Pela ordem durante a 16ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Manifestação de repúdio à queima e à tentativa de assassinato de alguns moradores de rua na cidade de Santa Maria.

Autor
Rodrigo Rollemberg (PSB - Partido Socialista Brasileiro/DF)
Nome completo: Rodrigo Sobral Rollemberg
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Manifestação de repúdio à queima e à tentativa de assassinato de alguns moradores de rua na cidade de Santa Maria.
Publicação
Publicação no DSF de 28/02/2012 - Página 4046
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • MANIFESTAÇÃO, REPUDIO, FATO, TENTATIVA, HOMICIDIO, MENDIGO, LOCAL, REGIÃO ADMINISTRATIVA, DISTRITO FEDERAL (DF).

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB - DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta Ana Amélia, quero manifestar o meu repúdio a mais uma ação inaceitável, injustificável e hedionda que aconteceu na madrugada de sábado para domingo na cidade de Santa Maria, no Distrito Federal. Refiro-me à queima e à tentativa de assassinato de alguns moradores de rua, que dormiam na rua, naquele momento, naquela cidade. Um deles, o Sr. José Edson Nicolas de Freitas, de 26 anos, não resistiu porque teve 70% do seu corpo queimado e acabou vindo a falecer. O outro, Paulo César Maia, teve 20% do seu corpo queimado, com queimaduras no tórax, no abdômen, no braço esquerdo, na face e nos órgãos genitais.

            Acabo de falar com o diretor do Hospital Regional da Asa Norte, Dr. Paulo Feitosa, que me relata que a sua situação é estável, embora correndo ainda risco de vida porque, nesses casos, há sempre a possibilidade de infecções secundárias.

            Quero dizer que é uma questão de honra para todos nós moradores de Brasília e para todos nós brasileiros que esse crime seja desvendado e que os responsáveis sejam presos e exemplarmente punidos. Nós não podemos conviver com esse tipo de coisa.

            Há 15 anos, Brasília sofreu um episódio parecido, lamentável, que expôs de forma muito negativa a imagem da nossa cidade, quando um grupo de jovens de classe média, aqui no Plano Piloto, ateou fogo em um índio que dormia numa parada de ônibus, o índio Galdino Jesus dos Santos.

            É uma questão de honra, para as autoridades do Distrito Federal e para a população do Distrito Federal, que esse crime seja desvendado e que seus responsáveis sejam exemplarmente punidos.

            Muito obrigado, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/02/2012 - Página 4046