Discurso durante a 129ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anúncio da aprovação de requerimento para oitiva, na CAE, da Srª Graça Foster, Presidente da Petrobrás.

Autor
Ricardo Ferraço (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Ricardo de Rezende Ferraço
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ECONOMIA NACIONAL, POLITICA ENERGETICA.:
  • Anúncio da aprovação de requerimento para oitiva, na CAE, da Srª Graça Foster, Presidente da Petrobrás.
Publicação
Publicação no DSF de 12/07/2012 - Página 36550
Assunto
Outros > ECONOMIA NACIONAL, POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • ANUNCIO, APROVAÇÃO, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, REQUERIMENTO, OBJETIVO, INQUIRIÇÃO, PRESIDENTE, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), ASSUNTO, PLANO, EMPRESA, ELOGIO, ATUAÇÃO, GESTÃO, NECESSIDADE, DISCUSSÃO, DESTINO, RECURSOS, CARENCIA, PRODUÇÃO, COMBUSTIVEL ALTERNATIVO.

            O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco/PMDB - ES. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente.

            Agradeço a permanente gentileza do meu Presidente, do nosso Presidente, Senador Valdir Raupp.

            Mas é apenas para uma comunicação inadiável dentro desse que considero um dos debates mais importantes que esta Casa pode fazer, que é a aprovação, na Comissão de Assuntos Econômicos, de requerimento para que a Dra. Graça Foster possa ser ouvida sobre o novo Plano de Negócios da Petrobras, requerimento que, sem dúvida, é muito importante, porque traz ao debate, no Senado da República, uma das mais importantes companhias do País, a Petrobras, diante, inclusive, da urgência de uma gestão mais profissional.

            Tudo indica que os novos rumos impostos à Petrobras por sua Presidente, pela nossa Presidente Graça Foster, podem servir como um bom exemplo e uma boa referência. Aliás, já vem se tornando comum a expressão "uma nova Petrobras".

            Analistas e especialistas têm sido praticamente unânimes: a nova gestão está encarando de frente os problemas da empresa, trabalhando de forma mais cuidadosa e realista as metas estratégicas e as projeções de investimento e produção, antes infladas artificialmente.

            Vamos considerar, Sras. e Srs. Senadores, que foi preciso uma boa dose de coragem para frear os investimentos e ajustar as metas de produção no Plano de Negócios 2012-2016. Em vez de 3,5 milhões de barris/dia, como previsto no plano anterior, a meta agora é produzir 2,5 milhões de barris/dia, o que assegura, a meu juízo, à nova Presidente, a Dra. Graça Foster, uma reputação extraordinária, porque está lidando com a verdade, com a realidade. Isso é muito importante em qualquer tipo de relação, muito mais numa companhia de dimensão global, como é a nossa Petrobras.

            Há tempos a Petrobras vem amargando uma queda considerável de fluxo de caixa, lucratividade e valor de mercado - as ações da empresa têm sido negociadas em Bolsa por 70% do seu valor patrimonial.

            A direção da empresa não brigou com a realidade nem tentou contorná-la com números ilusórios. Pelo contrário, agiu com frieza, agiu com profissionalismo.

            O foco dos US$236,5 bilhões de investimentos até 2016 passa a ser exploração e produção. Ou seja, a prioridade da companhia passa a ser produção e exploração.

            De qualquer forma, é preciso conhecer em detalhes como e onde vão ser aplicados os recursos da empresa. É preciso inclusive discutir, também, a redução dos investimentos em biocombustíveis - um passo, a meu juízo, atrás, num momento em que o mundo discute a importância da energia verde, ou seja, energia sustentável.

            Destaco, ainda, outro ponto positivo do novo Plano de Negócios da Petrobras: a inclusão de um Programa de Otimização de Custos para redução de gastos.

            Insisto, mais do que bem-vinda, é urgente a adoção de uma gestão profissional em toda a Administração Pública, e aí a Dra. Graça Foster é, de fato, uma grande referencia. Só com uma gestão profissional, planejamento estratégico e metas claras de desempenho será possível acabar ou pelo menos reduzir a burocracia, o desperdício e tantas irregularidades que insistem em fazer escoar pelo ralo o dinheiro dos contribuintes brasileiros.

            Pois bem, virá a Dra. Graça Foster, que acaba de fazer um road show, foi aos Estados Unidos e à Inglaterra. Chegou a vez de o Senado Federal, por meio da Comissão de Assuntos Econômicos, da Comissão de Infraestrutura, fazer um debate aprofundado e detalhado a respeito dessa nova conjuntura da Petrobras, por tudo o que ela representa para o País e por tudo o que ela representa para os Estados federados, inclusive o meu Estado, o Espírito Santo, o segundo maior produtor de petróleo e gás do Brasil, que vem recebendo, por parte da Petrobras, importantes investimentos. É, naturalmente, fundamental que possamos saber, que possamos ter a projeção desses investimentos, mas com nossos dois pés muito bem fincados e muito bem assentados em torno da nossa realidade.

            Muito obrigado, Presidente, Senador Sérgio Souza. Muito obrigado às Sras. e aos Srs. Senadores. 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/07/2012 - Página 36550