Discurso durante a 116ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anúncio da candidatura de S.Exa. à Prefeitura de Manaus-AM nas próximas eleições municipais.

Autor
Vanessa Grazziotin (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Anúncio da candidatura de S.Exa. à Prefeitura de Manaus-AM nas próximas eleições municipais.
Aparteantes
Ana Amélia, Blairo Maggi, João Capiberibe, Lídice da Mata, Paulo Davim, Romero Jucá, Sergio Souza.
Publicação
Publicação no DSF de 04/07/2012 - Página 30061
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • ANUNCIO, CANDIDATURA, ORADOR, PREFEITURA, MUNICIPIO, MANAUS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), OBJETIVO, ALCANCE, AMPLIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, REGIÃO.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Srª Presidenta, Senadora Marta Suplicy, Senadora Lídice, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, no último dia 30, sábado passado, de acordo com o calendário eleitoral, encerrou-se o prazo para a realização das convenções partidárias para a escolha dos candidatos a prefeitos, candidatas a prefeitas, a vice-prefeitos, vice-prefeitas, vereadores e vereadoras dos 5.563 Municípios brasileiros.

            Até o dia 5, na próxima quinta-feira, portanto, todas as chapas e candidaturas deverão estar inscritas nos seus respectivos Tribunais Regionais Eleitorais.

            Essas datas, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, encerram uma etapa importante desse processo eleitoral, expressa nas articulações entre os diversos partidos políticos e materializada nas definições de coligações e candidaturas. Em certa medida, definem os campos em que cada um se encontra, bem como os seus compromissos com o Brasil, com os seus Estados, com os seus Municípios e, principalmente, com a população de cada um dos 5.563 Municípios brasileiros.

            Assim como nas demais cidades, ao longo dos últimos meses, um conjunto de partidos progressistas e do campo democrático se empenhou para encontrar um nome de consenso que representasse, na disputa eleitoral pela prefeitura da minha querida cidade de Manaus - a sétima maior cidade brasileira e onde se encontra o maior polo eletroeletrônico da América do Sul - os mesmos compromissos de defesa do povo que vem sendo praticados no Brasil pela Presidenta Dilma Rousseff, no plano federal, e pelo Governador Omas Aziz, na esfera estadual.

            Esse grupo, sob a liderança do Presidente Lula, com apoio do meu Partido, interrompeu a escalada neoliberal no Brasil a partir de 2002 e, no Amazonas, agora em 2010, as últimas eleições, obteve uma espetacular vitória, elegendo a maioria dos Deputados Federais, dos Deputados Estaduais e os três candidatos da chapa majoritária, ou seja, o Governador Omar Aziz, o Senador Eduardo Braga e eu.

            Mais do que nomes, o que sempre nos pautou foi a busca incessante da unidade que pudesse, no âmbito municipal, implantar as políticas econômicas e sociais que têm marcado a trajetória de nosso campo político. Assim, a atuante Deputada Federal Rebecca Garcia, do PP, Partido que faz parte da base aliada, tanto na esfera federal quanto na esfera estadual, Partido da nossa querida Senadora Ana Amélia, que aqui está presente, do Senador Francisco Dornelles, do Senador Benedito de Lira, Ciro Nogueira e Ivo Cassol, foi escolhida por nós, um conjunto de partidos importantes, como esse nome de consenso. Lamentavelmente - repito: lamentavelmente -, às vésperas da convenção, mais precisamente na madrugada do dia da convenção, por razões de natureza estritamente pessoal, a Deputada Rebecca Garcia desistiu da candidatura.

            Com a desistência da Deputada, tivemos que buscar, de forma apressada, a alternativa que assegurasse a participação de nosso grupo político nesse processo de forma igualmente qualificada. Buscar alguém que, a um só tempo, reunisse as condições políticas e técnicas para a tarefa, bem como a necessária densidade eleitoral e o acatamento do conjunto desses partidos políticos que hoje são representados pelo PCdoB, meu Partido, PT, PSD, PMDB, PP, PV, PTN, PSL, PSC e outros partidos que deverão, até o dia 05, aderir à nossa coligação.

            Dentro de nosso grupo, os nomes apontados como naturais para essa tarefa recaíram, quase que de forma natural, sobre o Senador Eduardo Braga e o meu próprio nome. O Senador Eduardo Braga ponderou que seu compromisso com a Liderança do Governo da Presidenta Dilma aqui, nesta Casa, não lhe permitia aceitar a tarefa. Aliás, na semana passada, o Senador Eduardo Braga esteve aqui e fez um pronunciamento exatamente nesse sentido, dizendo que os compromissos assumidos diante da Presidenta Dilma não lhe permitiam disputar o cargo de Prefeito da cidade de Manaus.

            Meu nome já havia sido colocado insistentemente pelos meus pares e pela própria mídia local como candidata, sem que eu me dispusesse a disputar a Prefeitura de Manaus, e é muito honroso para qualquer pessoa e para mim inclusive ser Prefeita de uma cidade tão importante como é a cidade de Manaus, mas relutava porque sei que, como Senadora, posso ajudar não apenas meu querido Estado do Amazonas, mas também o meu Pais. Já tive o privilegio de ser a Vereadora mais votada de Manaus e a Deputada Federal igualmente mais votada do Estado até então, desde o fim do voto vinculado, a única votação que atingiu sozinha o coeficiente eleitoral para Deputado Federal.

            Desafios, portanto, nunca me intimidaram. Declinei porque não tenho apego a cargos e sabia que dispúnhamos de outros nomes, como o da própria Deputada Rebeca, para cumprir essa missão. Mas tudo que eu jamais permitiria é que ficássemos sem um candidato que pudesse representar esse projeto vitorioso e progressista que estamos implantando no Brasil e no Amazonas.

            O Sr. Paulo Davim (Bloco/PV - RN) - Senadora Vanessa...

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM) - Concedo o aparte a V. Exª. Só peço para concluir esta linha de raciocinio, Senador Davim. Será um prazer conceder o aparte a V. Exª, à Senadora Ana Amélia, ao Senador Blairo, à Senadora Lidice.

            Assim, diante do apelo...

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - Acho que está todo mundo querendo parabenizá-la, Vanessa.

            Vamos com calma porque acho que a ocasião merece.

            Pode continuar tranquila.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM) - Assim, diante do apelo de meus pares, atendi ao chamamento e aceitei a honrosa tarefa de disputar a Prefeitura de Manaus, tendo como candidato a Vice-Prefeito o companheiro Vital Melo, do Partido dos Trabalhadores, e com o apoio de nossos aliados, amigos e do povo de Manaus, principalmente. Esse povo, Presidenta Marta, já me deu muito, o que me fez e que me faz eternamente devedora dos descendentes de Ajuricaba. E nós conhecemos o Ajuricaba como símbolo daqueles... A lenda diz que Ajuricaba se lançou, acorrentado, no encontro das águas do rio Negro com o Solimões, bradando que preferia a morte à escravidão. Foi assim que o povo brasileiro indígena não cedeu à tentativa, não uma, mas inúmeras, de escravidão. E o maior símbolo dessa resistência talvez seja a do índio Ajuricaba.

            É um povo indômito, que bem faz jus à estrofe de nosso Hino, o Hino do Amazonas, quando diz que "Viver é destino dos fortes. Assim nos ensina, lutando, a floresta". Dessa forma, tal qual a saga das nossas mitológicas Amazonas, as mulheres guerreiras que tanto impactaram Francisco Orellana, pelo combate sem trégua que ofereciam ao invasor de seus territórios, eu igualmente me coloco à disposição do povo de Manaus, para, juntamente com o Governador Omar Azis, a Presidenta Dílma Rousseff, o Senador Eduardo Braga, os nossos queridos Vereadores e Vereadoras, Deputados e Deputadas Federais e Estaduais, preparar adequadamente a cidade para seu primeiro grande desafio: a Copa do Mundo de 2014.

            Sei que terei esse apoio, tanto da Presidenta quanto do Governador. Sei que, igualmente, posso contar com nossos históricos aliados do movimento juvenil, popular e sindical - no qual iniciei minha luta política, inicialmente, como a primeira mulher a presidir o Diretório Central dos Estudantes de nossa centenária Universidade Federal do Amazonas e, posteriormente, como dirigente do movimento sindical, especialmente dos trabalhadores em educação do Estado do Amazonas.

            Não subestimo meus adversários, tampouco os superestimo. São combatentes, e, da minha parte, disponho-me ao bom combate - ao combate das ideias, das propostas factíveis para Manaus, abominando expedientes rasteiros ou de ataques pessoais.

            Nosso objetivo agora, em 2012, é dar continuidade a esse projeto, um projeto que vem contribuindo para a construção de uma sociedade melhor, que valoriza as pessoas, que valoriza a distribuição de renda e uma vida mais digna para a nossa gente.

            Digo, Presidenta, que não foi essa uma opção pessoal, mas, quando entramos na vida pública, sujeitamo-nos, muitas vezes, a abrir mão de escolhas pessoais para seguir a escolha coletiva. Então, estou encontrando forças. Tenho muitos aliados, muitos amigos, construídos ao longo de quase 30 anos, na minha cidade. Por isso me sinto, mesmo que de forma emergencial, preparada para essa grande disputa.

            Senadora Ana Amélia. Senador Davim.

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - Um momento. Um momentinho, Ana Amélia.

            Como são um, dois, três, quatro, cinco inscritos para falar e parabenizar a Senadora, vou pedir que cada um fale um minuto, para que possamos dar margem a todos.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM) - Eu agradeço, Senadora.

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - Quem é o primeiro?

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM) - Senador Davim.

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - Blairo.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM) - Senador Blairo.

           O Sr. Blairo Maggi (Bloco/PR - MT) - Senadora Vanessa, quero cumprimentá-la pela decisão de disputar a Prefeitura de Manaus. Não tenho dúvida nenhuma de que V. Exª fará uma grande campanha, com todas as chances de vitória na cidade de Manaus. Não sei se torço para a senhora ganhar a eleição, porque, ao mesmo tempo em que ganha a eleição, vai nos deixar, e V. Exª tem sido uma grande companheira aqui no Senado, uma Senadora muito presente, que trabalha, que se esforça, que se envolve e que tem dado bons resultados. É claro que sempre queremos o sucesso das pessoas na medida em que elas se dispõem a novos desafios, e eu desejo isso a V. Exª, mas já quero deixar aqui registrado o meu pesar pela sua falta no ano que vem aqui conosco. Parabéns!

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM) - Muito obrigada, Senador. Fico agradecida mesmo, porque sei que V. Exª fez um belo governo no Estado de Mato Grosso, como o meu, um Estado amazônico.

            Senador Davim.

            O Sr. Paulo Davim (Bloco/PV - RN) - Senadora Vanessa, o povo de Manaus merece o seu talento. Conheci o seu talento, a sua vocação, a sua capacidade de trabalho, o grau de compromisso que a senhora tem com as coisas coletivas, com as causas populares. Sua história deixou rastros indeléveis de competência quando foi Vereadora, Deputada Federal...

(Interrupção do som.)

            O Sr. Paulo Davim (Bloco/PV - RN) - E aqui está sendo uma extraordinária Senadora. Posso dizer isto porque acompanho o seu trabalho não só em plenário, pois estamos juntos em duas comissões parlamentares, duas CPIs, a do tráfico de pessoas e a do Cachoeira. Sou testemunha da sua dedicação, da sua abnegação às causas públicas. Se precisar de uma voz para fazer este depoimento em Manaus, pode contar com a minha voz, o meu trabalho e os meus votos de sucesso.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM) - Muito obrigada, Senador. Obrigada mesmo.

            Senadora Ana Amélia.

            A Srª Ana Amélia (Bloco/PP - RS) - Cara Senadora Vanessa, fiquei aguardando o seu pronunciamento porque é uma alegria enorme para mim que estreio aqui no Senado Federal conviver com uma experiente Deputada Federal e agora uma brilhante Senadora. “A vida é combate,/ Que os fracos abate,/ Que os fortes, os bravos/ Só pode exaltar”. Tenho plena convicção da sua capacidade. Não tendo feito a escolha de ser candidata a Prefeita de Manaus, vai vencer esse desafio com grande competência, brilho e talento. E também de saber que o meu partido, o Partido Progressista, do nosso Líder Francisco Dornelles, está junto nessa caminhada, uma caminhada de êxito, uma caminhada em nome do bem comum de uma cidade que encanta a todos os brasileiros e que é cobiçada pelo mundo pelo que representa de simbolismo em relação à Amazônia, ao chamado Pulmão do Mundo. Conte com o nosso apoio irrestrito. Estaremos lá, em algum momento, em seu palanque, para a brilhante disputa à Prefeitura de Manaus. Parabéns Senadora, e conte com o nosso apoio. E também queria aproveitar para cumprimentar Rebecca Garcia, nossa Deputada, que certamente estará ao seu lado nessa grande caminhada. Muito obrigada.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM) - Obrigada a V. Exª.

            Senadora Marta, se me permite, quero dizer que eu é que tenho muito orgulho de estar aqui neste Senado, cuja maioria é de homens, Senadores, nós mulheres somos minoria, mas somos mulheres, e V. Exª é o exemplo disso; a Senadora Marta Suplicy, que é um exemplo para o Brasil, Prefeita que foi da maior cidade brasileira; a Senadora Lídice também, Prefeita de uma grande cidade, Salvador. Eu tenho muito orgulho de estar ao lado de Senadoras como as senhoras. E não tenha dúvida nenhuma, tem sido um grande aprendizado, em relação aos homens, mas sempre, principalmente, em relação à postura, à dedicação que as mulheres Senadoras têm aqui nesta Casa. O orgulho é muito mais meu do que seu, Senadora Ana Amélia.

            Senador Capiberibe.

            O Sr. João Capiberibe (Bloco/PSB - AP) - Senadora Vanessa, confesso que vou ficar torcendo para que o médio Amazonas, o meio do Amazonas, eleja uma mulher. Nós temos grandes exemplos de mulheres gestoras, de habilidades políticas incríveis, como a Presidenta Dilma Rousseff. Em Macapá, temos uma mulher também candidata a prefeita. Esse olhar diferente da mulher certamente vai mudar muito nossas cidades. Tenho a impressão de que vivemos essa enorme crise porque nós homens temos uma maneira um pouco desleixada de cuidar das nossas casas, do nosso entorno. Isso é verdade. Eu acho que, na medida em que as mulheres ocuparem as prefeituras, as prefeitas farão a diferença nas cidades brasileiras. Eu quero parabenizar e desejar sucesso a V. Exª em Manaus. E eu espero que...

(Interrupção do som.)

            O Sr. João Capiberibe (Bloco/PSB - AP. Fora do microfone.) - ...de Manaus irradie para Macapá.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM) - Senador Capiberibe, quero agradecer não apenas a V. Exª, mas a Janete Capiberibe, com quem convivi inclusive quando ela foi Presidente da Comissão da Amazônia. E sei que ela representa sim, da forma mais expressiva, o que é a mulher sofrida, trabalhadora da nossa região. Muito obrigada, Senador Capiberibe.

            Senadora Lídice da Mata.

            A Srª Lídice da Mata (Bloco/PSB - BA) - Senadora Vanessa Grazziotin, quero, em primeiro lugar, até lamentar que nós não possamos estar juntas do ponto de vista partidário nesta eleição. Mas, independente disso, quero ressaltar a enorme alegria que tenho de voltar a militar e a conviver com V. Exª. Nós que tivemos uma convivência desde a nossa juventude, na legislatura passada pudemos reiniciar esse trabalho juntas, não só aqui na CPI do Tráfico de Pessoas, a que nós duas estamos dedicadas integralmente, mas em todas as outras áreas de atuação que temos aqui. Eu posso lhe assegurar rapidamente que a nossa presença como mulheres em qualquer eleição faz a diferença, e fará diferença também em Manaus. Sem dúvida alguma, é uma grande razão de orgulho e de alegria para todas nós tê-la como representante das mulheres, uma Senadora honrada, das poucas mulheres que estão neste Parlamento. E tenho certeza que, como a Prefeita Marta Suplicy, a Ministra Marta Suplicy, a Prefeita Luiza Erundina e tantas de nós que puderam estar à frente dos governos executivos, sabemos que o desenvolvimento de cada uma dessas cidades passou a ser visto de forma diferente porque integrou o conceito de desenvolvimento humano. E V. Exª, se eleita, fará isso também. Muito obrigada.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM) - Muito obrigada, Senadora Lídice, Senadora que já pertenceu ao meu Partido. Aliás, foi Deputada Constituinte. Na época, eu não era Deputada, Senador Sérgio, era apenas uma militante do Movimento de Mulheres e do Movimento Pela Educação. Mas quando aqui vínhamos para fazer as nossas reivindicações em relação às mulheres e à educação, a Senadora Lídice, à época Deputada Constituinte, é que nos abrigava, com muito carinho. Então, muito obrigada por suas palavras, Senadora.

            Senador Jucá.

            O Sr. Romero Jucá (Bloco/PMDB - RR) - Senadora Vanessa, também quero aqui registrar, primeiro, o grande trabalho que V. Exª faz aqui no Senado. V. Exª veio com toda a experiência de uma política madura já para o Senado, e aqui no Senado tem se dedicado de uma forma muito forte a vários assuntos, mas com ênfase, sem dúvida alguma, no aspecto social. E fomos surpreendidos, na verdade, por essa construção política do Estado do Amazonas. Eu estava no interior de Roraima, participando de convenções municipais também, quando recebemos a notícia de que o processo tinha, na verdade, dado uma guinada e que V. Exª seria a candidata a prefeita. Não resta dúvida de que V. Exª tem todas as condições de ser uma grande Prefeita de Manaus. Manaus é uma cidade polo da nossa região, é uma cidade irmã de Boa Vista. Na verdade, muito mais irmã mais velha. Há uma relação muito grande entre Roraima e o Estado do Amazonas. E quero aqui registrar minha confiança de que V. Exª vai fazer uma campanha de alto nível, propositiva

(Interrupção do som.)

            O Sr. Romero Jucá (Bloco/PMDB - RR) - ...e que possa realmente conquistar o voto e o coração do povo manauara. Então, meus parabéns por esse consenso construído em seu nome. Isso só demonstra a capacidade de aglutinar e a forma de fazer política de V. Exª em toda sua história, que agora, na verdade, culmina com essa candidatura, que sem dúvida nenhuma será vitoriosa. Meus parabéns e muitos votos para que efetivamente faça tudo aquilo que eu sei que é compromisso do PCdoB, dos Partidos aliados, inclusive do PMDB, que participa também da coligação; do Governador Omar Aziz, de Eduardo Braga, enfim, de um grupo político que tem feito um trabalho realmente marcante no Estado do Amazonas. Parabéns.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM) - Eu é que agradeço a V. Exª, Senador Romero Jucá, do vizinho Estado de Roraima e Líder do Governo durante tantos anos, nesta Casa.

            Eu quero aqui dizer que o Amazonas deve muito ao senhor, porque eu também, nesse tempo em que aqui estou, sou testemunha da sua luta em defesa da nossa região como um todo; não só da sua querida Roraima, mas também dos vizinhos, que precisam tanto quanto Roraima. Então, envaidece-me muito esse seu pronunciamento.

            Digo, Senador Jucá, que a surpresa não foi somente sua, foi minha. Eu pensei muito, Senadora Marta, de vir ou não à tribuna no dia de hoje. Talvez, se tivesse sido pré-candidata e trabalhado para isso eu aqui não estaria, mas sinto-me na obrigação... Não estou pedindo absolutamente nada, mas apenas para comunicar ao Senado, à Casa onde eu trabalho, essa decisão que, para mim, foi uma surpresa, mas a tomei com muita segurança e principalmente com muito senso de responsabilidade coletiva.

            Repito, não foi pessoalmente a melhor decisão, mas politicamente, para um projeto de mudança do Brasil, tenho convicção de que fiz o melhor e por isso, somente por isso me senti devedora dessa explicação, dessa informação aqui na tribuna do Senado. Aliás, eu me esforço muito para ocupá-la todos os dias, a fim de falar de todos os temas importantes da nossa gente, do nosso País.

            Senador Sérgio, com muito prazer eu concedo a palavra a V. Exª.

            O Sr. Sérgio Souza (Bloco/PMDB - PR) - Senadora Vanessa, eu acho que a vontade geral dos seus colegas é de que não fosse, mas me parece que a vontade geral do povo do Amazonas, do povo de Manaus é de que você seja a candidata. Nós acompanhamos, há alguns dias, o dilema das candidaturas e da sua candidatura, agora, à Prefeitura de Manaus e tenho certeza de que como você está pronta para governar aquele Município, aquele Município também está pronto para o seu governo. Eu conheci-a há pouco aqui no Senado, há pouco mais de um ano, mas acompanho o seu trabalho como Parlamentar, antes na Câmara e aqui no Senado, há muito tempo e sei das suas origens do Sul do País, de Santa Catarina, que tem familiares no meu Estado, o Estado do Paraná, e sei que você vai fazer o melhor trabalho para o povo de Manaus, porque aquele que presenciou as suas atividades, tanto nas comissões, das quais nós somos companheiros em várias delas, aqueles que ...

(Interrupção do som.)

            O Sr Sérgio Souza (Bloco/PMDB - PR) - ... aqueles que presenciaram o seu trabalho no dia a dia no Senado Federal sabem da sua competência e do seu dinamismo quando pega algo para fazer, da sua determinação em fazer o melhor para o Congresso, o melhor para o povo brasileiro. E agora você vai se dedicar integralmente para fazer o melhor para o povo da nossa capital do Amazonas, a nossa querida Manaus. Parabéns. Boa sorte!

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM) - Muito obrigada, Senador Sérgio Souza. Tenha certeza V. Exª de que eu admiro muito o seu trabalho também. Chegou aqui há pouco tempo, mas ocupa posições muito importantes pela competência e pela dedicação.

            Muito obrigada.

            Senadora Marta, concluindo, eu quero dizer que - e não digo isso porque estou na presença de V. Exª - a sua experiência, a sua gestão frente à Prefeitura de São Paulo, da maior cidade do Brasil, não tenha dúvida, Senadora Marta,...

(A Srª Presidente faz soar a campainha.)

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM) - ... pesou muito, não só para a minha decisão, mas pesa muito para a decisão de muitas mulheres brasileiras, assim como pesa enormemente a decisão que tomou a Presidenta Dilma, que nunca tendo sido candidata a nada, uma mulher técnica, competente, se transformou na Presidenta deste País e na Presidente mais querida do povo brasileiro.

            Muito obrigada, Senadora Marta, obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/07/2012 - Página 30061