Discurso durante a 127ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelo transcurso dos 192 anos de emancipação política do Estado de Sergipe; e outros assuntos.

Autor
Eduardo Amorim (PSC - Partido Social Cristão/SE)
Nome completo: Eduardo Alves do Amorim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. DESENVOLVIMENTO REGIONAL. :
  • Homenagem pelo transcurso dos 192 anos de emancipação política do Estado de Sergipe; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 11/07/2012 - Página 35589
Assunto
Outros > HOMENAGEM. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, EMANCIPAÇÃO POLITICA, ESTADO DE SERGIPE (SE), REGISTRO, CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, MELHORAMENTO, INDICE, QUALIDADE DE VIDA, UNIDADE FEDERAL, NECESSIDADE, POLITICAS PUBLICAS, COMBATE, PROBLEMA, EDUCAÇÃO, SAUDE PUBLICA, DESIGUALDADE SOCIAL, ASSISTENCIA, VITIMA, SECA.
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, SOCIEDADE, MEDICO, ESTADO DE SERGIPE (SE), ELOGIO, ATUAÇÃO, ENTIDADE, CRIAÇÃO, POLITICA SOCIAL, COMBATE, VIOLENCIA DOMESTICA, DEFESA, MELHORAMENTO, SISTEMA, SAUDE PUBLICA, INTERESSE, CATEGORIA PROFISSIONAL, SAUDE.

            O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco/PSC - SE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, ouvintes da Rádio Senado, espectadores da TV Senado, todos que nos acompanham pelas redes sociais, venho hoje à tribuna desta Casa para prestar duas homenagens. A primeira, ao meu Estado, Sergipe, pelos seus 192 anos de Emancipação Política. A segunda à Sociedade Médica de Sergipe, SOMESE, pelos seus 75 anos de importante atuação junto à classe médica e a sociedade sergipana.

            Sergipe completa 192 anos de sua Emancipação Política e o sentimento de "SERGIPANIDADE" é cada vez mais forte entre nós. É um orgulho pertencer a essa terra, ser parte do povo que traz no seu DNA a força, a perseverança e a esperança, apesar das adversidades.

            Somos um Estado realmente muito especial, não obstante o fato de sermos o menor entre os Entes Federados, Sergipe tem um dos melhores IDH do Nordeste, um parque industrial em franco crescimento, 163 km de um belíssimo litoral, além de atrações turísticas no interior do Estado, reconhecidas internacionalmente como, por exemplo, o Cânion de Xingo e o Parque dos Falcões, a quarta cidade mais antiga do país, São Cristóvão e Laranjeiras, que é conhecida por suas belas igrejas dos séculos XVII e XVIII. Temos, ainda, a maior mina de potássio do hemisfério sul e no setor de geração de energia elétrica, está em Sergipe uma das maiores hidrelétricas do país, a usina de Xingó.

            Srªs Senadoras, Srs. Senadores, apesar de toda a grandeza do nosso pequeno Estado, temos desigualdades sociais perversas, problemas nas áreas de saúde e educação, e no semiarido o nosso povo continua sofrendo ano após ano com o problema da seca e com suas conseqüências. Acredito firmemente que a melhor maneira de homenagear nossa terra e nosso povo é com o trabalho incansável em busca de políticas que resolvam de maneira definitiva o sofrimento social ao qual parte da população está submetida.

            Contudo, Sr. Presidente, hoje gostaria também de prestar homenagem uma das entidades de classe mais atuantes do nosso Estado, a Sociedade Médica de Sergipe - SOMESE, da qual eu tenho o prazer e a honra de participar.

            A SOMESE, nos moldes como a conhecemos, foi fundada em 27 de junho de 1937, portanto há 75 anos. Contudo, a primeira tentativa dos médicos sergipanos de se organizarem através de uma entidade associativa, data de 1910 e, além dos médicos congregava dentista e farmacêuticos, mas, infelizmente, após um ano de existência a Sociedade de Medicina de Sergipe, foi extinta.

            Após nove anos, em 1919, aconteceu uma segunda tentativa de organização médica, com a criação da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Sergipe, que teve como seu primeiro presidente o Dr. Francisco Fonseca. Até a construção do Hospital de Cirurgia, a entidade teve uma destacada atuação política, quando no seu comando estava o eminente cirurgião Augusto Leite, avô do ex-governador Albano Franco, Após esse espaço de tempo, a entidade passou por um período de declínio, sendo desativada.

            Atualmente, quando revisitamos a história da nossa Sociedade Médica de Sergipe, percebemos que a SOMESE, na sua evolução institucional, está na sua terceira fase. A primeira foi a Fase da intencionalidade, que perdurou até 1949, junto com os 13 anos de mandato do Dr. Augusto Leite. Com a chegada do Dr. Machado de Souza à presidência, inicia-se a segunda Fase - a da Concretização, que foi até 1971. A partir daí, até os dias de vivemos a Fase de Emancipação.

            Ao longo dos seus 75 anos, a SOMESE consolidou seu prestígio junto à comunidade sergipana. Entre os anos de 1993 e 1997, a entidade teve um grande salto de qualidade, com o trabalho renovador e revolucionário da vigésima sexta diretoria, sob o comando do Dr. Lúcio Antônio Prado Dias, criador do Departamento de Convênio, talvez a maior realização e conquista da categoria, com reflexos importantes na defesa do exercício da profissão.

            As diretorias seguintes promoveram expressiva ampliação da sede social e implementaram programas sociais, além consolidar parcerias para o desenvolvimento de ações de prevenção da violência doméstica, contra a mulher e contra a criança.

            A frente da SOMESE, no seu segundo mandato consecutivo, encontra-se o amigo e neurocirurgião Petrônio Gomes, que junto com toda a diretoria da entidade têm realizado um grande trabalho em prol da classe médica e da sociedade sergipana.

            Um exemplo a ser citado aqui, foi o apoio e o engajamento da entidade na campanha que coletou assinaturas em todo o Estado de Sergipe, pro construção do Hospital do Câncer. Outros feitos de grande importância para Sergipe são: o programa Caravana da Saúde e o apoio a campanhas de prevenção, como a da SOMESE e da Academia de Medicina que juntas participaram ativamente do Novembro Azul, de conscientização para o problema da diabetes. Além de atuar de maneira contundente e vigilante em relação aos interesses da categoria.

            Com uma trajetória de grandes serviços prestados ao nosso Estado, gostaria de homenagear a todos os que participaram construindo a história da entidade e de parabenizar a todos que participam da Sociedade Médica de Sergipe -SOMESE, por meio do seu presidente Dr. Petrônio Gomes, dizer da honra que tenho de participar desta associação e colocar-me, mais uma vez, à disposição para o que for preciso.

            Como nos disse Voltaire "Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males". E é justamente essa coletânea de mentes brilhantes da medicina sergipana que, ao longo do tempo tem construído a SOMESE tal qual ela é e que orgulha todo o povo sergipano.

            Para finalizar Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, gostaria deixar aqui, meu sentimento de pesar pelo falecimento do Cardeal Dom Eugênio Sales, que ao longo de toda sua vida religiosa viveu a serviço do social e discutia os mais diversos assuntos a partir do ponto da igreja Católica, sem jamais afrontar a ninguém, marcando presença nos mais importantes momentos do Brasil sem jamais se distanciar do Vaticano nas principais decisões.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/07/2012 - Página 35589