Pela ordem durante a 103ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Votos de pesar pelo falecimento, na última sexta-feira, do Sr. João Raimundo de Freitas Barboza e do Procurador de Justiça João Bosco Sá Valente.

Autor
Vanessa Grazziotin (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Votos de pesar pelo falecimento, na última sexta-feira, do Sr. João Raimundo de Freitas Barboza e do Procurador de Justiça João Bosco Sá Valente.
Publicação
Publicação no DSF de 15/06/2012 - Página 25864
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, REQUERIMENTO, SENADO, INSERÇÃO, ATA, VOTO DE PESAR, MORTE, PROFESSOR, PROCURADOR DE JUSTIÇA, ESTADO DO AMAZONAS (AM), ENFASE, IMPORTANCIA, HISTORIA, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Agradeço a V. Exª, Senador Suplicy, por me conceder a palavra, que pedi para registrar dois episódios muito tristes para o meu Estado, para a minha cidade e para mim particularmente.

            Quero registrar o falecimento, no último dia 8 deste mês, portanto na última sexta-feira, de duas pessoas amigas minhas, queridas, mas conhecidas de toda a cidade de Manaus. Um é o Professor João Raimundo de Freitas Barboza, conhecido por todos nós como Professor Barbosão.

            Companheiro militante da época em que atuei no movimento sindical, na Associação dos Trabalhadores em Educação, foi um militante sindical forte. Filiado ao PSB, Barbosão, nas últimas eleições municipais, todas, foi candidato a vereador, sempre muito bem votado, muito reconhecido na cidade de Manaus, visto que havia um boneco com o seu nome. Ele deixa não apenas saudade, mas também sua participação marcada na história da nossa cidade, do nosso Estado e, principalmente, no movimento sindical dos trabalhadores na educação, dos professores.

            Então, quero aqui prestar a minha solidariedade a seus familiares, aos seus amigos, aos filiados ao PSB, que tinham no Professor Barbosão um grande militante.

            Encaminho a V. Exª, Senador Suplicy, requerimento solicitando voto de pesar pelo seu falecimento.

            No mesmo sentido, o segundo registro, também triste, é do falecimento, também na última sexta-feira, do Procurador de Justiça João Bosco Sá Valente.

            O Procurador João Bosco Sá Valente, como o Professor Barbosão, também faleceu vítima de um ataque cardíaco fulminante, sem que ninguém esperasse. Ele teve uma participação muito importante no Ministério Público do Estado do Amazonas, visto que, entre tantos outros feitos, foi o criador do Centro de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado. Através de sua atuação dedicada no Ministério Público, conseguiu desbaratar uma série de quadrilhas do crime organizado e fazer justiça para muitas famílias.

            Da mesma forma, encaminho, ao Ministério Público do meu Estado, aos familiares do querido e saudoso João Bosco Sá Valente, as nossas condolências por sua passagem, seu falecimento.

            Também encaminho a V. Exª outro requerimento para que sejam apresentados os nossos votos de pesar pelo falecimento.

            Foram duas grandes perdas que a minha cidade de Manaus, nosso Estado teve na última sexta-feira.

            Muito obrigado, Presidente Suplicy.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/06/2012 - Página 25864