Pronunciamento de Eduardo Suplicy em 07/03/2012
Pela ordem durante a 24ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro da presença da Sra. Beth Davison que perdeu o filho em acidente com sua bicicleta e outro assunto.
- Autor
- Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
- Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
POLITICA DE TRANSPORTES.:
- Registro da presença da Sra. Beth Davison que perdeu o filho em acidente com sua bicicleta e outro assunto.
- Publicação
- Publicação no DSF de 08/03/2012 - Página 5190
- Assunto
- Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
- Indexação
-
- REGISTRO, PRESENÇA, SENADO, FAMILIA, VITIMA, ACIDENTE DE TRANSITO, USUARIO, BICICLETA, PARTICIPAÇÃO, SEMINARIO, DISCUSSÃO, TRANSPORTE, SEGURANÇA, SUSTENTABILIDADE.
O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, apenas pela ordem.
Quero registrar aqui a presença da Srª Beth Davison, mãe de Pedro Davison, que, infelizmente, teve o filho morto em acidente com sua bicicleta. Assim como ele, Juliana Dias, bióloga, foi morta em São Paulo, atropela na Avenida Paulista, como também o mecânico Hélio Nunes da Costa, ao tentar atravessar a BR-316, em Belém. Segundo informações da Companhia de Engenharia de Tráfego, entre 2005 e 2010, no Município de São Paulo, 439 ciclistas faleceram.
Srª Presidenta, aqui estão, nas galerias, participantes do 1º Fórum Mundial da Bicicleta, que apresentam a ideia de que a bicicleta é um símbolo e um instrumento para a busca da felicidade agora; que é um meio de transporte democrático sustentável e pode ajudar a salvar o planeta para a presente e as futuras gerações; que proporciona o encontro das pessoas, a apropriação efetiva dos espaços públicos; que a bicicleta representa uma demanda social de inversão das políticas públicas atuais - querem todos que o Ministério das Cidades leve adiante a proposta da Bicicleta Brasil; que está ligada ao conceito das cidades mais humanas; que a bicicleta é uma forma de participar ativamente da vida da cidade, como uma democracia direta; que a bicicleta é um símbolo de paz no trânsito e os usuários desejam tão-somente partilhar as ruas; que tem enorme potencial para buscar saúde preventiva de toda a população; que a bicicleta trouxe pessoas do mundo todo para Porto Alegre, num evento tão bonito; que uniu as pessoas de forma horizontal e voluntária.
Srª Presidenta, ontem, em 40 cidades brasileiras, houve manifestações dos ciclistas para haver um maior cuidado e respeito para com todos os ciclistas. E aqui hoje eles visitam o Senado Federal. A Srª Beth Davison, que perdeu o filho, é uma das maiores entusiastas do ciclismo, veio com ciclistas visitar o Senado, andando de bicicleta comigo desde o Museu Nacional, em favor de todos terem maior respeito e direito em relação aos direitos dos ciclistas.
Era o breve registro.
Quero cumprimentar V. Exª pela saudação à Ministra Cármen Lúcia, que assumirá a Presidência do Superior Tribunal Eleitoral.