Pronunciamento de Paulo Davim em 03/07/2012
Pela Liderança durante a 116ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Homenagem ao Corpo de Bombeiros pelo transcurso, ontem, do Dia do Bombeiro Brasileiro.
- Autor
- Paulo Davim (PV - Partido Verde/RN)
- Nome completo: Paulo Roberto Davim
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela Liderança
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagem ao Corpo de Bombeiros pelo transcurso, ontem, do Dia do Bombeiro Brasileiro.
- Publicação
- Publicação no DSF de 04/07/2012 - Página 30069
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CORPO DE BOMBEIROS, ELOGIO, DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, BOMBEIRO, FATO, IMPORTANCIA, RESGATE, ACIDENTES, PROTEÇÃO, VIDA.
O SR. PAULO DAVIM (Bloco/PV - RN. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na manhã do dia 11 de setembro de 2001, às 8h46min31, o mundo foi surpreendido com um dos mais graves acontecimentos da história recente: o ataque terrorista às Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque. Esse triste episódio demonstrou e confirmou que nenhuma instituição ultrapassa a do Corpo de Bombeiros em termos de credibilidade, de ética e de prestação de serviços relevantes e meritórios em benefício da comunidade.
Em apenas 102 minutos, houve o ataque dos aviões, o incêndio e o desabamento das Torres Gêmeas, uma das maiores tragédias dos últimos tempos, em que mais de duas mil pessoas perderam a vida e em que muitas outras ficaram mutiladas ou feridas. Enquanto centenas de pessoas tentavam, desesperadamente, fugir do fogo e da destruição, os bombeiros de Nova York subiam as escadas do World Trade Center para resgatar os que não puderam sair, numa demonstração inequívoca de coragem, de desprendimento, de determinação e de altruísmo, constituindo uma imagem simbólica das qualidades e virtudes dos bombeiros do mundo inteiro.
O Corpo de Bombeiros se distingue como entidade que cumpre funções de extinguir incêndios, realizar salvamentos, planejar sistemas de segurança, orientar a população e praticar a segurança preventiva. Entre os atributos da profissão, destacam-se o heroísmo, a coragem, o desprendimento, a disciplina, a ética, o rigoroso cumprimento do dever funcional e o comportamento exemplar de todos seus membros.
Srª Presidente, o Dia do Bombeiro é comemorado em 2 de julho - portanto, ontem -, porque foi nesse dia, no longínquo ano de 1856, que o Imperador D. Pedro II, por meio do Decreto n° 1.775, instituiu o primeiro serviço de extinção de incêndios em solo pátrio. Trata-se de data muito especial para todos nós, pois nenhuma instituição, repito, no Brasil e no mundo, supera o Corpo de Bombeiros em termos de respeito, de confiança, de dignidade e de prestação de serviços relevantes à comunidade.
Na era de incertezas em que vivemos, existe um descrédito generalizado de muitas instituições sociais, políticas, educacionais e de prestação de serviços públicos. O Corpo de Bombeiros, ao contrário, conquistou, ao longo de 156 anos de bons serviços prestados à população brasileira, uma elevada credibilidade.
São inúmeros os episódios inesquecíveis da participação desses heróis em casos de incêndio, acidentes automobilísticos, enchentes, afogamentos, desabamentos e muitos outros desastres naturais ou produzidos pelos homens.
Muitas tragédias pessoais e familiares são amenizadas com os atos de coragem e heroísmo, típicos de bombeiros que doam suas vidas em benefício de seus semelhantes e que, por isso, merecem o respeito e a mais elevada consideração de toda a sociedade.
Comemoramos, em 2 de julho, o Dia do Bombeiro Brasileiro, o profissional que tem como missão primordial salvar vidas humanas e bens materiais, não poucas vezes sob o risco de sofrer comprometimento de sua própria integridade física.
Assim, enquanto grande número de instituições, das mais diversas áreas de atuação, enfrenta uma época de incertezas e de falta de credibilidade, o Corpo de Bombeiros goza de grande respeito por sua atividade humanitária, que envolve desprendimento, coragem cívica e pessoal, dedicação ao bem comum, bravura, determinação e amor ao próximo, qualidades cada vez mais raras nos dias de hoje.
Encerro este pronunciamento, homenageando todos os homens e mulheres do Corpo de Bombeiros, abnegados profissionais que dedicam suas vidas a um trabalho ao mesmo tempo perigoso e indispensável. Exatamente por isso, merecem o respeito, a admiração e os mais profundos agradecimentos de toda a população brasileira.
Faço este pronunciamento, Srª Presidente, em homenagem ao Dia do Bombeiro Brasileiro, no dia 2 de julho, no dia de ontem, portanto.
Muito obrigado.