Pela ordem durante a 33ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre a filiação do Senador Clesio Andrade ao PMDB.

Autor
Aécio Neves (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Aécio Neves da Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Comentário sobre a filiação do Senador Clesio Andrade ao PMDB.
Publicação
Publicação no DSF de 21/03/2012 - Página 7532
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, FILIAÇÃO, CLESIO ANDRADE, SENADOR, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB).

            O SR. AÉCIO NEVES (Bloco/PSDB - MG. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, apenas para me unir ao Senador Zeze Perrella e aos Senadores que aqui se manifestaram na homenagem ao Senador Clésio. Nós, em Minas - sabe disso V. Exª, que conviveu, em momento tão complexo e decisivo da vida nacional, tão de perto com o ilustre mineiro, o ex-Presidente Tancredo Neves -, sempre, nas alterosas, no alto de nossas montanhas, aprendemos a cultivar a boa convivência. Compreendemos a política, muitas vezes, como o limite das circunstâncias nas quais estamos cada um de nós inseridos. Jamais deixamos que um adversário se transformasse gratuitamente em inimigo, jamais deixamos de compreender virtudes naqueles que eventualmente militam em campos opostos ao nosso, que não é o caso do Senador Clésio.

            Portanto, eu que tive a oportunidade de com ele conviver, pois foi meu Vice-Governador, Vice-Governador do Estado de Minas Gerais, o mais adequado durante o meu primeiro mandato, reconheço suas virtudes. Fez ele uma legítima opção dentro daquilo que a legislação lhe oferecia, e se une a um partido de nome e de tradições, onde iniciei a minha trajetória política, pelo qual tenho extraordinário respeito, o PMDB.

            Devo, portanto, desejar-lhe sucesso nesta nova etapa de sua caminhada, compreendendo que, ao lado do Senador Zezé e ao meu lado, estará sempre colocando em primeiro lugar nosso principal partido, que é “Partido de Minas Gerais”. Faremos isso juntos, tenho certeza, Senador Clésio, e defendendo intransigentemente os interesses de Minas Gerias e o fortalecimento da Federação - um tema tão atual -, o que certamente nos unirá em inúmeros debates que travaremos neste Senado. Minas é o Estado da nacionalidade, e por isso mesmo temos enorme responsabilidade em discutir caminhos e formas que permitam o fortalecimento das unidades federadas para evitarmos o caminho que se coloca à nossa frente, que é o de vivermos no Brasil de um Estado unitário.

            Portanto, Senador Clésio, a missão de V. Exª, ao participar agora da Bancada do PMDB, a mais expressiva desta Casa, é ainda maior. E, como mineiro e companheiro de bancada, desejo-lhe todo sucesso.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/03/2012 - Página 7532