Discurso durante a 91ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal

Entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados, Srs. Assis Gurgacz, José Carlos da Silva Júnior, Ricardo Coimbra de Almeida Brennand e Said Samou Salomão in memorian.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados, Srs. Assis Gurgacz, José Carlos da Silva Júnior, Ricardo Coimbra de Almeida Brennand e Said Samou Salomão in memorian.
Publicação
Publicação no DSF de 30/05/2012 - Página 22036
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, GANHADOR, PREMIO, EMPRESARIO, INDUSTRIA, CONTRIBUIÇÃO, ECONOMIA NACIONAL, PROGRESSO, PAIS.
  • HOMENAGEM, ACIR GURGACZ, VICE-GOVERNADOR, ESTADO DE RONDONIA (RO), MOTIVO, HISTORIA, CONTRIBUIÇÃO, TRANSPORTE, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, REGIÃO.

            O SR. VALDIR RAUPP (Bloco/PMDB - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em nome do Sr. Assis Gurgacz, cumprimento todos os agraciados, neste dia, com o Diploma José Ermírio de Moraes. Quero cumprimentar Dona Nair, esposa do Sr. Assis, que, junto com ele, há 40 anos, fez a primeira viagem com o Sr. Assis dirigindo um ônibus, abrindo a linha Paraná-Rondônia em 1972. Cheguei um pouco depois, em 1977. Cinco anos depois cheguei em Rondônia. Morava na mesma região do Paraná, morava em Medianeira, e o Sr. Assis morava em Cascavel, mas não nos conhecíamos. Fomos nos conhecer em Rondônia.

            Cumprimento o Vice-Governador do meu Estado, Airton Gurgacz, e, em nome dele, quero cumprimentar todos os familiares do Sr. Assis. Quero dizer que o Sr. Assis é um exemplo de empreendedor, espírito aventureiro e empreendedor. Aventureiro porque saiu do Paraná e foi abrir uma linha onde não tinha asfalto. Tudo era chão do Mato Grosso até Rondônia, quando se levava oito, dez dias, às vezes, no período das chuvas, em atoleiros. E teve sucesso. Sucesso no transporte, sucesso na mineração - como já foi dito pelo Senador Acir - com a indústria de granitos da Amazônia, no ramo do ensino superior. Deve ter mais de 30, 40 cursos superiores atendendo toda a região do oeste paranaense, Cascavel, Toledo e toda aquela região.

            Então, queria, Sr. Assis, externar aqui as nossas homenagens em nome do povo de Rondônia, por tudo aquilo que o senhor fez pelo nosso Estado. Rondônia é o que é hoje, graças à quantidade de gente que a Eucatur e a União Cascavel transportaram desde a primeira viagem e até o dia de hoje ainda transportando gente para o Estado de Rondônia.

            Rondônia é um Estado novo, um Estado promissor, um Estado que cresce acima da média nacional, e o senhor contribuiu muito com isso. Então quero aqui desejar sucesso e tenho certeza absoluta de que Deus, que o guiou até agora, vai continuar guiando os seus passos, além dos 100 anos, para que continue desenvolvendo o Estado de Rondônia, o Paraná e todo o Brasil.

            Parabéns ao senhor e a todos os agraciados! Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/05/2012 - Página 22036