Discurso durante a 93ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Crítica ao PT pelo “mensalão” e por suposto diálogo ocorrido entre o Ministro Gilmar Mendes e o ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CORRUPÇÃO.:
  • Crítica ao PT pelo “mensalão” e por suposto diálogo ocorrido entre o Ministro Gilmar Mendes e o ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.
Publicação
Publicação no DSF de 31/05/2012 - Página 22473
Assunto
Outros > CORRUPÇÃO.
Indexação
  • CRITICA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), REFERENCIA, PAGAMENTO, PROPINA, MESADA, CONGRESSISTA, TENTATIVA, INTERFERENCIA, GILMAR MENDES, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF).

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho a esta tribuna, nesta tarde, me somar a vários oradores que estiveram aqui para comentar mais um escândalo promovido, nada mais nada menos, pelo Partido dos Trabalhadores, pelo seu grande líder e ex-presidente desta Pátria.

            Se não bastasse a desmoralização que já causaram ao Congresso Nacional, propositadamente, para poder comandar os rumos da legislatura desta Nação. Se não bastasse desmoralizar o Congresso Nacional, a Câmara dos Deputados, o Senado Federal. Se mandássemos hoje fazer uma pesquisa em relação a este Senado, se mandássemos hoje fazer uma pesquisa em relação à Câmara Federal, se mandássemos hoje fazer uma pesquisa em relação ao Congresso Nacional, iríamos verificar que os brasileiros e brasileiras encontram-se decepcionados com o Congresso Nacional.

            Arriscaria dizer que mais de 70% dos brasileiros e brasileiras não acreditam mais no Congresso Nacional. E essa descrença começa fundamentalmente na era Lula, na era em que o ex-presidente da República, com seus assessores, aqueles que estão envolvidos no mensalão, tipo José Dirceu e outros, compravam parlamentares para votar nos interesses do Governo, trocavam favores, como até hoje a Presidenta da República troca, através de cargos públicos e através de emendas no orçamento. Mas, naquela época, o presidente foi além: o presidente mandava dinheiro para comprar parlamentares para ficarem submissos à Presidência da República, ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E aí esta Casa e aí a Câmara Federal e aí o Senado Federal e aí o Congresso Nacional começaram a entrar na descrença do povo brasileiro.

            Agora, com esse episódio, Nação querida, se verifica a audácia, se verifica a situação de desequilíbrio em que se encontram os petistas em relação ao julgamento do mensalão. Dizem que José Dirceu está apavorado. Eles todos já deveriam, há muito tempo, estar na cadeia, porque foram eles que começaram a anarquia neste País, foram eles que começaram, através do mensalão, comandado pelo Presidente Lula, a desmoralização do Congresso Nacional, do Legislativo nacional, propositadamente, Nação, para que todos ficássemos na mão do Presidente Lula, com exceção de alguns. Com exceção de alguns que zelam pela Pátria; com exceção de alguns que não se vendem; com exceção de alguns que têm amor à Nação; com exceção de alguns que respeitam os votos que tiveram; com exceção de alguns que respeitam suas famílias. Aqueles que não se curvam; aqueles que não obedecem; aqueles que não se ajoelham diante do pé do Presidente ou da Presidenta, deste partido que criou um germe nacional: o germe da corrupção.

            Meu Senador Pedro Taques, que moral! Que moral, meu caro Senador, que moral tem esse partido hoje ao tentar querer desmoralizar uma Corte, a Corte mais suprema deste País? Que moral tem esse partido, através do seu ex-presidente, em tentar desmoralizar aquilo que nos resta de credibilidade, aquilo que nos resta de crença, aquilo que nos resta de esperança, aquilo que nos resta de confiança, brasileiros e brasileiras, que é Supremo Tribunal Federal? Nesse ainda a população brasileira acredita, nesse ainda a população brasileira confia.

            Essa Corte não se curva às ordens de ninguém. Essa Corte tem mostrado à Nação que é uma Corte ímpar, que é uma Corte séria, de homens de inteligências singulares, de homens que honram a sua Pátria, de homens sérios, muito diferente do Senado e da Câmara Federal. Bem diferente, Nação brasileira. Mas o Lula, mesmo assim, cinicamente, com a cara mais cínica e lambida, procura ministro sério de uma Casa séria, o membro de um tribunal que honra a Pátria e lá, através de uma pressão comprovada... Não adianta dizer que isso é fofoca, não adianta tentar agora amenizar a situação. A situação está posta, foi posta pelo membro do Supremo Tribunal Federal. Foi posta por um ministro sério, que já foi presidente daquela Corte, a maior Corte do País, que não escondeu, que falou à Nação, que falou à imprensa deste País, que disse à imprensa que foi procurado pelo Lula, que condicionou o seu voto a não falar nada na CPI, intimidando um membro da maior Corte deste País.

            Como podemos chamar isso, Nação brasileira? O que podemos dizer disso, Nação brasileira? A que situação chegou o nosso País? Em que situação está o Brasil? Em que situação está querendo o PT deixar este País?

            A desmoralização do Legislativo está pronta, a Presidenta e o ex-presidente fazem o que querem com este Poder, fazem cada um dos seus membros, que são submissos a eles, se ajoelharem a seus pés e obedecerem a suas ordens.

            Contaminaram esta Casa. Poucos são aqueles os que trabalham aqui e pensam na sua Pátria. A maioria veio para cá para obedecer à ordem da Presidenta ou do ex-presidente. A maioria veio para cá para, deste Senado, melhorar a sua vida, para se servir da Pátria, Nação. Mas eles não querem servir à Pátria, não vieram para servir à Pátria, vieram para se servir da Pátria, vieram para trocar favores com a Presidência da República.

            Agora, chegamos ao cúmulo do cinismo ou a mais alta comprovação da ditadura deste Governo, de que este Senador sempre falou aqui. Agora, quer o Lula dominar a Corte Suprema deste País. Agora quer o Lula tomar conta da Corte Suprema deste País. Agora quer o Lula, ele próprio, o ditador, fazer o julgamento do mensalão. Agora quer o Lula fazer a cabeça de cada membro do Supremo para que aqueles patifes e sem-vergonha que se vendiam a troco de voto não possam ir pagar a sua responsabilidade de traição à Nação.

            Quando vi aquela CPI, quando vi o Governo interessado naquela CPI, coisa que eu nunca tinha visto na minha vida aqui, nesta Casa, eu disse à Nação brasileira: esta CPI quer encobrir, Brasil, quer encobrir o escândalo do mensalão. Esta CPI, Brasil, foi determinada pelo ex-presidente da República para encobrir o escândalo do mensalão.

            Ontem, Presidente Lula, as coisas começaram a ser revertidas contra V. Exª. V. Exª disse que tem controle da CPI, que manda na CPI, mas acho que V. Exª tem que ter um pouco mais de cuidado, porque ontem as coisas começaram a se inverter e podem ficar contra V. Exª.

            Presidente Lula, não tente mais uma vez desmoralizar esta Nação, não tente mais uma vez desmoralizar os Poderes nacionais. Não tente, ex-Presidente Lula! Este País precisa de moralidade, além das coisas essenciais. O governo petista foi o governo que praticou mais corrupção na história desta Pátria. Foi o governo que implantou o germe da corrupção neste País, coisa jamais vista na história desta Pátria.

            Este partido veio para esta Pátria para comprar Deputados, para comprar Senadores. Este PT veio para esta Pátria para corromper Senadores, para corromper Deputados. E agora?

            Agora, Nação brasileira; agora, minha Pátria, vem ao extremo de querer pressionar a maior Corte deste País, a Corte viva, a Corte histórica, a Corte moralista, a Corte de credibilidade, que o PT tenta desmoralizar.

            O PT tenta fazer com que esta Nação não acredite mais em nenhum Poder. O PT tenta fazer com que a corrupção seja generalizada em todos os Poderes. O único Poder com moralidade nesta Pátria é a Corte Suprema, e o Presidente Lula, Nação brasileira, tenta desmoralizar essa Corte Suprema.

            Ainda bem que ela se veste de moralidade. Ainda bem que ela, em seu seio, tem Ministros de caráter, de hombridade, de amor à Pátria, que não se corrompem, que trazem à Pátria o que está acontecendo, que comunicam à Pátria o que o Lula fez, como foi o caso do Ministro Gilmar Mendes!

            Parabéns, Ministro, pela sua postura, pela sua dignidade, pelo seu caráter!

            Haverá aqui nesta tribuna sempre um brasileiro, haverá aqui nesta tribuna sempre um Senador, chamado Mário Couto, para defender V. Exª, para defender esta Corte séria deste País, para defender o povo brasileiro, para defender o meu Estado, para defender a minha Nação. Haverá aqui nesta tribuna, brasileiros e brasileiras, uma voz a alertar - que sempre alertou, sem medo, com coragem, com espírito de brasileiro, que sabe lutar, que não se afasta do seu objetivo, que não se afasta das suas convicções -, a falar à Pátria a verdade, com a obrigação de mostrar à Pátria que ela está à beira do abismo, empurrada que foi pelo Partido dos Trabalhadores.

            Ô, partido, para que vieste? Por que foste criado, partido? Só fizeste mal à Nação. Implantaste a coisa mais ridícula; implantaste, nesta Nação, a coisa mais destruidora que pode ter uma nação em seu seio. Implantaste, nesta Nação, o roubo do dinheiro público, neste País, neste Brasil, nesta Pátria querida que paga tanto imposto.

            Os filhos desta Pátria, que têm salários que não duram oito dias nos seus bolsos, ainda têm de pagar o imposto mais doloroso do mundo, que chega a 1,5 trilhão por ano, para esse dinheiro ser roubado por essa nação que se estabeleceu no poder chamada PT, comandada pelo Lula, que, agora, externa quem é o verdadeiro Lula; que, agora, externa a sua convivência com ditadores; que, agora, externa a sua convivência com Fidel Castro; que, agora, externa a sua convivência com Hugo Chávez; que, agora, externa a sua vontade de implantar a ditadura num País que clama por liberdade e democracia.

            Ô, PT, por que vieste, PT? Deverias não ter nascido, assim, o Brasil estaria melhor; assim, este País estaria melhor; assim, este País não estaria tão desmoralizado nas suas Casas que significam a democracia brasileira.

            Esta Casa, por exemplo, que significa a democracia deste País; a Câmara Federal, que significa a democracia deste País, vocês, petistas, desmoralizaram essas Casas.

            E agora? O Presidente Lula não quer que os seus afilhados paguem a culpa de terem roubado a Nação, os mensaleiros que o Presidente Lula tenta proteger ameaçando a Corte, ameaçando o Supremo, ameaçando o Ministro Gilmar Mendes.

            Agora, depois que ele cometeu um grave erro, tanto na democracia quanto na moralidade do País, agora, o Lula deve estar dizendo a todos eles: “Eu vou salvá-los. Fui eu quem coloquei alguns lá. Aqueles que eu não coloquei lá, tipo Gilmar Mendes, eu irei a ele, e vou-lhe dizer que, se não votar a favor dos meus afilhados, daqueles que roubaram a Pátria, dos mensaleiros, eu vou dizer a ele que vou mandar chamá-lo na CPI”.

            Ameaçou! Ameaçou um membro do Supremo!

            Aonde chegamos, Pátria amada? O que temos de fazer, Pátria amada? Em que mão caímos, Pátria amada? Onde está a democracia desta Pátria?

            A Pátria, a Pátria, Brasil, a Pátria, brasileiro, brasileira, passa uma fase difícil. A Pátria corre o risco...

(Interrupção do som.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Não me deixe mudo.

            O SR. PRESIDENTE (Sérgio Souza. Bloco/PMDB - PR) - Um minuto para concluir, Senador.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Vou concluir, Presidente. Se V. Exª tiver um minuto de paciência, eu concluo.

            A Pátria corre o risco na sua democracia, Brasil. O Presidente Lula e a Presidente Dilma deveriam pensar nos nossos filhos, deveriam pensar na família brasileira, deveriam pensar no futuro da Pátria.

            Lula, tu não podes desmoralizar mais do que já desmoralizaste esta Pátria. Para, Lula! Sossega no teu lugar. Não tenta desmoralizar ministro do Supremo Tribunal Federal, a única Casa em que o Brasil ainda confia. A única! A única que ainda não foi corrompida tu queres corromper, Lula? A única, Lula! A única que salva esta Pátria tu queres desmoralizar! Tu só não a desmoralizaste, Lula, porque tu foste falar com um homem sério e digno, com um homem que ama a Pátria. Se fosse outro igual a muitos que tu corrompeste, Lula, a Pátria, neste momento, iria cair num grande abismo: o abismo da imoralidade.

            Muito obrigado, meu Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/05/2012 - Página 22473