Discurso durante a 91ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal

Entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados, Srs. Assis Gurgacz, José Carlos da Silva Júnior, Ricardo Coimbra de Almeida Brennand e Said Samou Salomão in memorian.

Autor
Acir Gurgacz (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RO)
Nome completo: Acir Marcos Gurgacz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados, Srs. Assis Gurgacz, José Carlos da Silva Júnior, Ricardo Coimbra de Almeida Brennand e Said Samou Salomão in memorian.
Publicação
Publicação no DSF de 30/05/2012 - Página 22035
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, GANHADOR, PREMIO, EMPRESARIO, MOTIVO, CONGRATULAÇÕES, DESTINAÇÃO, PAI, ORADOR, FATO, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, TRANSPORTE, AUXILIO, DESENVOLVIMENTO, PAIS.

            O SR. ACIR GURGACZ (Bloco/PDT - RO. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente José Sarney, Srs. Ministros, senhores agraciados, Srªs e Srs. Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais, Prefeitos, Vereadores aqui presentes, os familiares dos agraciados, é uma honra muito grande participar desta homenagem que o Senado Federal faz aos empresários que contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento do nosso País, concedendo-lhes o Diploma José Ermírio de Moraes.

            Estes empresários são sem dúvida grandes empreendedores, construtores desse nosso grandioso País, e merecem todas as nossas homenagens.

            Sinto-me muito honrado aqui quando um dos homenageados é o meu pai, o senhor Assis Gurgacz, que tem uma trajetória de vida que caminha pari passu com a história de desenvolvimento do nosso grandioso País, e com quem tive a honra de iniciar minha trajetória profissional, bem como compartilhar muitos momentos no processo de formação e colonização do nosso Estado de Rondônia, meu Estado do coração, que hoje tenho o prazer e a honra de representar aqui no Senado Federal.

            Filho de descendentes de imigrantes poloneses que se instalaram no Paraná, meu pai nasceu no dia 31 de maio de 1941, no município de Cruz Machado. Foi em busca de melhores oportunidades de trabalho e de negócios que, aos 16 anos, migrou para o Oeste do Paraná, fixando-se na cidade de Cascavel.

            Ali, dedicou-se ao comércio, inicialmente no açougue da família, e depois como transportador de mercadorias em um caminhão entre o Estado do Paraná e o Estado de São Paulo.

            Mas o seu sonho, desde menino, era ter um ônibus. E foi perseguindo esse sonho, superando muitos obstáculos, vencendo muitos desafios, que construiu uma empresa de transportes rodoviários do País, a Empresa União Cascavel, hoje conhecida como Eucatur, que atua em todo o território nacional, e principalmente no nosso Estado de Rondônia e no Estado do Paraná.

            Parece que o meu pai, o Sr. Assis Gurgacz, já nasceu sonhando com o futuro e, ao longo de sua jornada, foi conquistando o seu espaço. Com o seu empreendedorismo ele encurta distâncias no transporte, mostra a cara do Brasil nos meios de comunicação, faz crescer o País na mineração e na construção civil; cuida da saúde de muita gente e prepara as novas gerações com educação e qualidade para o futuro.

            Esse é o empreendedor Assis Gurgacz uma pessoa além de seu tempo, o chefe da família, o pai, o conselheiro, o empresário, o sonhador e um grande amigo. Sem fronteiras, sem limites, seu Assis tem dado de fato uma grande contribuição para o desenvolvimento do nosso País, e hoje continua abrindo caminhos para uma sociedade mais justa, mais consciente e mais preparada para o Brasil de amanhã. Parabéns meu pai, pelo exemplo de vida, pelos seus ensinamentos e pelo seu espírito empreendedor que nos inspira e nos faz acreditar que é sempre possível fazer melhor para os nossos filhos, para as futuras gerações.

            Em nome da minha mãe, dona Nair - que tenho o prazer de olhar para a senhora e tê-la aqui conosco neste dia tão especial -, em nome dos meus irmãos - que aqui estão todos aqui presentes: o Algacir, a Jaqueline, o Assis Marcos -, a minha esposa Ana Maria, o meu filho Assis Neto, além de todos os meus tios, sobrinhos, seu neto, seu bisneto também, enfim, de todos os nossos parentes e amigos que sempre estiveram ao seu lado e se guiaram pelos seus passos, o nosso muito obrigado por nos mostrar o caminho correto, o caminho do trabalho e da perseverança. Parabéns por tudo o que senhor representa para todos nós, para a sua família, para os seus amigos e para aquelas pessoas que o conhecem!

            Muito obrigado! Parabéns também a todos os homenageados e àquelas pessoas que vieram nos prestigiar. Muito obrigado! (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/05/2012 - Página 22035