Pronunciamento de Francisco Dornelles em 15/05/2012
Pela ordem durante a 80ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
– Encaminhamento de pronunciamento em homenagem ao jornal O Fluminense pelo transcurso dos seus 134 anos de fundação.
- Autor
- Francisco Dornelles (PP - Progressistas/RJ)
- Nome completo: Francisco Oswaldo Neves Dornelles
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM, IMPRENSA.:
- – Encaminhamento de pronunciamento em homenagem ao jornal O Fluminense pelo transcurso dos seus 134 anos de fundação.
- Publicação
- Publicação no DSF de 16/05/2012 - Página 18801
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM, IMPRENSA.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, O FLUMINENSE, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), RELATORIO, HISTORIA, ORGÃO DE PUBLICAÇÃO.
O SR. FRANCISCO DORNELLES (Bloco/PP - RJ. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, o meu pronunciamento sobre os 134 anos do jornal O Fluminense, eu pediria a V. Exª que fosse considerado como lido e publicado na íntegra.
*******************************************************************************************
SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DO SENADOR FRANCISCO DORNELLES
*******************************************************************************************
O SR. FRANCISCO DORNELLES (Bloco/PP - RJ. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Jornal O Fluminense completou na última terça-feira, dia 8 de maio, 134 anos. O Fluminense é o quarto jornal mais antigo em circulação ininterrupta no país. Sob a coordenação de Francisco Rodrigues de Miranda e Prudêncio Luís Ferreira Travassos, o Fluminense foi fundado em um período de grande efervescência política. O Império de Dom Pedro II estava desgastado e eclodiam pelo Brasil movimentos revolucionários, em sua maioria abolicionistas. Sete anos antes de sua fundação, a Lei do Ventre Livre fora aprovada e tornava livres os filhos de escravos, um grande passo para a abolição da escravatura.
Na época, o Rio de Janeiro era a sede da corte e Niterói tinha grande importância no país, pois desde 1834 era a capital da província do Rio de Janeiro, que depois da Proclamação da República se tornou estado do Rio de Janeiro. O transporte de barcas surgiu em 1835, mas outros serviços fundamentais como luz elétrica e telefonia ainda não haviam sido implantados.
Sr. Presidente, enquanto o país caminhava para se tornar uma República, o jornal também evoluía. No ano de 1878, o jornal passaria pela primeira reforma, quando passou para as mãos do Major Francisco Rodrigues de Miranda. Em 1879,com a entrada do jornalista Guilherme Briggs na chefia de redação, o Fluminense ficou ainda mais dinâmico passando a ter publicação diária com enfoque aos melhoramentos urbanos da cidade de Niterói.
Sr. Presidente, a mudança mais radical do Jornal O Fluminense ocorreu em 1954, com a criação da Editora O Fluminense S/A, com o jornalista Alberto Francisco Torres à frente. Grande empreendedor que era, Torres promoveu o reaparelhamento das oficinas, em 1957, a instalação da primeira rotativa, em 1961 e a introdução da impressão off-set, em 1975.
Momentos marcantes da história passaram pelas páginas do Jornal O Fluminense. No século 19, a Abolição da Escravatura e a Proclamação da República. Nos séculos 20 e 21, os conflitos mundiais das duas grandes guerras, a chegada do homem à lua, os cinco títulos mundiais da Seleção Brasileira; e a derrubada das Torres Gêmeas. Grandes acontecimentos na região e no Estado, a inauguração da Ponte Rio-Niterói; a fusão do antigo estado do Rio de Janeiro com a Guanabara, e as chuvas em Niterói e na Região Serrana também foram destaque em O Fluminense.
Sr. Presidente, o Jornal O Fluminense nos seus 134 anos de existência tornou-se um dos jornais mais importantes do cenário político nacional mantendo uma postura de defesa da integridade, da soberania e das aspirações populares.
Congratulo-me com todo o Grupo Fluminense de Comunicação na pessoa de Alexandre Torres que tem feito uma administração brilhante e tem a confiança de toda a classe política e empresarial do Rio de Janeiro.
Congratulo-me ainda com todos os colaboradores e funcionários do Jornal O Fluminense por essa data que é tão especial para eles quanto para nós.
Muito obrigado.