Pela Liderança durante a 92ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas ao ex-Presidente Lula, que estaria pressionando o STF para absolver envolvidos no processo do “mensalão”. (como Líder)

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
CORRUPÇÃO.:
  • Críticas ao ex-Presidente Lula, que estaria pressionando o STF para absolver envolvidos no processo do “mensalão”. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 30/05/2012 - Página 22108
Assunto
Outros > CORRUPÇÃO.
Indexação
  • CRITICA, DESTINAÇÃO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, MOTIVO, ACUSAÇÃO, TENTATIVA, ABSOLVIÇÃO, PESSOAS, REU, PROCESSO, CORRUPÇÃO, PAGAMENTO, MESADA, CONGRESSISTA.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, Srs. Senadores, hoje os jornais e a imprensa brasileira mostram aquilo que, por muitas vezes, falei aqui desta tribuna. Nós estamos caminhando para uma ditadura ou nós estamos dentro de uma ditadura branca.

            Como é que o ex-Presidente da República, considerado um homem popular neste País por ter prosseguido com aquilo que Fernando Henrique lançou e criou, que foi o Bolsa Família, num País tão pobre como o nosso, como é que esse homem pressiona a todo custo o Supremo Tribunal Federal para absolver aqueles que estão envolvidos no mensalão?

            Meu querido País, minha querida terra de Nossa Senhora de Nazaré, meu querido Pará, o Lula foi ao escritório do Jobim falar com o Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, para pressionar, ameaçar o Ministro para votar a favor daqueles que estão enrolados no caso do mensalão.

            Ô meu Brasil querido, onde estamos?

            A imprensa hoje de todo o Brasil acorda assustada com esse ato do ex-Presidente Lula. Ainda tem a coragem de dizer ao Ministro que o José Dirceu está apavorado com o julgamento do mensalão, Presidenta. Aquele José Dirceu que, a mando da Presidência da República, comprava Deputados para votarem com o Governo. Era o famoso mensalão, o maior escândalo da história deste País.

            Na primeira vez em que o governo pretendeu abrir uma CPI aqui, eu desconfiei imediatamente e vim a esta tribuna dizer que era um fato programado. Era um fato programado para desviar o foco do julgamento do mensalão. Foi o Lula que chamou Senadores e Deputados e, imediatamente, determinou a criação da CPI, para tirar o foco, para que a população brasileira pudesse esquecer o julgamento do mensalão, a maior tragédia de corrupção neste País. Aliás, o PT implantou neste País centenas e centenas de tragédias de corrupção.

            E ainda aparece o ex-Presidente Lula, Brasil querido, minha querida Terra, Pátria amada, para pressionar! Olhem o que diz a Veja, em várias páginas. Aliás, toda a imprensa brasileira amanheceu esta semana assustada com a atitude do Presidente. O Presidente Lula foi flagrado! O Presidente Lula pressiona fazendo ameaças ao Ministro Gilmar Mendes, dizendo-lhe assim: ou tu fazes, ou então vou te dedurar; ou tu votas a favor daqueles que roubaram, dos meus amigos, daqueles que trouxeram à Nação o maior escândalo da sua história, ou então, Ministro, vou começar a falar mal de ti e te acusar!

            Ex-Presidente Lula, onde estamos? Que afronta é essa, Presidente? Isso é uma coisa muito séria! Isso é uma coisa muito séria, Brasil!

            Este País não pode continuar assim. Pressão exercida sobre alguém para obter dinheiro ou favores mediante ameaça de revelação de fatos criminosos ou escandalosos, verídicos ou não, é crime, Presidenta! É crime, Presidenta! É crime, Brasil!

            Pressionar...

(Interrupção do som.)

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - Para encerrar, Senador.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - (...) para absolver os mensaleiros...

            Ei, Lula! Para com isso, Lula! Não faça isso, Lula! Isso é uma vergonha nacional, Lula! Como é que tu queres proteger... Por mais que sejam teus amigos, Lula, tu não podes fazer isso com o teu País. Tu não podes desmoralizar tua pátria.

            Se esses mensaleiros forem absolvidos, a tua pátria estará desmoralizada, Lula. Tu não podes desmoralizar tua pátria, ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva!

            Terminou?

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) -Há bastante tempo.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Que vergonha, Presidenta! Oh, Pátria amada!

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - Foram quatro minutos a mais. Vou pedir a V. Exª que conclua seu pronunciamento.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Presidenta, só quero mandar um beijo para essa bandeira. Olho para ela e vejo: Ordem e Progresso. Respeita-a, Lula! Respeita essa bandeira! Respeita a Nação! Deixe o julgamento ocorrer normalmente, Lula! Não envergonhe a Pátria!

            Muito obrigada, Presidenta.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/05/2012 - Página 22108