Pela Liderança durante a 100ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com a criação, pelo Ministério da Educação, de mais vagas para o curso de medicina no País; e outro assunto. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE, GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO, SAUDE.:
  • Satisfação com a criação, pelo Ministério da Educação, de mais vagas para o curso de medicina no País; e outro assunto. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 12/06/2012 - Página 24803
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE, GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO, SAUDE.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, CONVOCAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, CONFERENCIA INTERNACIONAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), MEIO AMBIENTE, DEBATE, ASSUNTO, ESTADO DE RORAIMA (RR), DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, REGISTRO, POLITICA, PRESERVAÇÃO, NATUREZA, NECESSIDADE, ADIÇÃO, MELHORAMENTO, PROPOSTA.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), AMPLIAÇÃO, ACESSO, CURSO DE GRADUAÇÃO, MEDICINA, SOLICITAÇÃO, CRIAÇÃO, CURSO SUPERIOR, FORMAÇÃO, MEDICO, ESTADO DE RORAIMA (RR), COMENTARIO, GOVERNO FEDERAL, OBJETIVO, ENCAMINHAMENTO, PROFISSIONAL LIBERAL, SAUDE, REGIÃO, INTERIOR, AUMENTO, DEMANDA, UNIDADE DE SAUDE, REGIÃO CENTRO OESTE, REGIÃO NORTE.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, DOCUMENTO, NOTICIARIO, ASSUNTO, ATUAÇÃO, ORADOR, CONFERENCIA INTERNACIONAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), MEIO AMBIENTE, AMPLIAÇÃO, ACESSO, CURSO DE GRADUAÇÃO, MEDICINA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL.

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu pedi a palavra para fazer dois registros que considero importantes.

            O primeiro deles é para agradecer a indicação do Presidente José Sarney e do Governo brasileiro para eu ser um dos cinco membros do Senado que comporão a delegação brasileira no encontro da Rio+20, efetivamente, um encontro que pretende discutir a fundo o desenvolvimento sustentável e que, eu entendo, deve discutir com muita urgência fórmulas de desenvolvimento, principalmente para a região amazônica, para o nosso Estado de Roraima, para o Centro-Oeste, enfim, para os locais, as regiões, os Estados onde há uma reserva ambiental preponderante, mas há, também, a necessidade de se buscar o desenvolvimento, a geração de empregos, a atividade produtiva.

            A discussão da Rio+20 tem permeado o debate no Estado de Roraima. Diversos segmentos, nas universidades, em setores sindicais, em associações de produtores, têm discutido fórmulas para que nós tenhamos, efetivamente, condição de preservar o meio ambiente, mas, ao mesmo tempo, de dar dignidade à população que mora, que reside, que vive nessas áreas, exatamente para se criarem as oportunidades que precisam ser criadas.

            É importante registrar que a manutenção, que a preservação, que o cuidado com o meio ambiente é diretamente proporcional à condição de vida da população. Se nós tivermos uma população com condição de vida de se sustentar com dignidade, é claro que essa população vai preservar muito mais o meio ambiente.

            Então, nós temos de, efetivamente, discutir, ampliar o debate, registrar os avanços do País nos últimos anos.

            Eu participei da Eco-92, do encontro do Rio de Janeiro em 1992, e vou participar, agora, do encontro de 2012. Nesses 20 anos, todos nós, eu, pessoalmente, pudemos testemunhar os avanços do controle ambiental, do desenvolvimento sustentável, das noções de garantia da sustentabilidade, da condição de debate da sociedade. Tudo isso foi, de certa forma, ampliado, nesses 20 anos, de forma muito forte, sendo criada no País, inclusive, uma legislação moderna, uma legislação que, efetivamente, promove o trabalho de cuidar do meio ambiente.

            A conferência é uma oportunidade de renovar os compromissos com o desenvolvimento sustentável também.

            Nós temos de debater, como eu disse, profundamente, nesta semana, no Rio de Janeiro, e tirar lições, criar propostas no sentido de avançar e de dar condições para que, efetivamente, os países desenvolvidos possam também contribuir e participar desses acordos internacionais.

            O outro registro que gostaria de fazer, Sr. Presidente, é relativo ao Ministério da Educação. Quero aplaudi-lo pela decisão de criar mais vagas no curso de Medicina, em 2014. Isso é fundamentalmente importante para as regiões mais carentes do País, as regiões que não têm quantidade suficiente de médicos para atender as populações. Portanto, como representante da região Norte, como representante de Roraima, quero não só aplaudir a proposta do Ministério da Educação de criar os cursos de Medicina, mas também de registrar a necessidade de se implantar mais um curso de Medicina em Roraima, exatamente para que tenhamos condição de dotar o interior do Estado de médicos, de profissionais da saúde, a fim de atender a população.

            Já é decisão do Governo que a maioria dos postos será criada em universidades federais e que o Governo vai beneficiar as regiões mais carentes de médicos. Portanto, Senador Blairo Maggi, as nossas regiões, Senador Russo, o Centro-Oeste e a região Norte, que efetivamente demandam mais médicos, precisam ser olhadas com prioridade na instalação desses cursos de Medicina.

            Eram os registros que gostaria de fazer, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.

            Peço a transcrição da matéria: MEC vai criar 2.500 vagas em cursos de Medicina até 2014 e Rio + 20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

            Muito obrigado.

 

******************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, § 2º, inciso I, do Regimento Interno.

*********************************************************************************

Matérias referidas:

- “Rio + 20 Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável”.

- “MEC vai criar 2.500 vagas de Medicina até 2014”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/06/2012 - Página 24803