Pronunciamento de Walter Pinheiro em 27/03/2012
Encaminhamento durante a 46ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Encaminhamento de votação.
- Autor
- Walter Pinheiro (PT - Partido dos Trabalhadores/BA)
- Nome completo: Walter de Freitas Pinheiro
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Encaminhamento
- Resumo por assunto
-
Outros:
- Encaminhamento de votação.
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/03/2012 - Página 8345
- Assunto
- Outros
O SR. WALTER PINHEIRO (Bloco/PT - BA. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero somar-me aos pronunciamentos que, de forma muito enfática, colocaram a importância dessa matéria. V. Exª inclusive tem utilizado de diversos meios tecnológicos para que o Senado disponibilize acesso, informação e acessibilidade.
Nesse particular, quero fazer uma associação dessa matéria de hoje com um tema que discutimos aqui na Casa, de muita importância. Refiro-me à neurociência.
O pesquisador Nicolelis, nesta Casa, apresentou um trabalho, cujo conteúdo o Senador José Agripino deve conhecer sobejamente, devido à experiência lá no Rio Grande do Norte, que começa lá no bairro - esqueci-me do nome - Tutubarão.
Então, trata-se de uma experiência, Senador Agripino, que já lida com as crianças durante o processo de gestação. Um dos desafios que esse pesquisador Nicolelis está anunciando é a possibilidade de, na abertura dos jogos da Copa no Brasil, através da neurociência, permitir que uma pessoa com deficiência, através do comando das suas funções do cérebro, possa dar o pontapé inicial dessa partida.
Esse simbolismo tem a ver com outro tipo de pontapé inicial: é o desenvolvimento de tecnologia, é a utilização de tecnologia para facilitar a vida da pessoa com deficiência, mostrando que é possível ir ao encontro do que a tecnologia disponibiliza sem desafinar a ousadia de produção de políticas públicas para essa gente. .
Eles não podem continuar sendo tratados como alguém que, como muita gente imagina, merece um favor. Essas pessoas não só merecem de nossa parte o empenho como têm o direito principalmente de receber do Poder Público todo tipo de ação que leve a um processo cada vez mais crescente de facilitação da sua vida e de inserção, ou de reinserção, dessas vidas no contexto social de forma normalíssima, portanto, adotando a utilização de novos mecanismos para que a pessoa possa tranquilamente andar, se locomover, atuar.
Nós tivemos essa experiência agora, recentemente, no bonito ato, Senador Randolfe, do Dia Internacional da Síndrome de Down. E há uma expressão muito bonita, Senadora Ana Rita, do Senador Lindbergh, que é o relator desta matéria, quando dá o seu testemunho de como a sua vida mudou e como sua vida ficou mais bonita convivendo com a sua filhinha.
Portanto, essa gente é maravilhosa, transformadora e essa gente pode, sim, tudo. É necessário que se instalem essas oportunidades, essa disponibilidade, esse empenho, esse vigor na aplicação de políticas públicas para pessoa com deficiência; é necessário que essas coisas efetivamente se instalem e se apresentem.
Era isso, Sr. Presidente.