Discurso durante a 107ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro do lançamento do Movimento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Gestão Pública.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, POLITICA DE DESENVOLVIMENTO.:
  • Registro do lançamento do Movimento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Gestão Pública.
Publicação
Publicação no DSF de 20/06/2012 - Página 26905
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, POLITICA DE DESENVOLVIMENTO.
Indexação
  • REGISTRO, LANÇAMENTO, GRUPO PARLAMENTAR, DEFESA, GESTÃO, PUBLICO, OBJETIVO, MELHORIA, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, COMENTARIO, REFERENCIA, PREJUIZO, PAIS, MOTIVO, EXCESSO, BUROCRACIA.

            O SR. VALDIR RAUPP (Bloco/PMDB - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ouvi parte do pronunciamento da Senadora Ana Amélia e quero parabenizá-la por essa fala oportuna no momento em que estamos trabalhando para, se não combater totalmente, diminuir a corrupção e as fraudes neste País. Fui Prefeito, Senadora Ana Amélia, por duas vezes, Governador do Estado, Secretário de Estado, e realizei inúmeros concursos. Bem que tentaram, mas nunca permiti que se fraudasse um concurso nas administrações de que fui gestor.

            Neste momento se encerra, no Auditório Petrônio Portella, aqui no Senado Federal, um dos eventos mais bonitos dos últimos tempos. Estava lá presente Presidente, Senador Moka, o Presidente do Supremo Tribunal Federal, o Presidente do Tribunal de Contas da União, o Controlador-Geral da República, representantes do Governo Federal, o Senador Aécio Neves, que é um dos Vice-Presidentes; eu sou também um dos Vice-Presidentes da Frente; o Deputado Luiz Pitiman, que é o Presidente da Frente Parlamentar Mista em defesa da gestão pública; e inúmeras outras autoridades. O plenário estava completamente lotado. Eu vi o apelo que teve e que está tendo este movimento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Gestão Pública, porque realmente, neste momento, o Brasil está precisando disso. E é inadmissível aquilo a que nós assistimos ontem na televisão sobre as fraudes do concurso público. E esse fortalecimento da gestão significa tudo isto: modernizar a gestão pública para que fraudes não ocorram e para que a corrupção seja combatida.

            Recentemente, pronunciei na tribuna do Senado Federal um discurso sobre o excesso de burocracia que impera na administração pública, e como isso atrapalha o desenvolvimento do País.

            É triste constatar, mas nos tornamos um dos países mais burocratizados do mundo, apesar de que já tivemos no passado um Ministério específico para a desburocratização do Estado. Quem não se lembra do Ministro Beltrão, cuja propaganda era queimar pilhas e pilhas e carimbos? Quanto mais burocracia, mais corrupção, porque se cria dificuldade para vender facilidade. Então, nós temos que desburocratizar.

            O prejuízo que a cultura burocrática, que é sinônimo de má gestão, causa ao País, segundo estudo da Fiesp, chega a R$46 bilhões por ano.

            Isso corresponde a cerca de US$25 bilhões anuais. Imaginemos o que poderia ser feito com esses mesmos recursos, uma vez que uma boa gestão significa trazer com um mesmo gasto público mais brasileiros à mesa ou tirá-los do analfabetismo e da filas dos hospitais públicos.

            Mas, infelizmente, embora tamanhas necessidades, esse dinheiro que é de todos nós, é jogado fora a cada ano por conta da nossa gestão ineficiente.

            A correção dessas distorções é um trabalho para gerações, especialmente porque a burocracia já permeia a vida do brasileiro em todas as suas esferas. Ela está enraizada no aparelho de gestão e, infelizmente, na própria cultura do brasileiro.

            É disso que devemos cuidar, não só com medidas desburocratizantes do Estado, como também com um trabalho educativo junto à população brasileira.

            Tenho convicção de que a Frente Parlamentar Mista para o fortalecimento da gestão pública será um agente importante na discussão de medidas para atenuar esses entraves na vida de todos os brasileiros, seja o cidadão comum, seja o agente do Poder Público, tornando a gestão pública mais eficiente, mais correta e mais eficaz.

            Assim, vejo com muito otimismo a atuação dessa Frente Parlamentar e faço votos de que consigamos, juntamente com as instituições da sociedade civil, superar as dificuldades existentes na gestão do Estado como um todo.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, era essa a mensagem que eu queria deixar aqui, tendo em vista o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Gestão Pública. Nós precisamos, mais do que nunca, e eu vi hoje o interesse de todos os poderes, de todos os órgãos de Estado, para que essa frente realmente possa, assim como a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Agricultura e da Pecuária, de que V. Exª é membro e um dos diretores e da qual também faço parte - é a frente mais ativa, mais importante hoje, com todo respeito às outras frentes, aqui no Congresso Nacional... E essa frente, instalada hoje, não tenho dúvida de que também fará um papel na sua área, na área da gestão pública, tão forte como está fazendo a Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura e da Pecuária.

            Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/06/2012 - Página 26905