coragem, modéstia à parte, o desmatamento zero. Acho que o povo brasileiro não quer mais desmatar. Alguns desmatamentos que estão acontecendo são feitos em áreas irregulares, onde não há documento da terra. Então, se acelerarmos as documentações, a regularização fundiária, vai diminuir ainda mais o desmatamento.

            Esse Código Florestal está ficando bom. Vou continuar defendendo o desmatamento zero, porque pesquisei no meu Estado e percebi que 99,9% da população, aqueles que têm documento da terra, aqueles que têm a propriedade, não querem mais desmatar. Temos de ressalvar os planos de manejo das essências, da madeira, com plano de manejo sustentável. Enfim, podemos explorar as nossas riquezas sem desmatar mais. Podemos dobrar ou triplicar a produção agrícola ou pecuária neste País sem desmatar mais um hectare floresta.

            Então, quero parabenizar todos pelo resultado, que foi de 58 votos favoráveis a 6 votos contrários, no Senado Federal. Na Câmara - não tenho aqui os números -, houve também uma vitória esmagadora. Repito: aqui, está a representação do povo brasileiro.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/12/2011 - Página 50611