Discurso durante a 129ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da realização em Caracas, Venezuela, do XVIII Encontro do Foro de São Paulo.

Autor
Ângela Portela (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Ângela Maria Gomes Portela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA, POLITICA SOCIAL, DIREITOS HUMANOS.:
  • Registro da realização em Caracas, Venezuela, do XVIII Encontro do Foro de São Paulo.
Publicação
Publicação no DSF de 12/07/2012 - Página 36575
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA, POLITICA SOCIAL, DIREITOS HUMANOS.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, ENCONTRO, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, DISCUSSÃO, SITUAÇÃO, POLITICA, CONTINENTE, AMERICA DO SUL, ENFASE, PARTICIPAÇÃO, MEMBROS, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), REFERENCIA, ASSUNTO, DEBATE, POLITICA EXTERNA, INDUSTRIALIZAÇÃO, COMBATE, DESIGUALDADE SOCIAL, AVALIAÇÃO, GOVERNO, REGIÃO, COMENTARIO, REUNIÃO, FEMINISMO, ELOGIO, SENADOR, ANA RITA, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), ANUNCIO, ATUAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, VIOLENCIA, VITIMA, MULHER.
  • REGISTRO, IMPORTANCIA, RELAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, MOTIVO, CENTRO SOCIAL, ASSISTENCIA, MULHER, MIGRANTE, LOCAL, FRONTEIRA, BRASIL, PAIS, GOVERNO ESTRANGEIRO, RELEVANCIA, PROJETO, MANUTENÇÃO, DEMOCRACIA.

            A SRA. ANGELA PORTELA (Bloco/PT - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sras. e Srs. Senadores, profissionais de imprensa.

            O Foro de São Paulo, organismo internacional que desde 1990 reúne partidos e organizações políticas de esquerda e progressistas, para refletir sobre a realidade dos países do continente, promoveu nos dias 4, 5 e 6 de julho do corrente, em Caracas, na Venezuela, o seu XVIII Encontro do Foro de São Paulo.

            Tendo como tema central “As Alternativas dos Movimentos de Esquerda frente às Crises do Capitalismo”, o evento, de caráter internacional, contou com a participação de cerca de 600 pessoas que representavam 84 partidos de esquerda da região e de outros continentes como Europa, África, Ásia e Oriente Médio.

            Integrante da comitiva organizada pela Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores, constituída de dirigentes nacionais, militantes e parlamentares, quero destacar alguns fatos relevantes desse encontro.

            Sras. e Srs. senadores, o XVIII Encontro tratou de temas abrangentes como a paz no mundo, a soberania nacional no século XXI e a descolonização, com destaque para os casos das Malvinas, Porto Rico, Aruba, Martinica, Guadalupe e Guiana Francesa, entre outros.

            Os governos progressistas e da esquerda foram os principais assuntos tratados no encontro, a partir das crises que o mundo capitalista enfrenta hoje e o neoliberalismo. No contexto econômico do continente, os presentes debateram, entre outros assuntos, o setor primário exportador e os desafios da industrialização.

            Diante deste cenário, os presentes se preocuparam em apresentar alternativas que estão a ser construídas no mundo contra o sistema econômico de exclusão social e desigualdades regionais, econômicas e culturais.

            Coube, ainda, aos dirigentes políticos e administrativos e parlamentares alinhados à esquerda na região destacar temas de maior grandeza e complexidade como democratização da informação e da comunicação, poder judiciário, processos eleitorais, educação, segurança, narcotráfico, migrações, meio ambiente, mudanças climáticas, movimentos sindicais e sociais, poder popular e integração latino-americana e do Caribe.

            Os participantes avaliaram os feitos dos governos de esquerda na região e apontaram metas para o futuro, partindo da intensificação de políticas públicas voltadas ao bem-estar e à inclusão social dos povos do continente.

            Participei, junto com minha companheira de partido e colega de parlamento, a senadora Ana Rita, do encontro setorial de mulheres, realizado dentro do evento, e que considerei muito importante.

            O 1º Encontro das Mulheres da América Latina foi aberto pela ministra da Mulher do Poder Popular da Venezuela, Nancy Pérez, que destacou a importância da luta das mulheres contra o sistema capitalista na América Latina.

            Na opinião de Nancy Pérez, a mulher é a força vital para uma ação transformadora no mundo: além, de competente, é organizada, disciplinada e sempre preocupada em encontrar soluções aos problemas que enfrenta.

            A fala da ministra do país vizinho foi reforçada com o relato de Ana Rita, acerca de nossa atuação neste parlamento, na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito de Combate à Violência contra a Mulher, e que tem se empenhado em trazer à luz do debate, o problema a violência doméstica e sexual, que nossa sociedade ainda enfrenta e que exige a atenção de todos nós.

            Senhoras e senhores, a Venezuela, como sabem, faz fronteira com meu Estado, Roraima. Nós temos relações comerciais e educacionais com este país, que acaba de ingressar no Mercosul. Temos, também, muitos convênios com o governo venezuelano. Um destes convênios, e que beneficia diretamente a mulher, é o Centro Binacional de Assistência a Mulheres Migrantes na Fronteira Brasil - Venezuela.

            Instalado no município de Pacaraima, em Roraima, o Centro Binacional faz parte de um acordo bilateral, firmado em abril de 2010, pelo ex-presidente do Brasil, Lula e o presidente Hugo Chávez. Sua função social é prestar atendimento a mulheres que residem ou trabalham na região de fronteira e que vivem situação de violência sexual, doméstica e de gênero. A esta parcela da sociedade, o Centro Binacional oferece serviços de acolhimento e acompanhamento psicológico, jurídico e assistencial.

            Penso que é assim, definindo a forma como os estados nacionais tratam suas mulheres, e, partir daí, implantando políticas públicas que contemplem suas demandas e ofertem a todas elas oportunidades de ação e poder de decisão, que poderemos, quiçá, construir a democracia e a justiça social que tanto desejamos.

            Registrar que ainda existem sonhos, ideologias e coragens, era o que tinha a fazer hoje, nesta tribuna.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/07/2012 - Página 36575