Fala da Presidência durante a 15ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração dos 107 anos de fundação do Rotary Internacional.

Autor
Waldemir Moka (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Waldemir Moka Miranda de Britto
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração dos 107 anos de fundação do Rotary Internacional.
Publicação
Publicação no DSF de 30/05/2012 - Página 3801
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, INSTITUIÇÃO BENEFICENTE, ASSISTENCIA SOCIAL, AMBITO INTERNACIONAL, REGISTRO, HISTORIA, ELOGIO, ATUAÇÃO, COMBATE, DOENÇA, POLIOMIELITE, MUNDO.

            O SR. PRESIDENTE (Waldemir Moka. Bloco/PMDB - MS) - Há número regimental. Declaro aberta a sessão.

            Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

            A presente sessão especial destina-se a comemorar os 107 anos da Fundação Rotary Internacional, nos termos do Requerimento nº 1.554, de 2011, do ilustre Senador da República, representante de Rondônia, Valdir Raupp.

            Aproveito e cumprimento, também, a minha amiga Marinha Raupp, Deputada Federal, e outros Srs. Senadores. (Palmas.)

            Convido para compor a Mesa o primeiro signatário da presente sessão, Exmº Sr. Valdir Raupp. (Palmas.)

            Convido o Diretor do Rotary Internacional, Dr. José Figueiredo Antiório. (Palmas.)

            Convido o Curador da Fundação Rotária, Antônio Hallage. (Palmas.)

            Convido o Secretário-Geral do Rotary Internacional, John Hewko. (Palmas.)

            Convido o Governador do Distrito 4530 do Rotary Internacional, Sr. Júlio César Pimentel Santana. (Palmas.)

            Convido o Governador do Distrito 4720 do Rotary Internacional, Sr. Arno Voigt. (Palmas.)

            E convido a todos para, de pé, cantarmos o Hino Nacional.

(Procede-se à execução do Hino Nacional Brasileiro.)

            O SR. PRESIDENTE (Waldemir Moka. Bloco/PMDB - MS) - Srªs Senadoras e Srs. Senadores, há 107 anos, no dia 23 de fevereiro de 1907, era fundada a primeira unidade do Rotary na cidade norte-americana de Chicago. A iniciativa partiu do advogado Paul P. Harris, que buscava criar algo que pudesse repetir na cidade grande o espírito de camaradagem, amizade e colaboração que havia nas pequenas cidades do interior.

            Harris certamente ficaria surpreendido positivamente se pudesse verificar o que é o Rotary hoje, mais de um século depois. Apenas no Brasil, são 38 distritos, mais de 2,3 mil unidades rotárias e aproximadamente 53 mil rotarianos. O nosso país é o terceiro em número de clubes e o quinto em termos de sócios.

            Só os números brasileiros certamente deixariam Harris cheio de orgulho e alegria. Mas o Rotary é muito mais do que números e estatísticas. O Rotary é uma ideia de que os homens têm coisas boas e, se estiverem imbuídos de um espírito de grupo, podem fazer o bem em prol da humanidade.

            Esse espírito rotariano está muito bem traduzido no Código de Ética do Rotary, criado em 1932 por Herbert J. Taylor. São quatro pequenas regras fáceis de serem memorizadas e, portanto, de serem postas em prática. Vejamos. Ao pensar, dizer ou fazer, devemos submeter nossas ideias ou ações a quatro critérios. Em primeiro lugar: é verdade? Em segundo lugar: é justo para todos os interessados? Em terceiro lugar: criará boa vontade e melhores amizades? E, em quarto lugar: será benéfico para todos os interessados? Se posto em prática, esse guia simples pode ser meio para tornar as nossas vidas e as de nossas famílias mais felizes, bem como tornar as nossas comunidades lugares melhores para se viver.

            Esse espírito ético do Rotary, como não poderia deixar de ser, também se traduz no evento programado para a celebração dos 107 anos de existência da entidade. Batizado de "Elimine a pólio agora", ele visa arrecadar fundos que possam colaborar com o objetívo de erradicar a poliomielite de todo o Planeta. Ainda existem alguns países que convivem de maneira endémica com a doença, além de outros com casos eventuais. O projeto de erradicação levado a cabo pelo Rotary se iniciou em 1985 e os rotarianos contribuíram até agora com mais de US$800 milhões. No momento, a comunidade rotariana encontra-se dedicada ao objetivo de eliminar definitivamente a doença da face da Terra.

            Assim, nesses 107 anos de existência, a entidade tem se dedicado de maneira integral a promover o bem da humanidade.

            Parabéns ao Rotary Internacional!

            Faço votos para que continuem com suas atividades e o Congresso Nacional brasileiro, como sempre, está a postos para colaborar no que for possível.

            Muito obrigado pela atenção.

            Passo agora a palavra ao primeiro orador inscrito, autor do requerimento que originou esta sessão solene, o Senador Valdir Raupp. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/05/2012 - Página 3801