Pela Liderança durante a 80ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

– Denúncias de corrupção no Governo Federal.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • – Denúncias de corrupção no Governo Federal.
Aparteantes
Mozarildo Cavalcanti.
Publicação
Publicação no DSF de 16/05/2012 - Página 18779
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • CRITICA, CORRUPÇÃO, GOVERNO FEDERAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), REFERENCIA, DENUNCIA, SUPERFATURAMENTO, IDELI SALVATTI, EX MINISTRO DE ESTADO.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Presidente Sarney, quero também dizer a V. Exª o quanto me sinto satisfeito, feliz e alegre por ver o retorno de V. Exª, com saúde, no comando deste Senado Federal. V. Exª é carinhoso e bondoso com cada um dos Senadores que compõem este Casa. Rezamos e ficamos na expectativa da volta de V. Exª.

            Deus quis que e está aí o Senador Sarney novamente com todos nós.

            Parabéns pela sua saúde e agradeço a Deus por ter feito V. Exª voltar a essa cadeira.

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. Bloco/PMDB - AP) - Agradeço a V. Exª, que sempre foi muito generoso para com este seu colega.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Srs. Senadores, Srªs Senadoras, antes de iniciar o meu pronunciamento, na tarde de hoje, quero dar as boas-vindas aqui, neste Senado Federal, a dois grandes vereadores da minha terra, da cidade de Curralinho, no meu querido Marajó: Vereador Davi Quaresma, cuja amizade com este Senador já conta muitos anos de luta, e o Vereador Eloy Azevedo.

            Vereadores, é um orgulho tê-los aqui na sessão de hoje à tarde!

            O Senado Federal, Senador Jayme, parece que está de uma maneira ouriçada - esta é a palavra que encontrei, Senador. Os corredores cheios de máquinas fotográficas. Nos corredores do Senado, meu nobre Senador, é preciso que a gente vá fazendo como a minhoca, fazendo curva para se desviar e chegar aos gabinetes. Tudo isso devido às corrupções que o PT instalou neste País.

            A corrupção se generalizou de uma forma tal que, de vez em quando, temos esta Casa ouriçada pela imprensa em busca de novidades, de corruptos.

            Senador Paulo Paim que falou nos aposentados nesta tarde, nós poderíamos, Senador, pedir à Presidenta Dilma que pudesse pegar o dinheiro da corrupção instalada no País hoje, que soma mais de R$80 bilhões, estancar essa torneira de desvio de dinheiro público e melhorar a situação dos velhinhos brasileiros que hoje sofrem nesta Pátria.

            Mas os corruptos, meu Senador Jayme Campos, parece que os corruptos têm uma proteção das autoridades do palácio do governo, desde o caso Waldomiro. Hoje eles tentam desviar o foco do mensalão. Falou-se no julgamento do mensalão e aí, pela primeira vez, na história, principalmente da minha estada aqui, Mozarildo, vi o governo se interessar, nem que depois tenha se desestimulado, pela abertura de uma CPI, com a finalidade primeira de desviar o foco do julgamento do mensalão.

            Ó Pátria amada, ó Ordem e Progresso nesta Bandeira querida, quando é que esta Pátria vai ter a moral de colocar esses corruptos na cadeia? Ó Pátria amada, a cada instante da sua história, a cada instante deste governo que se estabeleceu neste País para roubar o dinheiro dos brasileiros, quando, Pátria amada, quando se parar com essa fábrica de corrupção que o governo petista instalou neste País?

            A Ideli, Jayme Campos, um processo contra ela foi arquivado hoje. A Comissão de Ética, Brasil, da Procuradoria Geral da República mandou arquivar, Mozarildo, o processo contra a Ideli.

            Sabe, Brasil, o que a Ideli fez? A Ideli comprou 38 lanchas sem fazer licitação e sem assinar um contrato; comprou a preço superfaturado. A empresa que forneceu as lanchas bancou 81% da campanha da Ideli para o Governo de Santa Catarina. A empresa que ganhou, que embolsou o seu dinheiro, brasileiro, o dinheiro que tu pagas quando tu compras o sabonete, quando tu compras um quilo de arroz e de feijão, em que está o selo do imposto que tu pagas para ter saúde, para ter educação, para ter tranquilidade de andar nas ruas do Brasil, este dinheiro vai para o bolso daqueles que financiam a campanha dos governos petistas. Milhões e milhões foram pagos por essas lanchas. O dinheiro foi para o financiamento da campanha do PT, e hoje mandaram arquivar o processo.

            Não! A Ideli estava certa! A Ideli não errou! O Pagot estava certo. O Pagot não roubou! Os mensaleiros estavam certos. Os mensaleiros não roubaram!

            Brasil, hoje, neste País, o exemplo à juventude é o pior possível.

            Brasil, um ano atrás, eu denunciava desta tribuna as corrupções que vieram à tona agora. Eu pedia uma CPI do Dnit, Brasil, e não fizeram. Não fizeram, meu País querido, como quem diz assim: “Deixa roubar”. Hoje, neste País, tudo pode. Hoje, neste País, nada acontece.

            Eu cheguei a dizer aqui: “Rouba, Pagot! Rouba, porque não acontece nada”. Ele roubou. O que aconteceu com ele? Jayme Campos, onde está o Pagot? O Pagot está rico, Jayme Campos, milionário, e os aposentados brasileiros morrendo de fome. Sabe quantas vezes vão ajeitar a situação dos aposentados brasileiros? Nenhuma!

            Pois não, Senador Mozarildo.

            O Sr. Mozarildo Cavalcanti (Bloco/PTB - RR) - Senador Mário Couto, eu queria só fazer uma observação quanto ao seu pronunciamento. V. Exª falou que a Comissão de Ética é da Procuradoria-Geral da República. A Comissão de Ética é do Poder Executivo.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Da Presidência da República.

            O Sr. Mozarildo Cavalcanti (Bloco/PTB - RR) - Da Presidência da República. Portanto, para que não fique uma coisa equivocada, a Comissão de Ética não é da Procuradoria-Geral. Como V. Exª agora afirma, a Comissão de Ética é da Presidência da República.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Obrigado por ter-me corrigido, Senador.

            Senador Mozarildo, V. Exª sabe - Senador, faço questão de esperar V. Exª acabar de usar o telefone para lhe dar uma informação - quanto recebeu um diretor da Delta durante um mês? Durante um mês, Brasil; um mês? V. Exª calcula? Se recebesse um salário desse nível, V. Exª não precisava vir lá de Roraima todas as semanas para o Senado. Sabe quanto foi que recebeu cada um deles? Sessenta e cinco milhões de reais. Por mês, Mozarildo! Por mês, Mozarildo!

            É uma vergonha. Nós estamos passando neste País uma fase de vergonha nacional, Senadores.

            Senadores, pensem nos brasileirinhos, pensem nos meninos desta Pátria a verem todos os dias, na televisão, o seu País sendo roubado, e nenhuma providência sendo tomada. Ninguém foi preso no Brasil até hoje, do PT, por corrupção! Nenhum! Nenhum petista foi para a cadeia até hoje por corrupção! Nenhum!

            Mozarildo, olhe para mim. Você sabe quanto foi que a Presidência da República pagou agora, Mozarildo, recentemente, semana passada, na semana que passou? Sabe quanto a Presidência da República pagou antecipadamente, meu nobre Senador, antecipadamente, por flores, essas flores que se colocam em cima das sepulturas? Flores que se colocam em cima da sepultura?! Aí um fiscal da Receita chegou e perguntou: “Mas por que tanto dinheiro e por que essas flores foram compradas com antecipação? Já tem alguém que morreu para colocar essas flores lá?” São aquelas coroas de flores que se usam para colocar na sepultura. Sabe quanto foi pago? Já para estocar, diz a Presidenta da República ou seus membros. Informam que já estocam essas coroas de flores esperando alguém morrer para colocar lá, se é verdade isso. Oitenta e nove mil reais de coroa para sepultura!

            Sabe quanto custou à faixa da Presidenta da República? R$ 50 mil Brasil.

            Brasil, tem corrupção na faixa da Presidenta da República. O preço está superfaturado, Brasil. A corrupção na coroa de sepultura, Brasil. Até nisso, Brasil, os preços estão superfaturados. Estão nos jornais de hoje, estão na Internet de hoje, estão nos blogs de hoje, todas essas informações que estou passando aqui.

            O PT jogou o germe da corrupção. O PT pulverizou o Brasil com o germe da corrupção. Esse germe reproduziu e esse germe está acabando com a Nação brasileira. As nossas indústrias se acabaram, Brasil. As nossas indústrias estão falidas, Brasil. A nossa saúde faliu, Brasil. Não temos saúde. A nossa educação, Brasil, é uma das piores da América Latina. A violência mata todos os dias, Brasil. E a corrupção acaba com o País. A corrupção maltrata o País. A corrupção pisa nos brasileiros. A corrupção não dá folga, absolutamente nenhuma folga a este País, para que este País possa crescer.

            Onde estamos? Até quando, Brasil? Até quando vamos esperar? Até quando vamos agüentar? Quando este País vai ter o nosso apoio, deste Congresso, para que todos os Senadores unidos possam ir às ruas gritar pelo bem da Pátria, ser opositores da corrupção, pensar no nosso País, dar a mão aos brasileiros? Quem pode negar... Eu desafio, Brasil, alguém que me prove que a saúde funciona neste País. Eu desafio quem me prove, Brasil, que os brasileiros não são mortos no meio da rua por bandidos, porque nós não temos segurança nesta Pátria. Eu desafio, meu País querido, eu desafio quem me prove que as estradas brasileiras estão boas. Esse dinheiro das estradas brasileiras foi para o bolso de diretores do Dnit. E eu disse isso aqui, eu denunciei, eu citei até os números. Não tive apoio desta Casa, porque a maioria desta Casa se ajoelha aos pés da Dilma, como se ajoelhava aos pés do Lula. Se os Senadores pensassem um pouco no povo brasileiro, se os Senadores não pensassem só em si, não vivessem de cargos públicos, não vivessem de emendas, teriam mais coragem de brigar pelo Pátria, teriam mais coragem de vir aqui nesta tribuna dizer o que é certo e o que devem dizer em defesa do nosso povo, em defesa da saúde, em defesa da educação, contra a violência, em defesa dos aposentados, pedir estradas, portos, aeroportos, lutar pela Pátria, como fez Rui Barbosa, lutar pela Pátria, como fizeram muitos brasileiros quando passaram aqui neste Senado e não se curvaram à ordem de ninguém. Curvaram-se à ordem do povo brasileiro e àqueles que mandaram cada Senador representar o seu Estado neste Senado Federal.

            Muito obrigado, Presidente Sarney. Mais uma vez, externo a minha alegria pelo seu retorno.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/05/2012 - Página 18779