Comunicação inadiável durante a 92ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da Semana Industrial e da 1ª Rondônia Rural Show, no Estado de Rondônia.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
POLITICA INDUSTRIAL, POLITICA AGRICOLA.:
  • Registro da Semana Industrial e da 1ª Rondônia Rural Show, no Estado de Rondônia.
Publicação
Publicação no DSF de 30/05/2012 - Página 22121
Assunto
Outros > POLITICA INDUSTRIAL, POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, EVENTO, SEMANA, INDUSTRIA, ESTADO DE RONDONIA (RO), OBJETIVO, AMPLIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, SETOR, REGIÃO, AUMENTO, INVESTIMENTO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL.
  • REGISTRO, OCORRENCIA, FEIRA, AGRICULTURA, TECNOLOGIA, REALIZAÇÃO, MUNICIPIO, JI-PARANA (RO), ESTADO DE RONDONIA (RO).

            O SR. VALDIR RAUPP (Bloco/PMDB - RO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente Senadora Marta Suplicy, Srªs e Srs. Senadores, quero fazer o registro da realização de dois eventos bastante significativos para o setor produtivo de Rondônia.

            A economia estadual vive momento de grande efervescência graças a alguns eventos como a construção das usinas hidrelétricas de Santo António e Jirau.

            O primeiro evento foi a Semana Industrial, realizada entre os dias 21 e 25 de maio. Promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), contou com o patrocínio da CNI - Confederação Nacional da Indústria, Fiero/Procompi, Caixa Económica Federal, Banco do Brasil, Santo Antônio Energia, Energia Sustentável do Brasil e Camargo Corrêa.

            Na sessão de abertura, estive presente e me pus à disposição da Federação das Indústrias e de Rondônia no que fosse preciso para dar continuidade ao ciclo de desenvolvimento que tem se dado no Estado. Acredito, Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, que é preciso aproveitar o momento para levar algumas novas indústrias para Rondônia. O Estado tem energia, logística de transporte e incentivos fiscais. É necessário fazer uso dessa janela de oportunidades para que se siga em frente na trilha do desenvolvimento.

            Fiquei também muito satisfeito em ouvir, na cerimônia de abertura, o Dr. Denis Baú, Presidente da Federação das Indústrias, ressaltar o fato de que o sistema Fiero trabalha por uma indústria sustentável não só na maneira de lidar com a natureza, mas também na busca de processos de produção mais ricos; ao investir na inovação e na tecnologia; sustentável ao reduzir consumo de energia e água e, ao mesmo tempo, investindo em escolas e professores qualificados; sustentável ao ser competitivo na produção e responsável no momento de consumir.

            O Dr. Denis observou também que esse é o caminho para a indústria de Rondônia. Parabéns ao presidente da Fiero, a toda a sua equipe e à comunidade industrial do Estado, firmemente comprometida em aliar desenvolvimento com sustentabilidade.

            O segundo evento merecedor de registro é a 1ª Rondônia Rural Show, feira de tecnologia e oportunidades de negócios agropecuários, aberta no dia 24 de maio, quinta-feira, na cidade de Ji-Paraná, no centro do Estado de Rondônia, e que se estendeu até o domingo, dia 27.

            Promovida pelo Governo do Estado, por meio da Seagri - Secretaria de Agricultura, Pecuária e Modernização Fundiária, é a primeira iniciativa do gênero em Rondônia, realizada pela iniciativa do Governador Confúcio Moura. A feira foi criada para criar oportunidades de negócios tanto para os grandes quanto para os pequenos produtores rurais. Calcula-se que R$150 milhões foram investidos em razão do evento - financiamentos de máquinas a juros zero, principalmente para o pequeno produtor.

            E Rondônia tem mais de 90 mil pequenos produtores rurais.

            É claro que lá foi comercializado para o grande, para o médio, mas, sobretudo o pequeno produtor teve os seus equipamentos financiados a juro zero. É uma iniciativa do Governo do Estado, e, com certeza, esse modelo se seguirá nas feiras agropecuárias que começarão acontecer a partir do mês de junho em todo o Estado de Rondônia.

            A Feira ocupa papel fundamental na modernização da agricultura do Estado porque, diferentemente de outras iniciativas, essa foi dedicada exclusivamente à difusão de novas tecnologias destinadas a aumentar a produtividade agrícola.

            Seja no campo, seja na indústria, o governo e o setor produtivo de Rondônia têm trabalhado com afinco para aproveitar as oportunidades que têm surgido para o Estado. Há um ciclo de desenvolvimento em andamento e todos os esforços 
têm sido feitos para que essa oportunidade única de desenvolvimento seja aproveitada.

            Era o que tinha a dizer., Srª Presidente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/05/2012 - Página 22121