Discurso durante a 129ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações acerca da Educação no Brasil e no Estado do Acre.

Autor
Anibal Diniz (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Anibal Diniz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL, EDUCAÇÃO.:
  • Considerações acerca da Educação no Brasil e no Estado do Acre.
Publicação
Publicação no DSF de 12/07/2012 - Página 36165
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL, EDUCAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, ASSUNTO, DEBATE, COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, GREVE, CORPO DOCENTE, INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO, PROGRAMA DE GOVERNO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), SETOR, ELOGIO, ATUAÇÃO, MINISTRO, REGISTRO, MELHORIA, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA E TECNOLOGIA, ESTADO DO ACRE (AC), NECESSIDADE, MELHORAMENTO, EDUCAÇÃO, ESTADO, REFERENCIA, IMPORTANCIA, PROJETO, EXPECTATIVA, ORADOR, CRESCIMENTO, INSTITUIÇÃO FEDERAL, AUMENTO, ACESSIBILIDADE, ANALISE, DESENVOLVIMENTO, REGIÃO NORTE.

            O SR. ANIBAL DINIZ (Bloco/PT - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Exma. Sra. Senadora Marta Suplicy, Presidente desta sessão, Srs. Senadores, telespectadores da TV Senado, ouvintes da Rádio Senado, na reunião de ontem da Comissão de Educação nós tivemos a presença do Ministro Aloizio Mercadante, que teve um desempenho muito didático em relação a todos os assuntos que foram apresentados pelos Srs. Senadores componentes da comissão. 

            Entre os vários assuntos abordados, ele deu uma resposta bastante contundente a respeito de todo o processo, de como se dá a seleção dos livros didáticos adotados a cada ano no País. Falou de temos espinhosos como esta situação da greve dos professores nas universidades federais e também falou dos programas estratégicos do Governo Federal para a área de educação.

            Eu quero manifestar aqui meus cumprimentos ao Ministro Aloízio Mercadante, que, toda vez que é convidado à Comissão de Educação, se faz presente e sempre com muito conteúdo, com muito desenvolvimento pessoal e mostra como o Brasil está preocupado com a educação, com as novas tecnologias e - principalmente a área que ele está gerindo - como está antenada com as necessidades de crescimento do Brasil na área de educação e tecnologia.

            E gostaria também de fazer um registro dos importantes avanços conseguidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, o IFAC.

            Considero de muita importância citar o trabalho que esse instituto vem desenvolvendo porque ele é um instituto muito recente e já produziu muitos resultados. É fruto de uma opção que o Presidente Lula fez ao longo de seus oito anos de mandato, qual seja, elevar o número de escolas técnicas do Brasil: de pouco mais de 100, em praticamente 100 anos de história. Ele, em tão somente oito anos na Presidência, conseguiu elevar esse número para perto de 400 escolas técnicas.

            Então, se por um lado bem sabemos que a educação no Acre está ainda longe daquilo que nós entendemos como sendo o patamar ideal, nós temos a leitura de que nos últimos 13 anos foram conquistados muitos avanços. E esses avanços são simbolizados nos resultados obtidos em todos os exames nacionais. Especificamente em relação ao IFAC, com somente dois anos de existência no Estado do Acre, já tem produzido resultados excepcionais que valem a pena serem enumerados aqui.

            Tomando como base um relatório comparativo entre 2010 e 2012, a gente tem dados bastante interessantes, que valem a pena serem reforçados.

            São informações que nos revelam que a Educação no Acre avançou e que conta com perspectivas otimistas para um futuro próximo.

            O Instituto Federal de Educação Técnica, Ciência e Educação tecnológica no Acre (IFAC) integra a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica composta de 38 institutos e mais de 400 unidades organizadas no país, oferecendo ensino gratuito do médio ao pós-doutorado. A estrutura de ações está dividida em ensino, pesquisa e extensão.

            Os institutos federais ministram educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos.

            Também oferecem educação superior e cursos de formação iniciai e continuada de trabalhadores, com o objetivo de capacitar, aperfeiçoar e especializar profissionais em todos os níveis de escolaridade nas áreas da educação profissional e tecnológica. Realizam pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológics e estendendo seus benefícios à comunidade.

            Além disso, os institutos federais de educação desenvolvem atividades de extensão em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais.

            O foco é a produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos. É o estímulo a processos educativos que levem à geração de trabalho e renda.

            No Acre, em 2010, o IFAC iniciou suas atividades com cinco eixos tecnológicos: Ambiente, Saúde e Segurança; Recursos Naturais; Licenciatura; Gestão e Negócios e Informação e Comunicação.

            Em 2011 foi adicionado mais um novo eixo, o Apoio Escolar. Este ano, em 2012, tivemos mais um novo eixo, o de Controle e Processos Industriais. E para 2013 estão previstos mais dois novos eixos, Produção Alimentícia e Infraestrutura. Dessa forma, o IFAC contará com oito Eixos Tecnológicos a partir de 2013.

            Além desses dados tivemos, nos últimos dois anos, um crescente aumento do número de alunos no IFAC. Em 2010 eram 400 alunos, número que subiu para 1.700 já em 2011 e chega a 2.173 alunos em 2012.

            A perspectiva é de crescimento. A previsão para 2013 é de 3.515 alunos e, para 2014, sobe para 6.190 alunos. Veja que, num período de seis anos, o plano estratégico do Instituto Federal de Educação Científica e Tecnológica do Acre, vai ser de crescer: em 2010, eram 400 alunos e, em 2015, vamos chegar a 6.190 alunos.

            Esses resultados significam, na prática, um número cada vez maior de jovens e adultos que passam a ter oportunidades de acesso ao crescimento pessoal e a um futuro melhor.

            Por exemplo, temos um registro especial a fazer para a presença do IFAC numa das regionais de Rio Branco conhecida como Baixada do Sol, que é uma das mais importantes e populosas regionais da cidade de Rio Branco. A Baixada do Sol tem aproximadamente 80 mil pessoas, numa das localidades mais pobres da cidade de Rio Branco. E, lá, exatamente na Baixada do Sol, está instalado um dos núcleos do Instituto Federal de Educação Científica e Tecnológica.

            Eu gostaria de ressaltar que a população oriunda da zona rural e de outros Municípios que, de forma flutuante, acaba se estabelecendo temporariamente nessa região da Baixada do Sol, em Rio Branco, o que eleva a população dessa região a pelo menos 100 mil pessoas.

            O governo estadual, articulado com o Instituto Federal de Ensino, está fazendo justamente fazendo a mobilização desses segmentos para que mais e mais jovens tenham acesso a esse ensino tecnológico.

            A partir dessa ação do Instituto Federal no Acre, temos já vários núcleos organizados e já fazendo apresentação de trabalhos científicos. Já estiveram presentes no Rio Grande do Sul neste ano e, ainda neste ano, vão participar do fórum nacional que vai acontecer em Tocantins, na cidade de Palmas. A esperança é que consigamos ter de 50 a 100 alunos do IFAC participando desse evento, justamente para se fazer presente nessa exposição de experimentos científicos e tecnológicos desenvolvidos a partir dos institutos federais de ensino.

            Faço esse registro especial sobre o Instituto Federal de Educação do Acre, porque sei do esforço do Reitor, Marcelo Minghelli, dos pró-reitores, dos professores e de toda a equipe técnica que compõe o grupo responsável pela implantação do Instituto Federal...

(Interrupção do som.)

            O SR. ANIBAL DINIZ (Bloco/PT - AC. Fora do microfone.) - ... pelo Plano de Expansão Estou acompanhando esse trabalho desenvolvido pelo reitor Marcelo Minghelli, pelos pró-reitores, pelos professores da rede do IFAC e também pelos alunos, que têm crescido a cada ano em número e também em qualidade dos trabalhos.

            Já existe um coral que tem se apresentado em Xapuri e em vários encontros nacionais e que tem chamado a atenção, justamente por essa preocupação da formação tecnológica baseada no potencial de cada uma das regiões do Estado.

            Então, quando há uma preocupação com floresta, está lá o núcleo de Xapuri. E, da mesma forma, nas outras regionais do Estado está-se buscando fazer a associação, a adequação da vocação natural de cada uma das regiões com a formação desses jovens, para que eles possam se inserir no mercado de trabalho e fundamentalmente contribuir com o desenvolvimento do Estado do Acre.

            Um dia depois da presença do Ministro Mercadante aqui no Senado Federal, na Comissão de Educação, eu faço esse reconhecimento ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, que tem realizado um grande trabalho em benefício dos jovens, principalmente com mais inserção e mais inclusão social desses jovens no mercado de trabalho.

            Era o que eu tinha a dizer, Sra. Presidente.

            Muito obrigado pela oportunidade.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/07/2012 - Página 36165