Pela Liderança durante a 110ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Prestação de contas da participação de S. Exª na Rio + 20.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • Prestação de contas da participação de S. Exª na Rio + 20.
Publicação
Publicação no DSF de 26/06/2012 - Página 27744
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, CONFERENCIA INTERNACIONAL, MEIO AMBIENTE, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DEFESA, IMPORTANCIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, NECESSIDADE, COMBATE, POBREZA, MELHORAMENTO, QUALIDADE DE VIDA, ELOGIO, PARTICIPAÇÃO, SOCIEDADE, AGRADECIMENTO, SERVIDOR, SENADO, APOIO, SENADOR.

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta Ana Amélia, Srªs e Srs. Senadores - Senador Paulo Paim, serei rápido, sei que V. Exª está inscrito -, eu pedi a palavra pela Liderança do PMDB e como Senador de Roraima também, para fazer um breve registro e prestar contas a todos os que estão nos acompanhando pela TV Senado, pela Rádio Senado, pelas redes sociais, do nosso trabalho, da nossa participação no encontro da Rio+20, conferência da ONU que ocorreu no Rio de Janeiro, na semana passada, em que fui um dos representantes indicados pelo Governo brasileiro para participar da comitiva da Presidente e efetivamente dos debates que ali ocorreram.

            Sem dúvida alguma, nós tivemos um encontro bastante organizado, com a presença marcante da população. Sem dúvida nenhuma, uma população 50% maior do que foi esperada. Nós tivemos setores, segmentos envolvidos. Nós tivemos manifestações da sociedade organizada. Nós tivemos manifestações de órgãos públicos, de entidades representativas de confederações, de sindicatos. Enfim, foi uma pluralidade muito grande no debate que ocorreu na Rio+20.

            Eu considero que, apesar de o documento não ter sido um documento dentro de algumas expectativas, nós tivemos a condição de avançar, Presidente Ana Amélia, no debate. Eu participei da Rio 92 e participei agora da Rio+20. Se nós analisarmos no tempo, vamos ver que houve um avanço muito grande da conscientização da população não só no Brasil, mas em todo o mundo. Mecanismos foram criados, legislações foram aprovadas e, efetivamente, a cada dia, há uma movimentação maior da sociedade no sentido de que nós tenhamos a condição e os instrumentos legais e operacionais para preservar o nosso Planeta.

            O Planeta é de todos. O Planeta é algo que tem que ser cuidado a cada dia, e isso foi muito debatido e demonstrado na Rio+20. Nós tivemos o painel dos governadores da Amazônia. Participei de diversos debates. Participei de encontros de Senadores ,inclusive na sala do Senado, estruturada - aliás, muito bem estruturada - lá no anexo 4 da Rio+20.

            E quero aqui parabenizar os servidores do Senado que atuaram ali, dando toda a atenção, toda a presteza, todo o atendimento às Senadoras e aos Senadores que participaram do encontro. E quero, sem dúvida nenhuma, prestar conta também ao Estado de Roraima, ao nosso povo, de que nós defendemos o desenvolvimento sustentável. Nós defendemos a inclusão do combate à pobreza como um instrumento efetivo de transformação da sociedade e transformação do meio ambiente para melhor.

            Para preservar o meio ambiente, é preciso acabar com a pobreza extrema; é preciso melhorar a vida das pessoas; é preciso criar alternativa de desenvolvimento na região amazônica, na região que nós vivemos. E clamamos por um processo de reconhecimento de atividades que possam dar dignidade às famílias de Roraima, da Amazônia e do Brasil.

            Então eu queria fazer esse registro, dizer da minha satisfação, da minha honra e do meu orgulho de ter sido indicado um dos membros, representando o Senado brasileiro, nesse encontro. E quero dizer que os debates foram proveitosos, a participação do Brasil foi importante, e que nós vamos continuar debatendo essa questão ambiental aqui no Senado e perante a sociedade.

            Esse é um assunto que não cessa com a Rio+20. Aliás, ficou definido que outros encontros ocorrerão exatamente para que se vá avançando, discutindo, propondo legislações, fortalecendo, criando mecanismos de investimento na recuperação ambiental, enfim, para que se vá construindo um futuro ambiental muito melhor do que nós temos hoje.

            Era esse o registro que eu gostaria de fazer.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/06/2012 - Página 27744