Pela ordem durante a 127ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Encaminhamento de voto de pesar pelo falecimento de Dom Eugênio Sales.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Encaminhamento de voto de pesar pelo falecimento de Dom Eugênio Sales.
Publicação
Publicação no DSF de 11/07/2012 - Página 35277
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REQUERIMENTO, HOMENAGEM POSTUMA, CARDEAL, ARCEBISPO, ATUAÇÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ESTADO DA BAHIA (BA), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), ELOGIO, VIDA PUBLICA, AUXILIO, CIDADÃO, VITIMA, PERSEGUIÇÃO, DITADURA, REGIME MILITAR, VOTO DE PESAR, FAMILIA, ECLESIASTICO.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, também sou autor de requerimento para inserir em Ata voto de pesar pelo falecimento de Dom Eugenio de Araujo Sales.

            Quero aqui registrar as minhas condolências aos seus familiares, à Arquidiocese do Rio de Janeiro, à CNBB e destacar como Dom Eugenio Sales, que foi administrador apostólico da Arquidiocese de Natal, depois na Bahia e depois no Rio de Janeiro, teve um papel tão significativo ao longo dos seus 91 anos de vida, 58 anos de episcopado. Trinta deles à frente da Igreja no Rio de Janeiro, quando criou 60 igrejas, incentivou a vocação sacerdotal, ordenou 215 sacerdotes, sagrou mais de 20 bispos e, sobretudo, conforme aqui foi destacado, era um pastor que mantinha o controle do seu rebanho.

            Nos anos 70, em pleno regime militar, fazia questão de visitar os presídios, junto com o coordenador da pastoral penal. Não havia Páscoa, nem Natal ou dias importantes em que ele não passasse pelo menos em uma cadeia pública, onde celebrava para todos os presos e ia às celas dos prisioneiros políticos, muitos dos quais não confessavam a mesma fé ou eram ateus. Dom Eugenio agia nos bastidores junto aos militares, intercedendo em favor daqueles que estavam presos e sofriam torturas. Abrigou mais de quatro mil refugiados políticos, deu assistência às famílias dos desaparecidos, ajudou a evitar outros desaparecimentos e fez muito disso em silêncio, para que pudessem ser atingidos os seus objetivos.

            Dom Eugenio Sales foi um homem que seguiu os exemplos de Jesus Cristo. Soube estar presente nos momentos mais importantes do Brasil.

            Assim, Sr. Presidente, solicito seja transcrito na íntegra o teor do meu requerimento, com a minha homenagem e as minhas condolências à sua família e à CNBB.

            Muito obrigado.

 

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

Matéria referida:

- Requerimento Senador Eduardo Suplicy.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/07/2012 - Página 35277