Discurso durante a 232ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de recebimento de matéria com ameaças de morte ao juíz eleitoral de Roraima.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Registro de recebimento de matéria com ameaças de morte ao juíz eleitoral de Roraima.
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2011 - Página 54716
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • REGISTRO, RECEBIMENTO, MATERIA, REFERENCIA, AMEAÇA, MORTE, JUIZ ELEITORAL, ESTADO DE RORAIMA (RR), ORADOR, MOTIVO, VOTAÇÃO, CASSAÇÃO, GOVERNADOR, NECESSIDADE, INTERVENÇÃO, MESA DIRETORA, RELAÇÃO, MEDIDA DE SEGURANÇA.

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Acabei de fazer um pronunciamento relatando fatos sobre a posição do Governador em relação ao último julgamento do TRE, que o condenou. Acabei de receber em minhas mãos uma matéria que diz:

Juiz eleitoral pede segurança especial à presidência do TRE.

O defensor público-geral e juiz eleitoral Stélio Dener protocolou ontem um memorando junto à presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TER-RR) informando estar correndo risco de morte e pedindo proteção policial. A informação foi confirmada à Folha pelo próprio Stélio Dener, que declarou ter recebido uma carta anônima em sua residência na manhã de ontem. Ele também notou, nos últimos dias, perseguição de automóveis.

De acordo com Dener, no papel, com letras impressas, havia uma ameaçada velada: “tua hora vai chegar”. Ele disse não poder afirmar o motivo pelo qual estaria sofrendo ameaças, mas o fato de lidar diariamente com centenas de processos envolvendo diferentes casos pode ter ligação com o ocorrido, assim como votos proferidos no Pleno do TER [no que tange à cassação do Governador].

A ameaça foi informada à presidente do Tribunal, desembargadora Tânia Vasconcelos, pedindo ainda que o fato seja comunicado às polícias Federal, Militar e Civil, e que seja disponibilizada uma escolta no sentido de preservar sua integridade física e a de sua família. O TRE informou, através da assessoria de imprensa, que vai adotar as providência cabíveis ao caso.

            Quero registrar isso aqui porque é algo de suma gravidade. Não só eu, como Senador, mas também o ex-Presidente da Assembleia e agora o Juiz do TRE somos ameaçados de morte porque votamos pela cassação do Governador, embora seja ele inclusive Defensor-Geral do Estado.

            Então, eu queria registrar e pedir que a Mesa tome as medidas cabíveis.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2011 - Página 54716