Pela ordem durante a 111ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Encaminhamento de voto de pesar pelo falecimento do Sr. Armando Dias Mendes.

Autor
Cristovam Buarque (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
Nome completo: Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Encaminhamento de voto de pesar pelo falecimento do Sr. Armando Dias Mendes.
Publicação
Publicação no DSF de 27/06/2012 - Página 28009
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REQUERIMENTO, VOTO DE PESAR, HOMENAGEM POSTUMA, PROFESSOR, ESTADO DO PARA (PA), COMENTARIO, ATUAÇÃO, PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, PESQUISADOR, ASSUNTO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, IMPORTANCIA, ACADEMIA, BRASIL.

            O SR. CRISTOVAM BUARQUE (Bloco/PDT - DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Agora, ao mesmo tempo, eu queria apresentar aqui um requerimento, nos termos do art. 218 do Regimento Interno, para um voto de pesar pelo falecimento do economista, cientista, pensador, Prof. Dr. Armando Dias Mendes, que ocorreu nesta última sexta-feira.

            O Dr. Armando Mendes é um paraense, um amazônida, um estudioso do Amazonas e de toda a região amazônica e que vai deixar uma grande lacuna; a mim, pessoalmente, ainda maior porque ele fazia parte de um pequeno grupo de cinco pessoas que eu tenho que há meses nos reuníamos para discutir o PNE e buscar uma alternativa.

            Então, eu gostaria de deixar aqui essa manifestação, porque nós perdemos um homem de vasta cultura, um dos maiores estudiosos sobre a Amazônia, um pesquisador de referência em assuntos do meio ambiente, um dos precursores do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável e que deixa um exemplo de grandeza e dignidade para o Brasil e um legado para a academia no Brasil.

            Ele foi fundador da Faculdade de Economia do Pará e do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, membro emérito do Conselho Regional de Economia do Pará, Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Pará e pela Universidade do Amazonas.

            O Prof. Armando Dias Mendes faleceu aos 88 anos, em Brasília, onde viveu os últimos anos de vida.

            Solicito que esta Casa Legislativa encaminhe as condolências aos familiares pela relevante missão desempenhada, pela contribuição ao País e pela contribuição que ele estava dando na reflexão sobre o PNE.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/06/2012 - Página 28009