Pela Liderança durante a 86ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas à atuação da CPMI destinada a investigar as práticas criminosas desvendadas pelas operações "Vegas" e "Monte Carlo", da Polícia Federal.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO.:
  • Críticas à atuação da CPMI destinada a investigar as práticas criminosas desvendadas pelas operações "Vegas" e "Monte Carlo", da Polícia Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 23/05/2012 - Página 20398
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO.
Indexação
  • CRITICA, ATUAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, ENFASE, DENUNCIA, CORRUPÇÃO, EMPRESA DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, Srs. Senadores, há alguns meses, estive nesta tribuna chamando a atenção da Pátria, chamando a atenção dos meus queridos conterrâneos paraenses, devotos de Nossa Senhora de Nazaré.

            Eu dizia, aqui, que essa CPI, que o Governo mostrava para a Nação como séria, que o Governo parecia querer abrir, parecia esquisita. Eu dizia, naquela ocasião, que essa CPI, depois de ser instalada, seria uma pizza das maiores de todas que já passaram por aqui.

            O Governo, com essa CPI, desmoraliza a Nação. O Governo, com essa CPI, desmoraliza o Congresso Nacional, acaba com o Congresso Nacional. O que está acontecendo nessa CPI é uma desmoralização para o Senado, para a Câmara, para o Congresso Nacional.

            Brasileiros e brasileiras, vejam que um membro da CPI passa uma mensagem a um dos acusados, ao Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Passa uma mensagem do seu telefone - um dos membros da CPI! -, dizendo para o governador não se preocupar porque o Governo era do governador, estava com o governador, e o governador era amigo do Governo. “Não te preocupa. Nada vai pegar contigo. Pode pegar com qualquer um, Sérgio Cabral, menos contigo”, dizia o Deputado Vagareza, do PT. Vaccarezza ou Vagareza - sei lá. Eu prefiro ficar com vaga mesmo, Vagareza.

            Olhem, Brasil, a desmoralização desta CPI! Esse membro da CPI deveria sair imediatamente dessa comissão e deveria ser questionado. Ele deveria responder por essa frase! Ele deveria ir para o banco dos réus. O réu deveria também ser ele. Mas nada vai acontecer, Brasil. Os réus estão aí, e ele não vai pertencer a esse grupo, mesmo ficando comprovada a audácia da frase daquele Deputado.

            Blindar a Delta. O País está sob uma baita interrogação. Nação brasileira, como disse Pedro Simon, a Delta continua ganhando licitação. A Delta continua assinando contrato neste País. Ontem, assinou um contrato de 30 milhões! Pior, Brasil: ela não foi a ganhadora; ela tirou o terceiro lugar, Brasil, e assim mesmo deram para ela! É um país desmoralizado por esse PT! Por esse partido que assumiu esta Nação para acabar com o Congresso Nacional, para desmoralizar o Congresso Nacional, para roubar o povo brasileiro, para manipular, para não acontecer nada com aqueles que roubam o povo brasileiro.

            A Delta está rindo da cara de cada um. O mesmo Dnit, Brasil, foi que assinou o contrato ontem de R$30 milhões com a Delta. A Delta está rindo da cara dos brasileiros, porque sabe que o Governo a protege. Nada vai acontecer, Brasil. Nada!

            O que adianta esta Casa? Para que esta Casa, Brasil? Para que, se essa CPI é mais uma farsa? Mais uma patifaria. Para quê? Para que esta Casa? Eu pergunto, Brasil: o que estamos fazendo aqui? Papel de quê?

            O PT acabou com o Senado Federal. Acho que isso foi proposital. O PT, a cada dia, desmoraliza esta Casa. Acho que isso é proposital. O PT quer assim. O PT implantou no Brasil uma ditadura branca. Ele faz o que quer e dá ao povo brasileiro mais pobre aquilo de que precisa, para o povo brasileiro calar e ele poder fazer o que quer.

            Este é o País de hoje, Brasil. Não se iludam! Este é o País de hoje, Brasil.

            Muito obrigado, Presidenta.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/05/2012 - Página 20398