Pela Liderança durante a 127ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelo transcurso, ontem, dos 122 anos da cidade de Boa Vista, capital de Roraima.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ENSINO SUPERIOR.:
  • Homenagem pelo transcurso, ontem, dos 122 anos da cidade de Boa Vista, capital de Roraima.
Publicação
Publicação no DSF de 11/07/2012 - Página 33894
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • REQUERIMENTO, VOTO, CONGRATULAÇÕES, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, BOA VISTA (RR), ESTADO DE RORAIMA (RR).
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, RELAÇÃO, PREFEITO, BOA VISTA (RR), ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE BOA VISTA, ESTADO DE RORAIMA (RR), ASSUNTO, REGISTRO, CRESCIMENTO, MATRICULA, ALUNO, CURSO SUPERIOR, MATERIA, PUBLICAÇÃO, INTERNET, REFERENCIA, HISTORIA, FUNDAÇÃO, CIDADE.

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (Bloco/PTB - RR. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Paulo Davim, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, estou fazendo o registro dos 122 anos de criação da minha cidade, Boa Vista, capital do meu Estado, Roraima.

            Como boa-vistense, uma pessoa que lá nasceu, para mim é uma honra muito grande estar hoje como Senador da República pelo meu Estado, fazendo esta homenagem à cidade que me viu nascer, onde eu vivi a minha infância e parte da minha adolescência porque tive que sair cedo de lá para estudar, continuar meus estudos, já que à época no meu Estado sequer tinha o equivalente ao segundo grau hoje, que é o ensino médio.

            É com muito orgulho que eu faço este registro porque ontem, que foi o dia, eu não pude estar presente na sessão. E quero dizer que Boa Vista é a única capital do Brasil totalmente localizada no hemisfério norte, portanto, é uma cidade que embora esteja na Amazônia, muita gente que acha que a Amazônia é uma floresta só, lá é uma região que nós chamamos de lavrados, equivale a uma mistura dos pampas gaúchos com o nosso cerrado aqui do Centro-Oeste.

            Peço ao Sr. Presidente, Senador Davim, para que depois faça parte do meu pronunciamento uma relação dos prefeitos de Boa Vista, desde a época em que Boa Vista pertencia ao Estado do Amazonas, passando pela época em que foi Território Federal e chegando à época de Estado. Eu tenho orgulho também, pois desta relação de prefeitos consta o nome do meu pai, que foi o 34º prefeito da cidade e depois novamente prefeito, sendo o 45º. Então, Boa Vista tem para mim um significado muito importante não só por eu ter nascido lá, porque a gente não escolhe o lugar para nascer, mas a gente escolhe o lugar para viver. Então, eu duplamente me considero boa-vistense porque nasci e escolhi viver lá, e estou aqui por uma decorrência de o povo não só de Boa Vista mas de todo o meu Estado, pela segunda vez, me conduzir ao Senado, depois de ter sido por duas vezes deputado federal, inclusive deputado federal constituinte, quando nós aprovamos a transformação de Roraima da condição de Território Federal para Estado.

            Para ficar, Senador Paulo Davim, dentro dos minutos que me são reservados como Líder, eu quero pedir a V. Exª a transcrição de algumas matérias que são importantes que fiquem registradas nos Anais do Senado, para que possam servir, portanto, de material de pesquisa para estudantes e outros, que têm dados sobre a região, uma matéria do jornal Folha de Boa Vista que fala uma coisa muito importante aqui, Senador Davim, que também merece registro.

            Boa Vista, proporcionalmente, é a cidade do Brasil que tem mais estudantes no curso universitário no Brasil todo. Porque lá nós temos uma universidade federal, que, tenho muita honra de dizer, foi criada por uma lei de minha iniciativa, e implantada na época do Presidente Sarney. Então, hoje nós temos uma relação, tanto de graduados já como de pessoas que estão no curso de graduação, a melhor do Brasil.

            A mesma coisa, tem aqui outra matéria que conta o histórico desde quando foi criado o Forte São Joaquim para defender aquela região da invasão dos ingleses, dos holandeses, e também mais alguns dados históricos da cidade.

            São coisas que considero importantes. E quero pedir a V. Exª só mais um minutinho. Podia fazer isso pela ordem, mas quero fazer neste pronunciamento.

            Estou encaminhando à Mesa um requerimento, em que, nos termos do Regimento, peço que seja formulado voto de aplauso e louvor à cidade de Boa Vista pelas comemorações dos seus 122 anos de aniversário. E esse voto é justificado por todas essas razões, inclusive já mencionei aqui as instituições de ensino superior, universidade federal e outras. Também fui autor da lei que criou a escola técnica federal, que depois se transformou no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

            E que esse pedido de aplauso seja encaminhado ao prefeito e à vice-prefeita da capital, e também à Câmara Municipal de Boa Vista, na pessoa do seu presidente.

            Eu formulo esses votos a todos os boa-vistenses, lá nascidos ou não, como meu pai não nasceu lá e foi prefeito de lá. Meu pai veio do Nordeste, como vieram meus avós maternos. E, na verdade, eu diria que Boa Vista é não só a única capital no extremo Norte, mas também é uma capital que acolhe de braços abertos brasileiros de todas as regiões, notadamente os pioneiros que vieram do Nordeste, mas até hoje gente de todo o Brasil: do Rio Grande do Sul, do Paraná... Boa Vista deseja isso mesmo, continuar sendo essa cidade cosmopolita e uma cidade diferente, porque foi construída mediante o planejamento. Tanto que é uma das poucas capitais do Brasil que foi construída mediante o planejamento prévio de um arquiteto e que obedeceu o Plano Diretor e tem uma forma de leque.

            Quero pedir aos telespectadores da TV Senado e aos ouvintes da Rádio Senado que acessem o site da Prefeitura de Boa Vista para ver os dados magníficos dessa capital bonita que é a minha cidade.

 

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR MOZARILDO CAVALCANTI EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos art. 210, Inciso I, §2º do Regimento Interno.)

Matérias referidas:

- Conheça Boa Vista;

- Relação de Prefeitos de Boa Vista;

            - Jornal Folha de Boa Vista


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/07/2012 - Página 33894