Discurso durante a 229ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro realização na Comissão da Educação evento de premiação de louvor a jovens professores brasileiros, num programa estabelecido pela microsoft mundialmente.

Autor
Walter Pinheiro (PT - Partido dos Trabalhadores/BA)
Nome completo: Walter de Freitas Pinheiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • Registro realização na Comissão da Educação evento de premiação de louvor a jovens professores brasileiros, num programa estabelecido pela microsoft mundialmente.
Publicação
Publicação no DSF de 15/12/2011 - Página 54101
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, SENADO, FESTA, PROFESSOR, BRASILEIROS, RECEBIMENTO, PREMIO, EMPRESA ESTRANGEIRA, COMPUTADOR, INOVAÇÃO, ENSINO, UTILIZAÇÃO, SOFTWARE.

            O SR. WALTER PINHEIRO (Bloco/PT - BA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero só fazer um registro importante. O Senador Pedro Taques fala da questão de emendas, que acho que é importante lembrar aqui. Nós já realizamos a experiência participativa com o PPA. Foi uma experiência boa que tive a oportunidade, como relator, de vivenciar neste último período, no que diz respeito à questão de correr o País auscultando a população, para que elaborássemos um PPA em interação e, ao mesmo tempo, em sintonia com a população, observando os seus desejos locais.

            Precisamos tratar as emendas individuais sem satanização. Por isso, é importante discutir isso, de maneira que tenhamos, na linha do que levanta o Senador Pedro Taques, a oportunidade de fazer essa distribuição e, inclusive, de maneira a atender às necessidades, como nós o fizemos aqui nas emendas estruturantes, Senador Paulo Paim, quando mexemos na Resolução nº 1, em que proibimos que as emendas de bancada fossem feitas de forma dividida, para que elas fossem aplicadas sempre estruturando obras importantes em cada Estado.

            Então, isso é importante, Senador Pedro Taques, para que façamos com que o recurso chegue à ponta e, ao mesmo tempo, com que essa ponta dialogue com o Parlamento, apontando onde estão as reais necessidades. É importante lembrar isso.

            Sr. Presidente, pedi a V. Exª para, antes do Senador Benedito de Lira, fazer uma comunicação, que, a esta altura do campeonato, já não é mais inadiável, porque isso já aconteceu durante a manhã.

            Meu caro Senador Benedito de Lira e Senador Moka, eu queria fazer um registro importante: no dia de hoje, a Comissão de Educação realizou um importante evento de premiação e, ao mesmo tempo, de louvor a jovens professores brasileiros, num programa estabelecido pelo Microsoft mundialmente.

            A Bahia foi contemplada com o trabalho realizado em duas escolas, num projeto inovador. A Professora Maura Souza, da cidade de Guanambi, do colégio público Idalice Nunes, que desenvolveu, Senador Moka, em sala de aula, em contato com os alunos, inovando na prática de ensinar, um software para melhorar cada vez mais o aprendizado da pessoa surda, tanto na leitura quanto no próprio diálogo. Portanto, é uma ferramenta importante no ensino.

            O segundo professor premiado também é baiano, de uma escola pública na cidade de Salvador, mais conhecida como Escola Pinto de Carvalho. O Professor Alex Vieira desenvolveu novas técnicas e levou para a sala de aula astronomia e astronáutica, para mostrar que é possível fazer o debate de questões de alta tecnologia, fazendo que isso chegue à vida das pessoas.

            Então, como outros professores do Brasil, esses dois professores baianos, representando essas duas escolas, foram premiados mundialmente num programa estabelecido pela Microsoft, com inovação em sala de aula.

            Eu queria deixar esse registro, para que todos os baianos, todo o povo da Bahia pudesse compartilhar conosco dessa boa experiência, parabenizando tanto o nosso Alex Vieira, da cidade de Salvador, quanto também a Maura Souza, da cidade de Guanambi. Isso mostra que os professores - e V. Exª foi professor - continuam inovando em sala de aula, para transformar a sala de aula num ambiente cada vez mais agradável e para, na interação com os alunos, trabalhar inovação, para mexer principalmente com o conhecimento, para alegrar as pessoas e para continuar com os intentos e os inventos, produzindo sempre coisas novas.

            Então, era esse o registro que eu gostaria de fazer.

            Também quero convocar todo mundo para, amanhã, comparecer à nossa Comissão de Orçamento, Senador Moka, para vermos se conseguimos votar os relatórios setoriais e para, ainda no Congresso, apreciar as primeiras peças tanto do PPA quando do Orçamento.

            Boa noite!

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/12/2011 - Página 54101