Explicação pessoal durante a 108ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Esclarecimento em resposta às críticas proferidas pelo Senador Sérgio Petecão em seu pronunciamento.

Autor
Anibal Diniz (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Anibal Diniz
Casa
Senado Federal
Tipo
Explicação pessoal
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Esclarecimento em resposta às críticas proferidas pelo Senador Sérgio Petecão em seu pronunciamento.
Publicação
Publicação no DSF de 21/06/2012 - Página 27095
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • RESPOSTA, PRONUNCIAMENTO, AUTORIA, SERGIO PETECÃO, SENADOR, ASSUNTO, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, ESTADO DO ACRE (AC), COMENTARIO, RESULTADO, ELEIÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

            O SR. ANIBAL DINIZ (Bloco/PT - AC. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Eu só queria reforçar aqui, em relação a essa questão que o Senador Petecão está apresentando, porque o Senador Petecão, primeiro de tudo, é um político extremamente hábil, tem uma performance fantástica ao se fazer de vítima. Ele diz permanentemente que não aparece em veículo de comunicação do Acre. Mas a única emissora que tem um correspondente permanente aqui na tribuna do Senado faz acompanhamento de todos os Parlamentares, seja da Câmara Federal, seja aqui do Senado, e está permanentemente mostrando as ações de cada um.

            A afirmação final que o Senador Petecão faz ao dizer que está grato à Presidenta Dilma, dando a entender que nós não estamos gratos, é uma injustiça, porque todos os Senadores desta Casa sabem o quanto nos expomos aqui. O Senador Jorge Viana, eu e o próprio Governador lá no Acre, em cada uma das ações que a gente acompanha, temos procurado deixar muito claro que a gente só tem conseguido os benefícios que nós tivemos até aqui porque nós contamos com o apoio tanto do Presidente Fernando Henrique, na primeira fase do Governo Jorge Viana, quanto do Presidente Lula, que foi o Presidente que mais nos ajudou, e agora também da Presidenta Dilma, que tem dado uma atenção muito especial ao Acre no que diz respeito à liberação dos recursos. Lamentavelmente, a Presidenta Dilma não foi ainda nos fazer uma visita no Acre, mas a gente espera que, em um momento oportuno, ela vá, talvez este ano ainda, à inauguração da BR-364.

            Agora, o Senador Petecão fez outra afirmação em relação ao resultado eleitoral.

            Se ele apresenta a dúvida, o que houve que a Presidenta Dilma teve menos votos no Acre do que no Amazonas, essa dúvida nós também temos. Nós também temos e gostaríamos de ter essa resposta. O que não pode acontecer é ele apresentar a dúvida e automaticamente apresentar uma resposta: porque não foram mostradas devidamente as ações do Governo Federal no Acre.

            Pelo contrário, temos nos dedicado absolutamente a mostrar a ação do Governo Federal, mostrar todos os avanços que conseguimos a partir desse bom diálogo que temos com o Governo Federal.

            Agora, infelizmente, houve um resultado eleitoral adverso para nós e para a Presidenta Dilma, e não temos uma explicação objetiva do que aconteceu. Posso afirmar que eu pedi voto para a Presidenta Dilma no Acre, o Senador Jorge Viana pediu voto para a Presidenta Dilma no Acre, o Governador Tião Viana pediu voto para a Presidenta Dilma no Acre. Agora, o PMDB não pediu voto para a Presidenta Dilma no Acre. O Senador Petecão não pediu, ele pediu para o PSDB. Então, não pode uma pessoa que fez campanha contra agora querer nos responsabilizar pelo insucesso. Aí fica muito difícil. E a gente precisa realmente ter esse posicionamento para que a sociedade do Acre, a sociedade do Brasil saiba que existe uma oposição que tem bastante firmeza e está fazendo os seus esforços todos para tomar a primazia da política do Acre. E temos procurado mostrar que os esforços todos do Presidente Lula, da Presidenta Dilma, do Governador Jorge Viana, do Governador Binho e do Governador Tião Viana contribuíram para que a vida do povo acriano hoje estivesse um pouco melhor.

            Chegamos à situação ideal? Não. Estamos muito longe da situação ideal, mas sabemos perfeitamente que com trabalho, com honestidade e com dedicação vamos chegar a níveis mais elevados de qualidade de vida do nosso povo e estamos lutando permanentemente por isso, porque entendemos a política como dedicação, como total responsabilidade no sentido de buscar melhores condições de vida para o nosso povo. E temos nos dedicado a esse mister permanentemente, desde que entramos na atividade política, desde a fundação do PT até agora, que somos governo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/06/2012 - Página 27095