Pela Liderança durante a 93ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários acerca da reunião ocorrida entre a Bancada do Nordeste e o Ministro da Integração Nacional para defesa de interesses da Região Nordeste.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Comentários acerca da reunião ocorrida entre a Bancada do Nordeste e o Ministro da Integração Nacional para defesa de interesses da Região Nordeste.
Publicação
Publicação no DSF de 31/05/2012 - Página 22441
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, OCORRENCIA, REUNIÃO, PARTICIPAÇÃO, BLOCO PARLAMENTAR, REGIÃO NORDESTE, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, DEBATE, PROBLEMA, CALAMIDADE PUBLICA, INTERIOR, REGIÃO SEMI ARIDA, MOTIVO, AGRAVAÇÃO, SECA, DEFESA, POLITICAS PUBLICAS, AUXILIO, VITIMA, INVESTIMENTO, PROJETO, TRANSPOSIÇÃO, AGUA, RIO, OBJETIVO, SUSTENTABILIDADE, PRODUÇÃO AGROPECUARIA.

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Bancada do Nordeste teve uma reunião hoje, pela manhã, com o Ministro da Integração, Fernando Bezerra. Dessa Bancada eu participo, na defesa dos interesses da região.

            Lá eu pude sentir, pelos pronunciamentos efetivados por Parlamentares de todos os Estados de nossa região, o quanto de preocupação existe, no seio da nossa comunidade, com o recrudescimento dessa seca, uma das mais drásticas, mais vigorosas, mais fortes das últimas décadas. Quase 900 Municípios estão sendo envolvidos nesse instante com repercussões dessa seca. Várias reivindicações foram feitas ao Ministro Fernando Bezerra. Ele acentuou que as obras de infraestrutura estão sendo tocadas - adutoras, obras de irrigação, recursos hídricos - para que, em épocas futuras, o Nordeste possa enfrentar com tenacidade todos esses fenômenos climáticos que dão prejuízo à nossa economia, fazem sofrer o nosso sertanejo, abandonar a nossa terra, procurar outras plagas diferentes para sua sobrevivência, a exemplo de São Paulo e outros Estados do sul do País, que não têm mais como empregar o povo nordestino, que, ali chegando, irá sofrer, sem dúvida alguma, as consequências de uma urbanização crescente, de violência cada vez maior, que se abatem sobre nossas cidades.

            O melhor será, acentuou o Ministro Fernando Bezerra, executar obras que possam fixar o sertanejo ao seu habitat.

            Há poucos instantes, eu estava lendo o depoimento candente, triste, de uma sertaneja de Pernambuco, por nome de Rosângela, que dizia a uma jornalista que estava ali averiguando os efeitos da seca em Pernambuco, como de resto acontece em toda a região nordestina: “Já vendi os oito bodes que eu tinha, e o dinheiro já está desaparecendo. Eu não tenho mais como sobreviver”.

            É triste a gente ver, circulando por aquelas estradas nordestinas, cabeças de gado sendo trucidadas pela seca, ali sendo comidas pelos urubus, ao longo de nossa passagem, como consequência dessa seca avassaladora que se abate sobre a nossa região.

            É o momento de pensarmos não apenas em atender ao sertanejo nesta emergência, fazendo com que ele não saia do seu lugar e não venha a passar nem fome nem sede. Para tanto, o Governo tem de tomar as providências cabíveis no sentido de amparar o sertanejo neste momento de aflição e de urgência.

            Mas as obras que irão garantir o futuro dessa gente terão de ser tocadas e estão sendo tocadas, notadamente aquelas que se referem ao fortalecimento da agricultura familiar e ao fornecimento...

            Senador, infelizmente, não posso dar-lhe um aparte, porque estou falando como Líder. Mas eu daria, com muito prazer, a V. Exª, que é um nordestino de quatro costados; foi Governador de Brasília, mas sempre com o pensamento voltado para Pernambuco, onde V. Exª nasceu.

            Então, Sr. Presidente, eu gostaria de dizer apenas que, nesta reunião, eu destaquei que o Estado de Sergipe tem vários projetos em andamento, mas ressaltei um deles. Do ponto de vista do atendimento das necessidades futuras do sertanejo, das necessidades econômicas de nossa região, principalmente da bacia leiteira, da qual faz parte Nossa Senhora da Glória, no Estado de Sergipe, e outros Municípios, como Canindé, Poço Redondo, Feira Nova, Monte Alegre, esta região será beneficiada com a implantação do Projeto Xingó, uma obra magnânima que vai puxar a água do rio São Francisco, vindo lá de Paulo Afonso, atravessando esta vasta região, dando milhares e milhares de empregos, proporcionando não só aos animais a sedentação, mas água para a população e, além disso, a garantia de que a produção leiteira não sofrerá solução de continuidade, o que significa, sem dúvida alguma, um grande alento...

(Interrupção do som.)

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE) - ... para o povo do semiárido da região do Estado de Sergipe.

            Portanto, a minha palavra neste instante é de solidariedade ao povo do Nordeste, e o reconhecimento de que outras ações devem ser implementadas, não só em nível de Executivo, como também em nível de Legislativo, a exemplo do fundo de revitalização do rio São Francisco, para salvar o Velho Chico. E também outro projeto, que é de autoria do Deputado Federal João Leão, da Bahia, que é a criação de um fundo de sustentabilidade do semiárido, porque o semiárido tem recursos naturais muito importantes advindos da Caatinga, que é um bioma dos mais importantes da nossa região e que está sendo, sem dúvida alguma, objeto de preocupação não só do Brasil como do mundo inteiro.

(Interrupção do som.)

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE) - ... de dar apoio integral a esses projetos, o da revitalização do São Francisco, que nasceu aqui no Senado Federal, com uma PEC de nossa autoria que, há cerca de dez anos, ainda se encontra na Câmara dos Deputados aguardando tão somente a Mesa pôr em votação.

            Por isso, quero destacar essa reunião que houve com o Ministro da Integração e também com a participação de Deputados e Senadores, presidida pelo Deputado José Guimarães, que é o Presidente da Bancada Parlamentar do Nordeste, que teve essa iniciativa louvável de levar ao Ministro da Integração essas preocupações da nossa região e do sofrimento do nosso povo nordestino, do nosso povo sertanejo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/05/2012 - Página 22441