Discurso durante a 91ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal

Entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados, Srs. Assis Gurgacz, José Carlos da Silva Júnior, Ricardo Coimbra de Almeida Brennand e Said Samou Salomão in memorian.

Autor
Cícero Lucena (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PB)
Nome completo: Cícero de Lucena Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados, Srs. Assis Gurgacz, José Carlos da Silva Júnior, Ricardo Coimbra de Almeida Brennand e Said Samou Salomão in memorian.
Publicação
Publicação no DSF de 30/05/2012 - Página 22031
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, GANHADOR, PREMIO, EMPRESARIO, INDUSTRIA, CONTRIBUIÇÃO, ECONOMIA NACIONAL, PROGRESSO, BRASIL, ENFASE, CONGRATULAÇÕES, DESTINAÇÃO, EX VICE GOVERNADOR, ESTADO DA PARAIBA (PB), MOTIVO, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, INDUSTRIALIZAÇÃO, PAIS.

            O SR. CÍCERO LUCENA (Bloco/PSDB - PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, senhores integrantes da Mesa, homenageados José Carlos da Silva Júnior, Ricardo Coimbra de Almeida Brennand, Assis Gurgacz e os familiares de Said Samou Salomão, falar de José Carlos da Silva Júnior não é tarefa das mais difíceis. Ao comemorar, este ano, 60 anos de sua empresa já traduz a robusteza de um empresário nordestino que vivenciou e sobreviveu a grandes períodos de inflexão da vida econômica, política e social brasileira.

            Iniciou ainda muito jovem o comando de uma empresa torrefadora de café, nos anos 50, em Campina Grande, na nossa querida Paraíba. Afeito ao risco, sempre considerou que somente com muito trabalho e com dedicação exclusiva poder-se-ia diminuir as chances de insucesso a que todo investimento está submetido.

            José Carlos foi assim durante toda essa longa trajetória. Ao seu lado sempre teve o apoio e a dedicação de sua família, da sua esposa Virgília Henriques de Oliveira Carlos e seus filhos Eduardo Carlos, Ricardo de Oliveira Carlos e Eliane Freire, além do seu genro e de suas noras.

            Adepto das tecnologias novas, quando estas ainda criavam vantagens competitivas duradouras, investiu no que havia de mais moderno no mundo, para suas empresas.

            Quando descobriram que a tecnologia de extrusão do plástico poderia ser utilizada na fabricação de alimentos, José Carlos foi o primeiro empresário brasileiro a importar da Alemanha essa novidade, e por mais de uma década sua empresa era a única no hemisfério sul a utilizar essa tecnologia.

            Sua empresa, em 1982, celebrou, com a Bosch embalagens da Alemanha, o maior contrato de fornecimento para a América Latina com a compra de uma dúzia de máquinas computadorizadas para empacotar seus produtos de milho, que nessa época já era líder de mercado, no Brasil, na fabricação de flocos de milho.

            Outra grande façanha desse empresário deu-se na área de logística, no transporte de milho, numa região com tanta dificuldade como a do Nordeste. Utilizava-se do modal marítimo e do ferroviário para abastecer sua fábrica com grãos embarcados no Porto de Paranaguá ou na Argentina para o Porto de Cabedelo, na Paraíba.

            De lá, os grãos eram transportados por ferrovia até sua fábrica em Campina Grande. Com instalações modernas e de alta produtividade, construídas por uma empresa francesa, José Carlos investia na infraestrutura, antevendo e solucionando problemas relativos a uns dos principais gargalos do nosso País ao seu desenvolvimento, que é o da logística.

            A qualidade sempre foi um atributo presente em tudo o que esse empresário fez. No início dos anos oitenta, viajou ao Japão para aprender sobre Qualidade Total. Sua empresa ganhou prêmios nacionais e elegeu, em 1992, uma colaboradora como Operária Padrão do Brasil.

            José Carlos não se dedicou apenas à sua empresa. Prestou grandes contribuições à nossa sociedade, participando de várias entidades estaduais e nacionais, entre as quais como fundador da ABIC - Associação Brasileira das Indústrias de Café, que dirigiu por dois mandatos, onde se destacou, entre outros, pelo trabalho do Selo de Qualidade da ABIC para o café.

            Foi um dos fundadores da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba. Com sua visão de futuro identificou ser importante instalar a sede da FIEP em Campina Grande - simbolismo maior com o compromisso e o desenvolvimento do interior da Paraíba. No Brasil, apenas dois Estados possuem suas sedes no interior, Paraíba e Piauí. A FIEP que chegou a Campina com a força de José Carlos irradia o seu desenvolvimento aos 223 municípios da Paraíba.

            José Carlos participou, também, da política, tendo sido nosso Vice-Governador da Paraíba e também tendo sido Senador, em um período, como suplente do então Senador Ronaldo Cunha Lima, e que nos deu prazer de assumir várias vezes o mandato como Senador.

            Sua respeitada empresa de alimentos, a São Braz S/A, produz hoje mais de 150 mil toneladas de alimentos, numa diversificada linha de mais de 200 itens, presentes em todos os Estados nordestinos e no interior de São Paulo, com um crescimento invejável de 20% ao ano, nos últimos anos.

            O Grupo São Braz está presente, também, em outros setores da economia....

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. Bloco/PMDB - AP) - Senador Cícero, eu pediria licença a V. Exª para interrompê-lo apenas para dizer que registro a presença, nesta sessão, do Ministro do Tribunal de Contas da União, José Múcio.

            O SR. CÍCERO LUCENA (Bloco/PSDB - PB) - Com muito prazer.

            O Grupo São Braz está presente, também, em outros setores da economia, como revendas de veículos na Paraíba, no Rio Grande do Norte e em Tocantins.

            A área de comunicação é outra atividade do Grupo com a Rede Paraíba de Comunicação onde é associado da Rede Globo na Paraíba, em duas unidades, cobrindo todo o Estado, sendo uma em João Pessoa e outra em Campina Grande.

            Rádios FM e AM e o Jornal da Paraíba, que no ano passado completou 40 anos, complementam seus investimentos em comunicação, com um trabalho que honra a Paraíba pela qualidade com que oferece a notícia e como defensora intransigente do processo democrático.

            Entregar a José Carlos este diploma é um reconhecimento merecido pelo trabalho que este empresário empreendeu pelo Brasil e, sem dúvida, vai premiar um brasileiro que se destacou pelo arrojo, pela ousadia com uma marca singular com que sempre enfrentou os desafios: dedicação e muito trabalho.

            O Nordeste pode muito mais.

            Esta homenagem simboliza o sentimento de todos os paraibanos. É o reconhecimento ao empresário que é símbolo de empreendedor moderno, que prima pelo desenvolvimento do seu Estado, da sua Região e do Brasil, olhando para o futuro, pautado na ética e no compromisso social.

            José Carlos da Silva Júnior, com a história exemplar de seu percurso pessoal, tal como o personagem do gênio de Machado de Assis, devassa o futuro com todas as suas auroras.

            Era o que tinha a dizer.

            Sem antes registrar também, Sr. Presidente, com muito prazer, a presença, simbolizando todos da Paraíba que aqui se encontram presentes na pessoa do Presidente da Assembleia Estadual da Paraíba, o Deputado Ricardo Marcelo.

            Muito obrigado e que Deus proteja a todos! (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/05/2012 - Página 22031