Pronunciamento de Mozarildo Cavalcanti em 20/03/2012
Pela ordem durante a 33ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Apresentação de parecer favorável a aprovação do PCC da Bengala.
- Autor
- Mozarildo Cavalcanti (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
- Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA.:
- Apresentação de parecer favorável a aprovação do PCC da Bengala.
- Publicação
- Publicação no DSF de 21/03/2012 - Página 7489
- Assunto
- Outros > LEGISLAÇÃO TRABALHISTA.
- Indexação
-
- APRESENTAÇÃO, PARECER FAVORAVEL, AUTORIA, ORADOR, APROVAÇÃO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, ASSUNTO, ADIAMENTO, APOSENTADORIA COMPULSORIA, SERVIDOR PUBLICO CIVIL.
O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Eu queria cumprimentar o nosso Ministro Garibaldi Alves, nosso colega Senador, que está fazendo um esforço hercúleo para, de fato, colocar a Previdência nos eixos.
Aqui, temos algumas medidas sendo votadas, entre elas, o fundo suplementar para os futuros funcionários públicos que ingressarem na carreira. Eu inclusive, Ministro Garibaldi - é a aposentadoria compulsória, e, por sinal, a emenda que trata disso chama-a, de maneira pejorativa, de PEC da bengala -, sou muito favorável a que realmente se aprove essa medida.
Por exemplo, hoje, todo cidadão sabe que a expectativa média de vida do brasileiro passou dos 70 anos. E o pior é que o Governo brasileiro, do dinheiro que pega do povo pelos impostos, investe - por exemplo, falemos da educação - no professor de uma universidade federal para ele fazer um mestrado, um doutorado, um pós-doutorado. Quando ele completa 70 anos de idade, está inteiro, sadio, com um cabedal de conhecimento acumulado, com dinheiro investido nele, e ele é obrigado a se aposentar. E vai para onde? Para a iniciativa privada dar aula nas universidades particulares, o que é um prejuízo para o País, além de ser efetivamente também um prejuízo para a Previdência.
Quero, portanto, aproveitar a deixa da presença do Ministro Garibaldi e comentar esses dois pontos. Muito obrigado.