Pela Liderança durante a 81ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Denúncia de possíveis práticas irregulares pela Secretaria de Educação do Estado do Amazonas. (como Líder)

Autor
Alfredo Nascimento (PR - Partido Liberal/AM)
Nome completo: Alfredo Pereira do Nascimento
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • Denúncia de possíveis práticas irregulares pela Secretaria de Educação do Estado do Amazonas. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 17/05/2012 - Página 19130
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • DENUNCIA, ORADOR, REFERENCIA, IMPOSIÇÃO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESTADO DO AMAZONAS (AM), RELAÇÃO, PROFESSOR, ENSINO PUBLICO, REGIÃO, FATO, APROVAÇÃO, ALUNO REPETENTE, MOTIVO, REDUÇÃO, INDICE, REPROVAÇÃO POR AVALIAÇÃO, AUSENCIA, ENCAMINHAMENTO, OFICIO, AUTORIA, SENADOR, DESTINO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), OBJETIVO, INVESTIGAÇÃO, PROBLEMA.

            O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, a educação é um dos mais importantes gargalos e também a grande solução para o Brasil. São do conhecimento de todos nós os enormes desafios desse setor, que contemplam desde a necessidade de ampliar e democratizar o acesso à educação, em todos os seus níveis, até a premência de melhorar a qualidade do ensino. Também é do conhecimento de todos a demanda histórica por políticas públicas efetivas e eficazes de valorização e capacitaçao do professor, com a oferta de melhores salários e condições para a sua reciclagem sistemática.

            Esses são desafios que unem todas as instâncias governamentais e provocam também o Congresso Nacional, exigindo de nós não apenas o acompanhamento e fiscalização das

ações no setor, como também a busca por soluções e mecanismos que tornem possível o enfrentamento da enorme dívida do Brasil com a educação.

            Diante de tais desafios, Srª Presidenta, não é possível aceitar nenhuma tática que minimize os problemas, criando uma percepção falsa de avanços ou até mesmo acentuando defasagens. O desempenho do Brasil e de cada Estado, na educação, deve ser

conhecido na sua face mais real, para que os desafios possam ser enfrentados e os avanços fortalecidos.

            Chamo atenção para isso, unindo minha voz à de professores da rede estadual de ensino do Amazonas, meu Estado, que denunciaram, dias atrás, pela imprensa do Amazonas, estarem sendo forçados pela Secretaria de Educação a oferecer uma segunda chance a alunos reprovados por baixo desempenho escolar nos ensinos médio e fundamental. O

s professores denunciaram a manobra em que alunos reprovados ou com notas muito baixas e faltosos têm sido submetidos a provas extras e aprovados, para evitar uma redução nos índices de aprovação da rede escolar do Estado.

            O acinte é tamanho que o pagamento de bonificações aos professores tem sido atrelado ao desempenho de suas turmas. Muitos temem perder as parcelas de décimo-quarto e décimo-quinto salários, oferecidos como reconhecimento por seu d

esempenho em sala de aula.

            A Secretaria Estadual de Educação limitou-se a desmentir a denúncia, mas isso não basta.

            Srª presidente, esse atalho não levará a educação do amazonas a lugar nenhum. Hoje mesmo, tomamos conhecimento de que o brasil registrou, no ano passado, a maior taxa de reprovação no ensino médio registrada desde 1999. No ano passado, pouco mais de 13% dos estudantes matriculados no ensino médio repetiram a série que cursaram em 2010.

            Segundo o levantamento divulgado ontem pelo Ministério da Educação, o Amazonas é um dos cinco Estados brasileiros em que foram registrados os menores índices de repetência no ensino médio - apenas 6% dos alunos. Eu me pergunto: esse indicador registra avanços decorrentes de uma política educacional acertada ou é fruto da maquiagem denunciada pelos professores?

            O Governo do Estado deve uma satisfação à população do Amazonas. Uma explicação que afaste as dúvidas quanto à qualidade do ensino público e à lisura no processo de aprovação de nossos alunos.

            O alerta desses professores não pode ser menosprezado nem ignorado, pois o enfrentamento deste problema define o futuro de nossos jovens e crianças e indica qual Amazonas seremos nas gerações futuras.

            Por isso, estou encaminhaod ofício ao Ministério da Educação pedindo uma averiguação dessas denúncias e o esclarecimento desse tema tão importante para os nossos jovens no Amazonas.

            Era o que tinha a dizer, Srª Presidente.

            Muito obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/05/2012 - Página 19130