Pronunciamento de Romero Jucá em 07/03/2012
Discurso durante a 24ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Requerimento de voto de pesar pelo falecimento do jornalista Laucides Oliveira.
- Autor
- Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
- Nome completo: Romero Jucá Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Requerimento de voto de pesar pelo falecimento do jornalista Laucides Oliveira.
- Publicação
- Publicação no DSF de 08/03/2012 - Página 5247
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, VOTO DE PESAR, JORNALISTA, ESTADO DE RORAIMA (RR), COMENTARIO, ELOGIO, ATUAÇÃO.
O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR) - Sr. Presidente, pela ordem. Enquanto o Senador Magno Malta vai à tribuna, eu apresentei um requerimento de pesar pelo falecimento do jornalista Laucides Oliveira. Gostaria que, quando fosse possível, pudesse ser votado esse requerimento, Sr. Presidente.
É o seguinte o requerimento:
REQUERIMENTO Nº 117, DE 2012
Requeiro, nos termos regimentais, a inserção em ata de voto de pesar pelo falecimento do jornalista Laucides Oliveira, ocorrido hoje em Boa Vista, Roraima.
Justificação
O jornalista foi membro da equipe que implantou a versão roraimense do jornal A Crítica até 1990. Foi também assessor da Universidade Federal de Roraima e em 1995 aceitou o convite do presidente da ALE- RR para chefiar a Comunicação Social da Casa, permanecendo até 2002. Laucides presidiu o Conselho Estadual de Cultura e produziu o quadro “Pauta Livre” para os programas radiofônicos “20 minutos”, na 94 FM e “Melhor de Três”, na Rádio Roraima.
Goiano de nascimento, Mestre Lau, como era mais conhecido por seus colegas de profissão, chegou ao Território de Roraima nos idos de 1953, aos 21 anos de idade. Incontestavelmente, Laucides foi o pioneiro das comunicações em Roraima. Ele foi o primeiro diretor da Rádio Roraima em 1964, onde implantou o radiojornalismo profissional. Foi o primeiro diretor da primeira emissora de televisão privada do Território, a TV Roraima, canal 4, da Rede Amazônica de Televisão, onde também foi implantado o telejornalismo no Estado.
Em 1973, capitaneou o primeiro número do Jornal Boa Vista, de propriedade do governo do Território. Este jornal inovou pela tecnologia e foi o primeiro editado em Off Set. Laucides também foi o responsável pela publicação da revista Diretrizes, considerado um dos pilares da comunicação à época, em 1990. Fundou também o seminário “Tribuna do Norte”, em 1976. No ano seguinte, chefiou o jornalismo da Rádio Nacional de Boa Vista, emissora da Radiobras. Foi correspondente da Revista Veja e do Estado de São Paulo em Roraima.
Laucides dedicou boa parte de sua vida profissional às assessorias de imprensa. A primeira, na Prefeitura de Boa Vista, com o então prefeito Hamilton Gondim. Assessorou também o setor de comunicação do governo Jetúlio Cruz, entre 1985 e 1987 e na Era Roberto Klein, permanecendo até 1988.
Sala das Sessões, de 2012 - Senador Romero Jucá.